O papel da professora na vida do nosso filho

25.2.19
Pelo Instagram perguntei o que gostavam que escrevesse no Blog e de várias respostas o primeiro tema que abordo é o perfil do professor no trabalho com alunos com trissomia 21.

Este é um tema sensível mas que de facto é preciso ser falado, para mim não existe nenhum perfil estudado. Há profissões que têm de ser mais que um "trabalho" e esta é uma delas.

"Ser professor como a enciclopédia diz é uma pessoa que ensina ciência, arte, técnica ou outros conhecimentos. Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações académicas e pedagógicas, para que consiga transmitir/ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno.
É uma das profissões mais importantes, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela"
Mas há coisas que vão muito além de uma cadeira na faculdade ou de um livro, ou se nasce ou não se nasce. E aqui é o maior segredo de um professor.

Um professor que tenha uma criança com trissomia 21 ou com outra necessidade especial é preciso acima de tudo que tenha sensibilidade e um bom coração.

Se o tiver, metade do percurso está feito, o outro são metodologias de ensino aplicáveis.

Do que vale termos um professor muito bom tecnicamente e depois não ter sensibilidade para ouvir os nossos filhos?

Os nossos filhos passam muito tempo com a professora, mais que connosco e é na professora que encontram um pouco de serenidade para a falta que lhes podemos fazer. Precisam de se sentir seguros pois grande da sua auto-estima é construída na escola.

Um professor pode deixar marcas incalculáveis numa criança pelos bons ou maus motivos e para isso também é preciso que nós pais estejamos atentos e que acompanhemos de perto.

Uma professora é importante que seja atenciosa, que queira de coração ter uma criança com necessidades especiais na sua sala, que tenha paciência e força de vontade para o ajudar nas suas maiores dificuldades.

A professora do T, pouco ou nada sabia de trissomia 21, o que é super normal, mas deu-lhe oportunidade para que ele mostrasse que era mais que um simples cromossoma. Foi ele muitas vezes que lhe mostrou o caminho. Contudo teve sempre o apoio da escola, o meu e de todas as terapeutas que o acompanham para a ajudar. E este é o segredo para uma boa harmonia escolar. Aos poucos foi percebendo como trabalhar com o T, empenhou-se, perguntou nas nossas reuniões o que fazer em diversas ocasiões e pediu ajuda quando foi preciso.

Existem matérias (mais técnicas) que precisam de ser trabalhadas de forma diferente e aqui é preciso ter um coração aberto para novas abordagens. Tudo o resto é emocional, é ouvir com o coração e olhar sem preconceito.

É preciso ser-se altruísta, empenhado, ter uma boa metodologia de ensino e acima de tudo trabalhar com o coração.

Nunca esquecendo que o professor tem um papel fundamental na vida dos nossos filhos.















5 comentários:

  1. Olá,Andreia!Muitos parabéns pelo seu blog! Adoro-o! Eu sou professora de 1Ciclo e durante 4anos tive na minha sala o menino autista, o meu menino especial. Aprendi muito com ele e cresci como pessoa e professora. Estive sempre de coração aberto e disponível para aprender. Hoje em dia ainda falo com os pais e o menino especial visita - me na escola! Foi é será sempre a minha turma especial!Gostaria muito de ser a professora do T! ��������

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Carla, obrigada pelo carinho e parabéns por ser uma professora de coração porque é isso que qualquer criança precisa!! Obrigada por ter esse coração aberto 🙌 Quem sabe um dia não será ❤️😘

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Não posso estar mais de acordo com o texto que escreveu!
    Lamento que quem manda ainda não tenha percebido completamente isso, implementando turmas grandes com vários alunos de necessidades especiais. Durante toda a minha vida lidei com crianças especiais e já lá vão quase 39 anos de serviço. Cinco desses anos foram passados na APPACDM de Viseu e ainda hoje os recordo com muito carinho e amor. No ensino "Regular" lá estão eles sempre nas minhas turmas. E sim é verdade, antes de tudo para eles é preciso ter um coração do tamanho do MUNDO!

    ResponderEliminar