A dificuldade em Educar

27.3.19
O maior desafio em ser mãe é o educar. Não é fácil e é feito de incertezas...

É assim que me sinto todos os dias com certezas e incertezas ao mesmo tempo. E à medida que vamos tendo mais filhos o grau de dificuldade vai aumentando porque embora passemos os mesmos valores cada filho é um filho e automaticamente as necessidades e comportamentos são diferentes.

As crianças são desafiadoras natas e estão sempre a testar os seus e os nossos limites. É esta uma das principais questões da maternidade.

Considero-me uma mãe flexível, que educa na base do amor, colo e mimo mas para mim o maior desafio é o "Não".

Não sou muito de explicações porque acredito que eles não entendem (quando ainda são muito pequeninos) pois na maioria apenas querem coisas porque sim.

Mas ver aqueles olhos a receber o não custa-me muito. Insistem, esperneiam muitas vezes e até já se atiram para o chão. Eu deixo, tento falar com uma voz calma para que eles sigam o exemplo e não entremos todos em curto circuito. E o que é certo é que se a birra não for valorizada eles acabam por esquecer.

Pelo menos aqui em casa tem resultado dessa forma.

Mas há dias em que essa calma (nossa) tão importante de ser preservada falta, ou porque o dia não nos correu tão bem ou simplesmente porque nos falta a paciência. E acabamos por gritar, por abrir guerras desnecessárias que nos tiram do sério.

Acredito que a tarefa mais difícil de sermos pais, não seja o controlar o comportamento dos nossos filhos, mas sim. controlar o nosso próprio.

É devastador para uma mãe quando sentimos que perdemos o controlo da situação, muitas vezes choram eles e choramos nós porque não queríamos ter gritado ou dado aquela palmada no rabo de fralda por mais insignificante que seja.

Não vejo nos castigos a salvação do problema porque não os considero muito eficazes e se os tivermos que deixá-los a refletir um pouco que não seja superior à sua idade em termos de minutos e nunca no quarto para que não associem o quarto a uma experiência negativa.

Para falar com eles sempre olhos nos olhos, nem que para isso tenha de me ajoelhar mas é importante que descemos ao seu tamanho e não criar aquela visão de autoritarismo.

É importante construirmos em conjunto com os nossos filhos uma relação de transparência, de compreensão, de amizade e de muito amor mesmo que para isso seja preciso muitas vezes repreender e dizer não.

O peso da educação é grande e sabemos que tudo o que fizermos de bom e de mau vai-se refletir no futuro dos nossos filhos por isso cabe a nós tentar moldar-nos, respirar fundo vezes sem fim, contornar as situações com brincadeiras e ouvir o nosso coração. Sem medos de errar porque afinal apenas somos humanos.






2 comentários:

  1. Tenho sentido que à medida que a idade avança mais difícil se torna elas aceitarem um não...e já sabem questionar porque razão é não mas depois não toleram as tuas explicações! Os castigos não têm funcionado, apenas aqueles em que lhes retiro algo que estariam à espero e que queriam mesmo, mas ainda assim é sol de pouca dura!
    Há momentos em que me sinto impotente e cedo à pressão das birras...fico imensamente triste comigo mesma quando ao fim de um dia de trabalho, parece que as 3 se unem para me tornar o dia ainda mais complicado :) e grito com elas!
    Educar é sem dúvida difícil...acho que elas próprias têm consciência porque já tiveram conversas em que diziam que quando fossem crescidas ou não quereriam ter filhos ou só quereriam ter um, porque os filhos dão muito trabalho ;)!

    ResponderEliminar