A nossa alimentação

12.3.19
Confesso que pertencemos às "famílias básicas" no que respeita à alimentação.

No dia a dia não pode faltar sopa e como segundo prato vamos variando entre peixe ou carne.

Desde sempre que habituei o T e o FM a comerem sopa, o que é certo é que adoram! Gostam tanto que quando não há são os primeiros a questionar pela falta.

A sopa tem sempre como base a curgete e das raras vezes que ponho batata opto pela doce.

Na refeição principal só entram carnes brancas ou peixe do mar acompanhado com hidratos simples, tais como batata doce, couscous, arroz ou massa. Sendo que o eleito dos meus filhos é a massa. Por eles comiam sempre massa.

Não fosse a massinha de peixe o prato preferido deles.

Infelizmente não sou muito criativa na cozinha, não nasci com esse dom, daí na maioria das vezes recorrer a livros de culinária.

Ultimamente tenho feito muitas receitas do livro Papinhas da Xica e gosto muito pela praticidade de receitas que lá encontro.

Não sou adepta de modas na alimentação mas sinto que hoje não existe maior moda que esta, são as farinhas de aveia, de alfarroba, os biológicos, as massas de grão. Muitos ingredientes desconheço por completo e confesso que o celeiro para mim consegue ser um quebra cabeças porque nunca sei como usar aqueles pós ditos mágicos, farinhas e afins.

Talvez um dia vá fazer um workshop e me dedique a aprender mais sobre esta alimentação alternativa que está tanto em voga até lá vou continuar a primar por uma alimentação simples mas saudável.

Não duvido que façam bem mas a alimentação é daquelas coisas que temos de nos identificar e tem de vir de dentro e até à data considero-me feliz e de saúde com a comida  que se encontra nos supermercados e mercados.

Há coisas que adapto com frequência (mas nem sempre), por exemplo as natas normais pelas natas de soja, o leite de vaca por aveia ou amêndoa, as bolachas doces pelas bolachas de arroz.

Tanto compro papas (sem açucares adicionados) como as faço em casa. 

Evito ao máximo enlatados, à excepção do atum e alimentos processados.

De resto é uma alimentação super normal: legumes, fruta, saladas, peixe, carne branca, iogurtes, leite, queijos e pouco mais.

Em casa não existem sumos, bolachas e tudo o que acho que não é nutritivo e que contribui para as gordurinhas localizadas. Quando as queremos comemos fora de casa e assim vou evitando algumas vontades não saudáveis.

Contudo não sou fundamentalista, há dias onde entram em casa gomas, pizzas, carne vermelha e bolos. É tudo uma questão de bom senso.



2 comentários:

  1. Concordo plenamente Andreia! Cá por casa também não somos adeptas de modas alimentares...farinhas de aveia, de arroz, stevia e afins, tudo sem glúten ou sem lactose!
    Se não há restrições médicas alimentares devemos comer uma alimentação diversificada!
    Cá em casa raramente, muito raramente, entram gomas mas bolachas não as consigo evitar! Quando as miúdas chegam da escola esfomeadas, tanto atacam o cesto das frutas como vão ao armário das bolachas (geralmente bolachas Maria ou crackers de água e sal (sem sal no cimo)...evito bolachas com chocolate ou demasiado doces!
    Por vezes ao fim semana faz-se um bolo de chocolate ou um bolo de iogurte caseiros, cortando imenso no açúcar e sumos de fruta naturais!

    ResponderEliminar