Truques para aliviar a episiotomia

16.5.19
35 semanas de um amor que não para de crescer.

Nunca vivi uma gravidez tão veloz. Ainda sem as malas prontas mas com quase tudo preparado para receber a nossa primeira filha.

Começamos a estar ansiosos com a sua chegada, com curiosidade de como ela será e até de como os manos vão reagir a esta boneca que será deles para sempre.



O T nasceu às 37 semanas e o FM às 40, dois extremos, que nos deixam ainda numa maior incerteza de saber como será desta vez.

O que é certo é que a partir das 37 semanas tudo pode acontecer e já só me falta uma semana e meia para ultimar os últimos pormenores, depois é esperar pelo tempo da MC.

As minhas camisas de dormir e as suas primeiras roupas já estão praticamente pensadas tal como muitas coisas que são necessárias, prometo que depois escrevo-vos o que vou levar na mala da maternidade.

No outro dia aqui falei-vos dos preservativos congelados que utilizo para ajudar a acalmar a
zona íntima quando levamos os pontos.

É uma técnica óptima e muito eficaz. Confesso que este ano não comprei preservativos, utilizei aquelas luvas de latex, o que fiz foi encher de água e congelar. O efeito é o mesmo e escusei de gastar dinheiro em algo que não irei usar.



Os pontos nesta zona acabam por nos incomodar nos primeiros dias, é uma sensação desconfortável, com ardor e o preservativo ou a luva ajudam a acalmar.

O ideal é ter mais que um feito porque à medida que usamos vai descongelando e assim vamos alternando entre um e outro.

Outras dicas para ajudar a aliviar a dor e o desconforto da epiosotomia:
  • Usar uma almofada com um buraco no meio, uma bóia ou mesmo uma almofada de amamentação para que ao sentar não pressione a episiotomia, aliviando assim a dor.
  • Secar a região íntima, sem esfregar ou pressionar.
  • Limparmos com água a região íntima enquanto fazemos xixi pois a acidez da urina em contato com a episiotomia pode provocar ardor.
Contudo é preciso ter alguns cuidados para evitar as infeções:
  • Usar cuecas de algodão ou descartável para a pele respirar
  • Lavar as mãos antes e depois de usar a casa de banho
  • Usar produtos de higiene íntima com pH neutro
  • Evitar esforços e andar muito








Sem comentários:

Enviar um comentário