Coração Bom

30.9.20

 42 Dias depois do maior desafio da nossa vida.

Voltámos ao hospital onde o Tomás foi operado.

Voltámos para duas consultas importantes, eu confiante que tudo estaria bem e que ele podia começar a fazer a sua vida normal sem qualquer limitação e ele feliz por ir para junto dos seus "doutores" como chama.

Depois de umas boas horas de espera, fomos atendidos. Ecografia feita, observação na cicatriz, verificação do plano de medicação e ambos os médicos foram unânimes, o Tomás teve uma recuperação fantástica.

Está forte e com o seu coração bom!

Vai voltar a poder fazer exercício físico e vai reduzir a toma de medicação.

Saímos felizes e vitoriosos desta batalha que se atravessou no nosso caminho.

Voltamos em Janeiro para vigiar.

Obrigada a toda equipa que nos acompanhou e que lutou pelo bem estar do seu coração, hoje, são os responsáveis pela nossa felicidade.



 

Atrás das grades

28.9.20

Um ano letivo que começou a medo. Uma escola pública e um novo mundo por descobrir.

Tenho a sorte do Tomás ser das pessoas que conheço que mais aceita a mudança com tranquilidade. No seu primeiro dia, pouco dormiu e até dores de barriga teve, mas mesmo assim não perdeu o seu sorriso. 

Como todos os outros foi de lancheira na mão, sem qualquer referência, para dentro de uma escola que nunca lhe tinha visto as paredes.

Não sei o que é ser pequenino e ver-se de repente sem o aconchego dos pais, ver máscaras e desinfetante "ao molhos", não ver sorrisos mas olhares e não poder ter nenhum abraço para aconchegar.

Mas sei o que é ficar do lado das grandes a ver  a sua audácia em ir, de peito aberto e sem medos.

E se por um lado o seu sorriso em ir e voltar tranquiliza-me, a falta do contacto com a professora ainda me inquieta.

Tem sido o mais difícil para mim de gerir. Quando o vou buscar, sinto falta de saber mais, de ir um pouco mais além do que ele me conta. 

Sinto falta de ver as paredes da escola decoradas de desenhos, de sentir o cheiro da sala onde passa grande parte do seu tempo e de trocar olhares e palavras com a professora.

Tenho criado uma relação à distância por mail e temo estar a concorrer ao lugar da "mãe mais chata" do ano mas tenho necessidade de saber como estão as coisas a correr.

É um ano diferente, de uma grande exigência emocional para todos. É preciso confiar! Segurar a nossa ansiedade e deixa-los voar.

Eles precisam de sentir a tranquilidade nas nossas palavras e nós precisamos de os ver a serem simplesmente crianças.

E se antigamente, era só mais um dia. Agora cada dia é uma vitória de superação para todos.

E vocês, como têm gerido estes dias atrás das grades?






Mood Board do novo quarto

25.9.20

Já estou nos últimos preparativos para o novo quarto.

Eles estão super entusiasmados e eu ansiosa por ver finalmente a minha ideia concretizada.

O mais difícil em todo o processo foi escolher as cores, porque queria um quarto em que ambos se identificassem e por isso não podia predominar uma única cor.

No entanto por ser menina não quis excluir por completo o rosa e optei pelo rosa velho a contrastar com o cinza e verde.

Os móveis vão ser entre o branco e o pinho.

Por ter um quarto de brincar, optei que este fosse um quarto em que encontrassem tranquilidade, sem brinquedos, só com alguns livros.

Vai ter a presença de um papel de parede, que marcará bastante o quarto por isso optei por cores suaves e sem padrões fortes.

Ansiosa por vos mostrar toda esta mudança 😉

Tecidos: Nomalism Puxadores: Zara Home Carrinho de bonecas: Vertbaudet Pratelieras: Vertbaudet


20+1 Conselhos das crianças para os pais

24.9.20

"Papás, peço-vos que baixem um bocadinho o som da televisão ou que a desliguem mesmo. Aquilo que lá ouvem deixa-vos muito sérios e tristes. Não consigo perceber bem porquê e isso deixa-me um bocadinho preocupado. 

Eu e os outros meninos já voltámos à escolinha e vocês já não estão sempre comigo.

Há muitas coisas que estão diferentes e há muitas regras novas. Gostava de conseguir ver a cara da minha professora mas ela diz que tem de estar mascarada porque o carnaval chegou mais cedo. É muito engraçada ela.

Vocês andam com uma cara muito preocupada e ultimamente só falam do que se passa na escola.

Quero dizer-vos algumas coisas que são muito importantes para muitos papás como vocês e para crianças como eu. Perninhas à chinês e cabelos para trás das orelhas para me ouvirem bem:"

A escola

1. Já vos ouvi dizer que estão com medo que eu vá para a escola – É na escola que eu posso aprender, brincar, aprender a resolver os problemas, sentir que sou capaz, fazer amigos e descobrir que existem pessoas diferentes de mim – Façam-me sentir-me seguro naquele lugar, dizendo bem da escola à minha frente, lembrando-me das coisas boas que acontecem e que aprendo durante o dia;

2. Ajudem a minha professora a conhecer-me melhor, dando-lhe informações sobre as minhas características, interesses, dificuldades e quando tiverem alguma dúvida sobre mim ou sobre a escola perguntem-lhe;

3. Conversem comigo sobre as novas regras da escola e dos espaços públicos para que eu me possa sentir livre em segurança;

4. Tenho medo que se esqueçam de mim na escola, tranquilizem-me dizendo-me todos os dias a pessoa que me irá buscar à escola e em que momento do dia (a antecipação ajuda-me a sentir-me mais seguro);

5. Estive muito tempo sem vir à escola, já me esqueci de algumas coisas que sabia – Dêem-me tempo e ensinem-me novamente sem me fazerem sentir culpado por já não me lembrar;

6. Coloquem todos os dias na minha mochila muitos miminhos, palavras boas, sorrisos, tranquilidade, orgulho e confiança em mim!

7. Quais são as vossas intenções para mim este ano? Escolham com carinho e lembrem-se que eu tenho o meu tempo e o meu ritmo, não me comparem com os outros meninos.

Em casa

8. Nos últimos tempos, estivemos sempre juntos, tive mais a vossa atenção e brincamos muito, continuem a ter um tempinho no vosso dia para brincarmos e fazermos coisas em conjunto;

9. Para me sentir bem e poder viver o dia da melhor forma, preciso de uma rotina certa, principalmente nas horas de descanso. Preparem a minha mochila e roupa no dia anterior e acordem-me com carinho para que as manhãs sejam mais calmas;

10. Definam bem as regras (justas) e exijam-me que as cumpra: Digam-me claramente o que esperam de mim, o que é bom e o que não é bom para mim o que posso e o que não posso fazer – as regras têm de ser claras e coerentes para que as possa compreender e integrar e não tenham medo de me dizer que não – o mundo não será sempre da forma como eu gostaria que fosse;

11. Sejam o meu exemplo – aprendo por observação e por imitação e irei repetir aquilo que aprender com vocês;

12. Escutem com atenção o que eu vos digo – por palavras, por silêncios ou através do que eu faço – Pergunte-me como me sinto, o que gosto e não gosto – a minha opinião tem importância;

13. Conheçam as minhas características e as minhas necessidades para compreenderem melhor o meu comportamento - quando não me sentir compreendido por vocês vou fazer muitas birras;

14. Estejam atentos aos meus sinais - por vezes sinto-me estranho, impaciente, com dores de barriga e de cabeça, talvez tenha medo ou esteja preocupado - estejam atentos ao meu sono, alimentação, controlo dos esfíncteres, alterações de comportamento, comportamentos obsessivos, tiques, desinteresse. Se não passar, procurem alguém para me ajudar;

15. Ajudem-me a descobrir as emoções – falando sobre como se sentem - o que vos deixa tristes, zangados, calmos e identificando as minhas quando eu as estiver a sentir – só assim poderei depois descobri-las sozinho em mim e nos outros e saber o que fazer;

16. No tempo em que tive aulas em casa tive de aprender a ser mais autónomo – aproveitem e continuem a querer que eu faça algumas tarefas sozinho; 

Conhecer a cidade com olhos de turistas

21.9.20

A nossa cidade ao contrário de outros tempos está vazia. O trânsito está mais controlado, a falta de estacionamento também e a confusão típica deixou de existir.

O tempo não teve a nosso favor mas mesmo assim não desistimos da nossa ideia: conhecer a nossa cidade com olhos de turistas.

Ajudámos o comércio local e ao mesmo tempo conhecemos melhor a nossa cidade. Optámos por almoçar cedo pelo Príncipe Real e de seguida conhecer a cidade através de barco.

Foi um dia diferente, passado em família e muito divertido. Estavam radiantes!!

A Yellow Bus está com uma promoção até ao fim do mês muito boa, 20€ dois adultos e duas crianças dos quatro aos dez anos. Até aos dois as crianças não pagam.

Por vezes custa tão pouco fugir da rotina e mostrar a cidade com outros olhos.

Confesso que nunca tinha feito algo do género mas fiquei cheia de vontade de fazer outros programas assim pela nossa cidade.

Podem encontrar vários programas no site da Yellow Bus Tour.



A hora do banho

17.9.20

Confesso que já há muito que gostava de escrever este post mas como queria mostrar-vos o momento em si ainda não o tinha conseguido fazer.

Talvez por ser a minha terceira filha e por ter atingindo uma serenidade como mãe, permitiu que tivesse uma maior disponibilidade.

Hoje já existe um maior reboliço na hora dos banhos, do que nos primeiros meses mas não deixa de ser um momento entre mãe e filha maravilhoso.

Todas as noites recolhia ao quarto, dava-lhe banho e de seguida fazia a massagem Shantala que aprendi com a terapeuta especializada Magda Soares.

A Shantala é uma massagem bastante completa que estimula todos os músculos. Com um grande objetivo: relaxar e criar vinculo com o bebé. Não é uma simples massagem, é uma massagem que existe tempo e dedicação mas com resultados fantásticos.

E para os bebés que sofrem de cólicas também é muito útil porque alivia a barriguinha.

Para tornar a massagem mais eficaz uso e abuso do óleo de massagem da Mustela que é maravilhoso.

Após a massagem, já relaxada e a cheirar maravilhosamente bem, dava-lhe maminha e adormecia de seguida. Mantendo-se a dormir por umas boas longas horas.

Esta foi a minha técnica que resultou na perfeição duarante o seu primeiro ano.

Era o nosso momento. E que bom que era.

Hoje com a Maria Constança maior, mais irrequieta, mudamos de banheira, para uma maior mais adequada ao seu tamanho, dando-lhe uma maior proteção e evitando um desperdício exagerado de água. Ela adora porque tem espaço para as suas brincadeiras e para quem possa duvidar posso afirmar que os meus três filhos já tomaram banho juntos por diversas vezes. Não sei como cabem, mas eles acabam por se encaixar como peças de puzzle.

Esta banheira chama-se  Shnuggle Toodler e encontram no Espaço Mamãs.  É uma banheira que vai desde os doze meses até aos quatro anos e que é ideal para os "bebés" mais crescidos.

Confesso que as massagens já não são diárias porque a Constança não para um segundo e acaba por não usufruir da massagem em pleno mas sempre que posso uso a técnica mesmo que não cumpra o protocolo a 100%.

O momento do banho tranquiliza bastante e é o momento mais ansiado por mim.

Se nunca experimentaram esta técnica, experimentem porque vão ver resultados.

Boa noite








Amanhã começa a escola

16.9.20

É amanhã que chega o dia...

O dia em que eu vou ficar do lado do portão. Onde lhe vou dizer bem baixinho que "vai tudo correr bem", que "tenho orgulho nele, para confiar e nunca duvidar das suas capacidades".

Onde estarei a tremer por dentro mas firme por fora. Onde estarei a vê-lo ir, ainda sem conhecer quem o leva de mim, a olhar até perde-lo de vista.

Uma escola nova, que não conheço, que nem tão pouco saberei como é a sua sala. Que só conheço um rosto,  que foi visto por cinco minutos.

Aí Covid... não vais levar a vida da maioria, mas vais matar tantos corações...

Amanhã aquelas grades vão encher-se de mães, umas vão estar fortes outras fracas por dentro e a desviarem as lágrimas com sorrisos.

O meu primeiro filho, amanhã vai entrar na escola pública pelos seus próprios pés e vai construir o seu próprio caminho, naquela que (a correr bem) será dele por muitos anos.

Vai limar as arestas que ficaram por limar. Vai ganhar uma maior maturidade. Vai ser o ano que o preparará para o futuro. O ano em que vou precisar de ter uma equipa o mais forte possível.

Onde vou estar presente e atenta.

Onde terei a terapeuta do Tomás na linha da frente.

Uma professora que me inspirou confiança, com experiência, e que me disse que a trissomia 21 não era um problema.

Disse-lhe que o Tomás iria fazer-lhe a diferença na vida, expliquei-lhe onde estavam as suas limitações e onde era preciso estar atenta.

Conheci a directora que me fez acreditar que escolhi a escola certa, com os valores certos que queria para o meu filho.

Onde se rege por princípios como:

  • Não deixar que a curiosidade morra
  • Incutir uma boa relação com o meio envolvente
  • Pouco edifício e muito ar livre
  • Despertar o sentido crítico 
  • Fomentar a concorrência neles próprios e não nos outros
Que o amanhã será sempre melhor que o de ontem.

E por fim que brinquem muito pois é no brincar que crescem felizes e desenvolvem de forma equilibrada.

Estou confiante e certa na minha escolha mas com o coração nas mãos. 

Certa que amanhã ele levará o meu coração com ele.

Um abraço apertado a todas as mães que vão ficar do lado das grades.