Mostrar mensagens com a etiqueta dermatite da fralda. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta dermatite da fralda. Mostrar todas as mensagens

Dermatite da Fralda

12.5.17


Em tempos falei-vos no desafio que tinha lançado à Enfermeira AB. (podem ver aqui).

Hoje, aqui está o primeiro post pela voz de quem sabe. Espero que gostem e que vos seja útil. Para mim fez a diferença :)

Olá. Venho falar vos de uma situação comum, que muito preocupa os pais e muito desconforto causa aos nossos bebés – A dermatite da fralda.

Trata-se de uma alteração cutânea, mais frequente na 1ª infância, concomitante com o uso da fralda. Frequentemente atinge as nádegas, coxas, parte inferior do abdómen, púbis, grandes lábios e escroto. Habitualmente as lesões evoluem, atingindo as áreas das pregas.

Tudo se inicia com uma pele vermelha, brilhante (o vulgarmente chamado de “rabinho assado”). Evolui para pele enrugada, muitas vezes pápulas eritematosas (manchinhas vermelhas e altas) associadas a edema (inchaço) e ligeira descamação. Existe possibilidade de formação de pequenas bolhas, por vezes esbranquiçadas ou avermelhadas e pruriginosas (que provocam comichão).

A partir do momento que a pele se encontra sensível, com “assadura”, há comprometimento da barreira cutânea, e nesse caso, vulnerabilidade para agentes microbianos oportunistas (ex: Cândida albicans). Nesta altura, já falamos de uma lesão fúngica que exige tratamento adequado com um antifúngico.