A escuridão da Trissomia 21

17.1.19
Centrimagem Estúdio 

Foi uma fotografia tirada ao acaso enquanto me despia para a fotografia da barriga mas quando olhei para ela veio-me à cabeça a escuridão que envolve a Trissomia 21.

Uma fotografia que mostra de uma forma metafórica um caminho que começa por ser escuro mas que se transforma numa luz e alegria imensa.

É basicamente isso que cada mãe e pai sente ao receber a notícia que o seu filho tem Trissomia 21.

É um buraco escuro, onde nos falta a respiração de mergulhar tão fundo, onde nos sentimos tantas vezes sozinhos em busca de informações que são tão escassas (ainda) nos tempos de hoje.

É quase como um reencontro com o nosso verdadeiro eu, onde metemos tudo em causa e onde tantas vezes duvidamos de nós próprias.

Mas independentemente do buraco ser escuro e nos sentirmos perdidas temos nos braços o nosso filho, aquele em que depositamos sonhos e a nossa vida.

E é nesse caminho escuro que nos seguramos mutuamente, e juntos desbravamos esse caminho, passamos por pedras e pedregulhos como se fossem plumas e ao longe começamos a ver uma luz, luz essa que nos guia para um caminho imprevisível mas que nos transmite segurança.

E assim que chegamos a essa luz não a largamos mais, percebemos que perdemos muito tempo da nossa vida a chorar por algo que tem tanto de bom como de menos bom.
Percebemos que a vida é muito mais saborosa com pimenta e aprendemos a saborea-la.

E é essa mesma luz que continua a guiar-nos e chamar por nós e ao longe começamos a ver o nosso filho a desenvolver não com a mesma facilidade que uma criança dita "normal" mas desenvolver e isso é o mais importante.

O nosso filho começa a ganhar luz naquele buraco negro e percebemos que são crianças especiais não pelo cromossoma a mais mas pelo brilho que têm no olhar, pela força que nos transmitem e por um amor que chega a doer de tão forte que é.

É desta forma que vejo o meu filho, como um verdadeiro campeão, daqueles que luta muito para alcançar as pequenas vitórias da vida. É ele o meu herói e hoje posso afirmar que por detrás desta escuridão toda existe uma luz que nos irradia a vida de felicidade!

Centrimagem Estúdio 







10 comentários:

  1. Lindo, lindo, lindo...emocionei-me bastante a ler! Obrigada Andreia pela força diária que nos transmites! Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  2. É assim que tem de pensar, e ter a certeza que vai conseguir fazer do T, uma criança igual às outras.Bjnhs

    ResponderEliminar
  3. É assim que tem de pensar, e ter a certeza que vai conseguir fazer do T, uma criança igual às outras.Bjnhs

    ResponderEliminar
  4. E se não for igual aos "normais"vai ser sempre perfeito no seu coração. Até os túneis mais escuros podem ser iluminados.

    ResponderEliminar
  5. E tenho a certeza absoluta que se lhe dessem a escolher era esse garoto mais fofinho que escolheria :') a Andreia é uma inspiração.

    ResponderEliminar