Estimular a brincar

9.10.19
Acredito que se não fosse mãe do T, não sabia metade sobre estimulação precoce ou desenvolvimento infantil. E isso não me fazia menos mãe por isso. A questão é que se fala de tudo na maternidade, dos cuidados a ter com a roupa, das massagens anti cólicas, da preparação do banho entre muitos outros assuntos. Mas o mais importante esquece-se, o desenvolvimento da criança.

É sabido que a vida obrigou-me a saber mais sobre algo que até então desconhecia.

Hoje sei que sou uma mãe muito mais atenta, preocupada e que olha para os brinquedos com outros olhos. Com os olhos de quem tenta perceber o seu verdadeiro objetivo e em que é que este pode ajudar a potenciar o desenvolvimento.

Há cinco anos havia muito pouca informação e poucos brinquedos adequados às crianças/bebés com necessidades especiais. Simplesmente não havia! Era preciso dar largas à imaginação e criar os próprios brinquedos, longe dos tradicionais e com objetivos muito específicos.

Felizmente que os tempos mudaram e hoje em dia a sociedade está mais atenta a este tipo de brinquedos e o melhor de tudo é que a maioria são marcas Portuguesas!!

Exemplo disso é a LuMa que criou um conjunto de brinquedos sensoriais que visa estimular e desenvolver os cinco sentidos do bebé (visão, cheiro, toque, paladar e audição).






As almofadinhas sensoriais estimulam os quatro sentidos: Visão, pelas diferentes cores apresentadas; o cheiro pelas sementes de alfazema; o toque pelo tipo de tecido e recheio e consequentemente a audição pois cada almofada produz um som diferente.


O elefante desenvolve o toque e a audição pois faz barulho sempre que lhe mexemos. Outra coisa muito importante é que é ótimo para estimular o agarrar.

A roca estimula o paladar pois o material utilizado é próprio para o bebé meter na boca, a audição porque sempre que se mexe emite um som e por fim o toque pela textura de madeira e de borracha.


Este conjunto de fitas tem o nome de pipa de mão Waldorf. É um brinquedo simples com diferentes cores e texturas.
Excelente para desenvolver a coordenação motora, a visão e a criatividade.
Dos 3 meses aos 6 anos. Tanto é ideal para pendurar no ginásio pois oferece uma incrível experiência sensorial ao bebé, como para as crianças mais velhas pois podem correr com a pipa ao vento e observarem as cores e movimentos.

Recomendo vivamente estes brinquedos. São muito mais baratos que os "tradicionais" e ensinam tão mais.




Sem comentários:

Enviar um comentário