Porque brincar é o "trabalho" de um bebé

22.3.15

Quando o Baby T nasceu e após ter sido diagnosticado a T21 fui bombardeada por familiares, amigos e equipa médica de estimulação precoce.. Mas afinal o que é isso?!? De tanta preparação que tive para a chegada de um filho, ninguém me falou de estimulação..

Estimulação = Ação ou efeito de estimular (incentivar) ou de estimular-se; acção de despertar o ânimo.

Estimulação precoce= fornecer estímulos aos bebês para desenvolver e potencializar as funções do cérebro, dando-lhe mais oportunidades de desenvolver a capacidade de aprendizagem. Diz-se precoce porque deve ter início logo ao nascer.

Com esta pouca ou nenhuma informação, percebi que de tudo se fala quando estamos gravidas (enxoval, amamentação, parto, banho..) e de pouco ou nada se fala de estimulação. A meu ver uma grande lacuna..

Não perdi tempo e tentei perceber o que era estimulação precoce e como podia aplicá-la num bebé tão pequenino.

Comecei de imediato a "trabalhar" com o Tomás. Por vezes ouvia "mas ele é tão bebé", "um bebé precisa de descansar", "um bebé é para comer e dormir", "isso é uma violência para um bebé". E na realidade ao longo dos meus trinta e um anos também achava isso mas para mim foi altura de fazer um "reset" ao cérebro e perceber que os bebés precisam de ser muito estimulados pois os primeiros anos de uma criança ditam o seu futuro, mais ainda em crianças que nascem com um cromossoma a mais.

Também aprendi que o pico de desenvolvimento de uma criança é dos 0 aos 6 anos. Depois disso é um desenvolvimento mais lento.

É este o meu foco, dar tudo o que tenho e o que não tenho nestes seis anos pois sei que vão ser cruciais para o futuro do Baby T.

Por falta de conhecimento muitas vezes achamos o brincar algo supérfluo e na verdade é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento. Afinal o brincar de uma criança é o seu trabalho.

E depois de muitas pesquisas percebi que a Chicco é das marcas que mais se preocupa com o desenvolvimento dos nossos filhos pois tem brinquedos para todas as fases (0 aos 6 anos) e estimulações.

Na hora de escolher os brinquedos, devemos de olhar para ele e perceber qual a sua utilidade de desenvolvimento para a criança em questão. Afinal de tudo vamos ajudar o nosso bebé a desenvolver-se.

Tocar, ver, ouvir, morder, andar e conviver. São pequenos gestos que permitem aos nossos filhos descobrir o mundo enquanto estimulam os seus próprios sentidos e se desenvolvem.

Quando olho para o brinquedo, tento sempre perceber onde vai atuar mais no Baby T pois existem vários áreas de desenvolvimento:

Sensorial (Visão, audição e tato)
Motor
Linguagem
Cognitivo 

Tenho encontrado inúmeros brinquedos da Chicco que atuam nessas áreas de desenvolvimento.

Sensorial (Visão, Auditiva, Tato)




 



 

Desde cedo que o T tem estes brinquedos, foram os meus grandes aliados para ajuda-lo na manipulação de objetos, tendo a vantagem de ao mesmo tempo estimular a audição e visão.

Motor

O T esta na fase "tartaruga". Dá muito às pernas e braços mas teima em não sair do mesmo sítio. Noto que ele é muito mais ágil quando esta nu mas como o tempo ainda não esta suficimentente quente tem de estar com mais roupa o que muitas vezes impossibilita o seu movimento. Mas sempre que posso tiro-lhe a roupa para ele poder movimentar o corpo à vontade.

Encontrei uns divertidos animais que ajudam na coordenação dos primeiros movimentos, com o objetivo de o incentivar a gatinhar.

Estes bonecos como fazem barulho quando os movimentamos, faz com que o T queira apanha-los e assim ajuda-o no movimento. Estou fã!!




Linguagem

Na primeira consulta do T fui alertada pelo Pediatra de Desenvolvimento Dr.MP da importância de estimular a linguagem em bebés com T21.

Desde essa consulta que o meu foco principal é linguagem e um dos meus maiores medos. Nunca me esquecerei da frase do Dr. MP "Nunca viu ninguém com T21 sem andar, pois não? Então não se preocupe se demora mais ou menos tempo que as outras crianças a andar. Preocupe-se com a linguagem, que é o "calcanhar de aquilies". Assim sendo começei logo a comprar livros para lhe contar historias. De tanto ouvir-me a ler histórias, hoje em dia o T já vira as próprias folhas.

Os livros da Chicco são óptimos pois ensina duas línguas, o Português e o Inglês. A combinação perfeita!!



 


Outro bom estimulante da linguagem é o Teddy. É um ursinho falante, muito simpático. O Teddy ensina os primeiros números, animais, as partes do corpo, as primeiras palavras e saudações. É o delírio cá de casa!!




Almofada de amamentação Boppy

Descobri à uma semana uma almofada óptima de amamentação que além de nos ajudar a amamentar, dá um melhor apoio ao Bebé durante o crescimento. Quando peguei nesta almofada - Boppy. Vi nela uma mais valia para o T. Pois iria ajuda-lo a fortalecer os braços, facilitando assim o desenvolvimentos da coordenação e da experimentação motora. Outra mais valia é ser um espaço confortável, onde o T gosta de estar.

A Boppy é muito macia o que faz com que o T também estimule o tato.

Mais para a frente vou utiliza-la para ajudar o T a sentar-se sozinho de uma forma segura.

Depois de sete meses, percebi a mais valia de uma almofada de amamentação. Vale mais tarde que nunca!!

Já vi várias no mercado, mas para mim a Boppy é a melhor pois não é só uma almofada de amamentação..


















1 comentário:

  1. Parabéns Adorei o teu blog e mais que isso adorei o teu bebé! É muito lindo e as fotos que pões dá para ver que tem muito amor :) espero do fundo do coração que sejam todos muito felizes :) entretanto como tenho um filho de 8m vou seguir o teu blog pois tens muitas dicas muito uteis :) obrigada

    ResponderEliminar