Está na hora

26.8.20

Faz hoje precisamente uma semana que levei um dos maiores abanões que uma mãe pode ter. O Tomás ia ser operado.

Ninguém prepara uma mãe para isto e muito menos a horas de uma operação. Por um lado não deu para pensar sobre o assunto mas por outro sentimo-nos engolidas por um buraco sem fim.

Foi ir e confiar que aquela operação seria o melhor para ele.

Desde Janeiro que sabíamos que esta operação ia acontecer, só estávamos à espera da data, mas entretanto veio o COVID o que atrasou ainda mais o processo. Eu como não gosto de pensar no futuro, porque o acho sempre incerto, não pensava ou fazia para não pensar no assunto. Achava eu que quando o telefone tocasse com uma data tinha tempo para pensar e chorar.

Estava longe de pensar que a data chegaria mas a horas da operação. Operação essa de peito aberto, com todos os riscos que isso implica.

Entrei neste hospital sozinha, de mãos dadas com ele, perdida em pensamentos e ainda meio bloqueada com tudo o que nos estava a acontecer. Já o Tomás estava super feliz. Tão feliz que assim que chegou meteu a cabeça de baixo de uma cama e ficou preso. Por momentos ainda pensei que a operação ao coração daria lugar à cabeça.

O Tomás em Setembro de 2015 fez um cateterismo para fechar a Comunicação Inter-auricular (CIA) e embora tenha corrido bem passado cinco anos percebeu-se que não foi o suficiente para que fechasse da forma correcta, daí ter-se que operar porque esta abertura fazia com que a válvula mandasse o sangue para trás e assim o coração entrava em esforço. (não vos sei explicar de uma forma mais técnica, desculpem mas a anatomia nunca foi o meu forte).

Nesse momento abriu-se um buraco obscuro sobre nós porque saber que o nosso filho tem de ser operado ao seu orgão vital corrói-nos as veias.

Nunca houveram sintomas, o T sempre teve uma vida muito ativa e em momento algum sentimos que se cansava.

Agora, o pior já passou, e já podemos respirar de alívio. Foram dias incertos e muito duros. Sonhei vezes sem conta com ele a brincar com os irmãos e na nossa mesa a comer o seu prato favorito: massa. Acho que foi essa a minha maior motivação para aguentar o barco.

A saturação do Tomás não está a 100% (ainda) mas a seu tempo ficará. Vamos começar a ginástica respiratória que ajudará tudo a ir ao sítio.

Neste momento tudo o que se possa fazer no hospital não será mais importante que ele voltar para a sua casa, junto da sua família.

Emocionalmente o Tomás está muito desgastado, foram muitos procedimentos invasivos que o fizeram deitar lágrimas sem fim, foi a ausência das pessoas que mais gosta e uma cicatriz que o abateu muito.

Está na hora de sair para que ele possa vencer esta grande batalha que enfrentou nesta guerra que não devia ser para crianças.

Precisa de curar a alma, restabelecer energias, respirar ar puro e estar dentro da sua bolha de amor. É apenas isto que ele precisa agora. Como mãe sinto que já foi tudo aqui feito e já não existem medicamentos que o possam meter bom. Existem fórmulas de cura que estão para além de frascos de medicamentos.

Foi um caminho duro, feito a dois. Onde nos amparámos um ao outro e onde vivemos uma história bonita de amor.

Mas já chega! Está na hora de nos reencontrarmos na nossa família.

Ontem o Tomás dormiu agarrado a mim, com medo que me ausentasse e isso é um sinal que ele precisa de voltar a dormir no seu ninho para se sentir seguro.

Está na hora voltar, não hoje, mas amanhã. (Assim esperamos).

Uma vez mais agradecemos toda a vossa força e que nos ajudou a manter-nos fortes ❤️










7 comentários:

  1. E está tudo dito.
    Desejo um regresso cheio de fé, esperança e sobretudo muita paz para o coração e alma do teu menino. O Tomás é uma força da Natureza porque nasceu de ti. Todos juntos irão triunfar e muitas mais alegrias irás partilhar do Tomás.
    Hoje já está, que venha esse amanhã cheio de amor. 💋💋

    ResponderEliminar
  2. Há gente com uma força gigante. Muita forca. Vai ficar tudo bem ❤️

    ResponderEliminar
  3. Há gente com uma força gigante. Muita forca. Vai ficar tudo bem ❤️

    ResponderEliminar
  4. Querida Andreia, fiquei com um aperto no coração ao ler este post.
    O Tomás é um Guerreiro e sem saber teve força para ele e para ti.
    Agora é chegado o momento de curar com os miminhos de casa, espero que seja já amanhã.
    Obrigada por teres partilhado também esta fase da vossa vida, fiquei angustiada com a notícia da cirurgia, fico mais descansada com a foto que ilustra tão bem o Tomás, e o seu sorriso contagiante.
    Um grande beijinho a toda a família e um especial ao Tomás

    ResponderEliminar
  5. O Tomás é um pequeno guerreiro !!
    Desejo rápidas melhoras, acredito que no seio dessa maravilhosa família a recuperação seja rápida .
    Deixo vos um xi ❤️

    ResponderEliminar
  6. Com amor td se supera! Grande Tomás e grande família! Um bjinhu grande 🌸

    ResponderEliminar