Desfralde

12.10.21

A Constança desfraldou!

Confesso que um dos grandes ensinamentos do Tomás foi dar tempo ao tempo. Respeitar o tempo de cada um, por mais que o nosso seja mais acelerado que o outro.

Aprendi a respirar fundo e a gerir expectativas.

Tinha (quase a certeza) que a Constança ia desfraldar rapidamente, ela já me tinha dado indícios que estava preparada mas como não existem pressas esperei pela altura certa.

Esperei pelas férias, em que há bom tempo e onde existe uma maior descontração e paciência. Umas vezes correu bem, outras nem tempo mas estava tudo bem.

Aos poucos fomos retirando a fralda e ela foi-se adaptando sem grandes percalços. 

No entanto fez vários xixis nas cuecas mas em momento algum a repreendi. Disse-lhe com paciência que o xixi era na sanita e não nas cuecas.

Acho que o segredo é este! É sentir confiança, não ter medo e aprender com as falhas.

Com o passar do tempo foi sinalizando e em momento algum (por mais que em algumas situações não desse jeito) ignorei a sua vontade. Fui sempre com ela à casa de banho e sempre que fazia era festa na certa.

Ela achava um máximo!

Entrou na escola sem fralda e já conto as vezes que lhe mudo as cuecas. Por isso posso afirmar que desfraldei (de dia) a minha última filha.

Muitas perguntas sobe o desfralde mas de facto é um assunto em que não existem muitos segredos. Mas se tiver que enumerar um é sem dúvida a maturidade. Existem crianças que estão preparadas aos dois, outras aos três e outras até mais tarde (embora seja raro). É ir percebendo se já existe alguma motivação para dar esse passo. Respirar fundo e aceitar que é normal limpar o xixi. O mais importante é tomarmos sabermos tomar a decisão na altura certa, e aí temos mesmo de "ouvir" o nosso filho.

Umas vezes corre bem, outras não. Mas o importante é ter calma, não desesperar. O objetivo é não tornar o desfralde traumático. Se for preciso recuasse para depois se avançar e está tudo certo.

Cada criança é uma criança e não balizem o desenvolvimento do vosso filho com deadlines.

Respeitem mas também estejam atentas aos sinais.

A Constança desfraldou mas ainda não largou a mama, embora também já não falte muito.



Sem comentários:

Enviar um comentário