O início de uma longa caminhada..

21.11.14

Após o resultado, foi o momento de erguermos a cabeça e começar a trilhar um caminho que ainda estava no início..

Ainda na maternidade já ouvia muito sobre estimulação precoce.. mas afinal o que era isso?

Estimulação precoce são exercícios para desenvolver as capacidades da criança. Tem como objetivo desenvolver e potencializar, através de jogos, exercícios e técnicas, atividades entre outras coisas as funções do cérebro do bebé, beneficiando o seu lado intelectual, seu físico e sua efetividade.

Um bebé bem estimulado aproveitará a sua capacidade de aprendizagem e de adaptação ao seu meio, de uma forma mais simples, rápida e intensa.

Não era altura de lamentações mas sim de agir e assim o fizemos.. marcamos consulta para o Dr. MG no Diferenças - Centro de Desenvolvimento Infantil e nos entregamos para saber tudo o que podíamos fazer para ajudar o nosso querido T.

A consulta não podia ter sido melhor, fomos aconselhados a ir a variadíssimos médicos para despistar outras patologias associadas. Já sabíamos que o coração estava bem, mas ainda faltava saber da visão, audição e da boca.

Foram marcadas de imediato as consultas com os especialistas, apenas até à data conseguimos a consulta de oftalmologia, ao qual o Dr. JPC disse que o T tinha os três campos de visão perfeitos. Ufa..mais uma etapa ganha!!

Agora dia 10 e 16 de Dezembro temos o exame dos ouvidos e consulta de odontologia respetivamente e espero também ter boas noticias!!

O Dr. MG também nos informou onde devemos incidir mais: Linguagem pois a linguagem costuma ser o calcanhar de Aquiles das crianças com T21.

Examinou T e disse-nos que não tinha hipotonia, ou se tivesse era algo muito irrelevante. E talvez fosse por isso que não tenha sido diagnosticado nas ecos. Ficamos muito felizes!! Pelas minha leituras sabia que uma criança sem hipotonia era meio caminho andado.. Confesso que estava à espera de ter a confirmação do que achava pois pelo que via, o T era um bebé muito forte e mexido. E depois tinha sempre a minha querida amiga A que me tranquilizava.

Hipotonia - Diminuição do tônus muscular.




Disse-me que são crianças que não se preocupam com a crise nem com a Guerra mas sim se a a Mãe esta triste ou o Pai chega tarde a casa. São crianças de sentimentos e emoções. Costumo dizer que com tudo isto ganhei UM AMIGO PARA A VIDA!! (Não que todos os filhos não sejam amigos das suas mães mas estes tem um sentimento especial). Isso já me deixa feliz..saber que irei contar sempre com aquele carinho de filho para mãe e de mãe para filho.

Tentou perceber como nos sentíamos e como estava a família. Após uma conversa informal e ao mesmo tempo de grande alento.

Acabou a sua consulta com as três regras para nós Pais:

1º - AMAR O FILHO

2º - AMAR O FILHO

3º - AMAR O FILHO

Ficamos felizes!! Pois essas regras já estavam a ser aplicadas na nossa mais recente família!!

Após a consulta fomos encaminhados para a consulta da Dra.LC, Psicóloga de desenvolvimento.

Na primeira consulta falamos essencialmente sobre o que sentíamos e como estávamos e delineamos o plano para a intervenção precoce.

Este caminho começou no dia 30 de Agosto e desde aí todas as Terças-feiras temos tido consulta.

Estas consultas não são mais que trabalhos de casa para os Pais e verificar como esta a desenvolver o T.

As consultas começam regra geral com o balanço da semana, ou seja tudo o que fiz com o T e como foram as suas reações e depois a Dra. LC faz uma revisão com ele para ver ao "vivo" o seu desenvolvimento.

O T acaba por ser muitas vezes teimoso..pois muitas vezes não quer fazer o que lhe ensino durante a semana..mas prometo que isso só acontece nas consultas!!

Todas as consultas tem sido óptimas, primeiro porque a Dra. LC é uma querida pois acaba sempre por nos dar alento e porque fala connosco para perceber como nós estamos psicologicamente, segundo, e o mais importante, porque vimos de lá sempre com vitórias!! Até a data não houve nenhuma consulta em que o T não tenha melhorado.

Muitas vezes a resposta é tão grande que se começa a pensar intorduzir novos exercícios, que ainda nem é suposto ele fazer. Mas aqui é o T que manda!!





Desde a primeira consulta até hoje o que temos feito com ele diariamente são variadíssimas coisas:

Massagens rosto e faciais;
Estimulação visual (parque de atividades, falar perto da cara do T, mostrar mãos e pés, mostrar o T ao espelho..);
Estimulação auditiva (cantar, pô-lo a ouvir musica, mostrar diferentes tipos de sons,bater palmas, amachucar papel no ouvido, meter guizos no tornozelo e pulso dele..);
Control cabeça
Manipulação de objetos;
Chama-lo pelo nome várias vezes;
Senta-lo (com almofadas de apoio);
Reacções ao toque (Frio, quente, áspero, macio);
Fixar o objeto, para que ele siga;
Enrolar o corpo dele de lado, de modo a que ele dê voltas;
Cruzamento de braços;
Mostrar Power Point com as nossos fotos;
Introdução de gestos;
Fazer com que ele tire a fralda de pano do rosto dele.




















































Até agora foi este trabalho que fizemos com ele, em todas as semanas foram acrescentadas novas tarefas e o T sempre correspondeu de uma forma brilhante.

Para nós Pais, por vezes é um pouco desgastante pois temos sempre estes "exercícios" na cabeça.. Com uma criança dita "normal" acabaríamos por fazer de outra maneira esta estimulação..sem obrigações..

Embora tenhamos que fazer todos estes exercícios nunca descuramos todo o carinho daqueles momentos só nossos.

Agora vou ficar por aqui pois o meu dever chama-ma...

8 comentários:

  1. Olá Andreia! Muitos parabéns pelo blog, pela iniciativa e principalmente pelo querido Tomas! Muitos beijinhos Carolina

    ResponderEliminar
  2. Olá Andreia, vai ser um crescimento fantástico, tal como o de outra crianca! E não se preocupe, todos os miúdos fazem isso, quando queremos que eles mostrem o que sabem fazer, fazem-se de desentendidos!

    Do que já li as crianças como o Tomás são extremamente meigas e carinhosas, nunca vos vão faltar mimos!

    Um grande beijinho e estou a adorar o blog! O TM tem umas roupinhas maravilhosas! Já comentei antes, tenho um João Maria de 11 meses, foi o presente de Natal do ano passado :)

    Filipa Domingos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Filipa, muito obrigada pelas palavras. Fico muito contente em saber que esta a gostar do blog :)
      O João Maria esta quase a fazer 1 aninho!! Que bom ;)
      O TM já tem a roupinha de Natal..depois mostro...este Natal vais er em cheio. Um beijinho

      Eliminar
    2. Olá Filipa ainda bem que está a gostar do blog da minha querida amiga Andreia, ela é uma pessoa maravilhosa e confesso que não me para de surpreender.
      O TM é um baby maravilhoso e rodeado de muito amor.
      Beijos para todos.

      Eliminar
    3. Obrigada Querida Sílvia pelas teus elogios :) beijo grande

      Eliminar
  3. Andreia, o Tomás é ma-ra-vi-lho-so! Uma fofura. Parabéns! <3

    ResponderEliminar