A operação

21.8.20

Uma semana que começava a endireitar-se depois do abalo que é perder uma avó...

Um dia que começou aparentemente normal...

Até que o telefone toca e do outro lado ouve-se "Tivemos reunidos com o cirurgião na terça-feira e surgiu agora a oportunidade de amanhã o Tomás ser operado. Preciso que venha para o hospital com máxima urgência, mas quando? Agora!"

Lembro-me de paralisar. O dia mais temido tinha chegado e eu não me tinha preparado sequer para ele.

Pedi para me darem tempo, para ligar ao meu marido, para que juntos tomássemos a decisão.

Mas a realidade é que esta operação tinha de se fazer, não havia como adiar. Liguei de volta e disse para contarem connosco.

Cheguei a casa e ainda com as pernas a tremer tirei o seu pijama, peluche, escova de dentes, despedi-me dos meus outros filhos e agarrei no Tomás.

Pelo meio passei pelo choro compulsivo do Francisquinho que dizia que queria ir com o irmão, embora ache que ele não consiga dimensionar o momento delicado em que o irmão atravessa, mostrou-se muito unido ao irmão e nervoso com as poucas informações que lhe chegavam de repente. Deixei-o a chorar e isso cortou-me o coração.

Uma operação ao coração, por mais simples que seja, não é fácil, implica sempre riscos, e saber que por momentos a máquina que o liga à vida vai ser desligada deixa-nos sem ar. 

Tudo isto não é fácil e se juntarmos ainda o Covid ainda piora. Não é fácil decidir quem fica e quem vai. Dói para quem fica mas para quem vai também não é fácil. Vive tudo de uma forma intensa e solitária. Não existe aquele abraço no momento certo e o aconchego no coração. 

Testes do Covid feitos e o Tomás ficou internado pelas 19h. O T teve sempre muito feliz porque para ele ir ao médico está ao nível de uma ida ao parque.  Quebrou no momento em que teve de tirar sangue e aí chorou muito. Agarrado a mim pedia para que não lhe fizessem mal e gritava com dor.

Ver um filho a chorar desta forma é de um sentimento avassalador. 

E lá está... uma vez mais, sozinha, a lidar com tudo isto.

E quando a noite caiu eu caí com ela, estava emocionalmente desgastada. Não é fácil sentirmos que algo pode falhar e que essa falha pode tirar-lhe a vida.

O coração ontem foi desligado e embora seja considerada uma operação relativamente simples implica riscos e como o nosso médico sempre disse, uma cirurgia ao coração por mais simples que seja é sempre uma operação.

Não é uma vida qualquer que vai, não é apenas uma pessoa que vai para o bloco, mas sim uma vida de uma família inteira, que fica à distância de uma porta automática.

E aí quando o vemos ir e a porta se fecha, é que caímos e tudo deixa de fazer sentido.

Tive o cuidado que ele levasse o seu macaco para que o aconchegasse no momento em que se sentisse desamparado mas no momento de ir deu-mo. Talvez sentisse que naquele momento quem precisava de um aconchego fosse eu.

Foram horas intermináveis de espera, até que recebi o tão esperado "A operação correu muito bem".

Naquele momento é como se um peso nos saísse de cima. 

O Tomás encontra-se sob vigilância nos cuidados intensivos estável. Já acordou, já me olhou e até já me apertou a mão. Está tudo bem.

E tal como o seu nascimento, esta operação foi inesperada e com nada programado. O filho que gosta de virar a minha vida sempre ao contrário.

❤️


22 comentários:

  1. Vai correr tudo bem! O Tomás é um guerreiro e a Andreia é uma super Mãe! Um beijinho muito especial para os dois 😘😘.

    ResponderEliminar
  2. Muita força e rápida recuperação para o Tomás. Um grande beijinho ����♥️

    ResponderEliminar
  3. As melhoras! Que sejam rápidas e com muito sucesso. 🍀

    ResponderEliminar
  4. Muito amor para vocês ❤️🙏🌟🥰

    ResponderEliminar
  5. Espero que esteja a correr tudo bem. Um beijo grande para si Andreia e um especial para o grande e único e maravilhoso Tomás.

    ResponderEliminar
  6. Olá Andreia, sei muito bem como se sente sozinha nesses momentos, não ter quem nos ampare para podermos amparar os nossos filhos! Ainda bem que tudo correu bem❤��
    Beijinhos, um especial ao Tomás que é um doce����

    ResponderEliminar
  7. 🙏muita força, que seja uma recuperação super rápida😘 o T é um super guerreiro

    ResponderEliminar
  8. E tudo vai ficar bem 🙏, é um menino abençoada,pelo aquilo que ele é e pela família que têm. Um beijinho muito grande e especial nesse coração.

    ResponderEliminar
  9. Querido Tomás! Mereces tudo bem como os papás! Que corra tudo muito bem!
    @Marsalebabyboy

    ResponderEliminar
  10. Muita Força Mamã.Vai tudo correr bem. O Tomás é um menino forte. beijinho de boa sorte

    ResponderEliminar
  11. Um abraço forte de uma mãe para outra mãe e lhe dizer que não está sozinha estamos aqui do outro lado sempre para vocês ♥️ um mega beijo ao grande grande Tomás de boa recuperação ♥️♥️♥️🙏🏽

    ResponderEliminar
  12. Foi operação ao que mesmo no coração??? Ai meu deus que medo!! Ainda bem que correu tudo bem...

    ResponderEliminar
  13. Vai ficar bem,é o que sente este coração de avó. Um enorme abraço ❤

    ResponderEliminar
  14. Um bjinho para o Tomás e um abraço apertadinho para si!

    ResponderEliminar
  15. Minha querida Andréia!!! que mãe incrível!!! Que Tomas incrível!! Que família incrível !!!
    um beijão!!! E um dia quero muito conhece la

    ResponderEliminar
  16. Olá Andreia! Nunca comentei nada, mas sigo o seu caminho com o Tomás. Faz-me lembrar eu à 36 a nos com a Carolina! Foi operada ao coração aos 2 meses (laqueação canal arterial). Fomos ao Brasil quando tinha 18 meses e começou nessa altura o programa Dr. Veras.
    Teve a sorte de andar colegio privaso com poucos meninos e uma professora que sempre ajudaram no seu desenvolvimento. Aos 18 anos entrou para o Grupo de Teatro da Crinabel onde têm o reconhecimento dos Artista pdofissionais, entrando sm novelas,filmez e teatros musicaIs.
    Este cromossoma do amor faz-nos vencer desfios que nunca pensámos!
    Pode pedir à carolina para ser sua amiga e ver percursso de vida.
    Actualmente estou à frente Direcção da Crinabel
    Você é uma força viva para o Tomás e manos.parabéns vale a pena🥰🥰

    ResponderEliminar
  17. Força a todos! Aos pais, aos irmãos...

    ResponderEliminar