Cinfães, uma vila de sonho!

14.7.21

Decidimos fazer algo diferente, do que nos é habitual. Trocar o reboliço da cidade pelo interior do país.

Trocar a água quente do Algarve, pela água fria do rio. E o mar pela natureza.

Íamos com um programa ambicioso, tudo tinha sido previamente planeado ao detalhe. O objetivo principal era conhecer. Olhar para a natureza de frente, apreciar e respirar aquele ar puro que só a natureza nos dá.

Mostra-lhes que Portugal não se faz só das grandes cidades, da piscina e de praias.

Cinfães foi o nosso destino! Ainda muito virgem e pouco turístico, permitiu-nos sentir a terra como nossa.


Comemos maravilhosamente bem, e de facto que não existe carne mais saborosa que a do Norte. Fomos sempre atendidos como amigos, o que nos deixou de coração cheio.

Fomos a restaurantes típicos, que merecem pertencer ao roteiro gastronómico de quem visita Cinfães. O Rebelo, o Solar do Montemuro, a Encosta do Ameal e a Taquinha do Amado, todos com o seu toque pessoal, com uma carne de excelência e com uma vista encantadora.

Sendo que os nossos preferidos foram O Rabelo e a Tasquinha do Amado.

Valeram-me uns bons quilinhos a mais mas isso já são outras conversas.

Não sou muito de fazer este tipo de programas com os meus filhos, porque temo sempre possíveis birras, cansaço mas de facto por vezes é necessário arriscar sem medos. E o que é certo é que eles andaram imenso, sempre prontos para conhecer mais e mais.

Por vezes é importante criar poucas expectativas e ir! Foi isso que aconteceu, os meus filhos estavam super felizes, adormeceram várias vezes no carro, mas assim que chegávamos ao destino estavam prontos! O que eles correram naquelas montanhas, o que brincaram com outras crianças e até ousaram em mergulhar no rio gelado.


Trocamos de casa duas vezes. Casas essas que nos receberam como ninguém. Dois alojamentos locais, um deles com uma decoração que me fez pensar que estava num hotel de cinco estrelas, e o outro com uma piscina e espaço exterior que nos obrigou a parar um pouco para aproveitar aquela serenidade que se fazia sentir ali.

Podem encontrar estes dois alojamentos no AIRNB e Booking: Regouro House e Bernardes House


O rio mais limpo da Europa e impressionou pela sua imponência.  E as paisagens cortaram-nos a respiração vezes sem conta.

Ousamos no programa, e eles alinharam! No fim tive orgulho nos meus filhos por nunca terem desistido.

Foram vários os pontos turísticos que conhecemos e aconselho vivamente:

  • Parque de Lazer de Pias. Aqui encontram o Refúgio do Bestança que merece uma visita.
  • Centro Interpretativo do Vale do Bestança
  • Portas de Montemuro
  • Ponte da Panchorra
  • Parque da Nossa Senhora de Lurdes em Nespreira
  • Aldeia da Gralheira
  • Miradouro de Teixeirô 
  • E uma visita claro ao centro da vida. Ficou a faltar o museu Serpa Pinto porque já não deu tempo.
As pessoas são de uma simpatia fora de série, mostram-nos que a vida é tão mais fácil quando a empatia impera.

As viagens dão riqueza e foi isso que senti! Saímos de Cinfães exaustos mas muito mais ricos comparativamente quando chegamos.

E falando em chegada, como temos sempre histórias caricatas para contar, desta vez ficamos sem travões. A chegar a Cinfães o GPS levou-nos por um caminho esquisito, onde nada se via além de montanhas e sempre a descer, com tanta descida não sei o que aconteceu, o carro deixou de travar. Paramos e cheirava a queimado. Tivemos de arrefecer o carro e voltar para trás e assim entrar na estrada principal. Foi um susto! Por momentos achei que tínhamos ficado sem carro mas os travões lá se decidiram a funcionar. 

Foi sem dúvida um fim-de-semana incrível no meio da natureza.



2 comentários: