Não existem filhos insubstituíveis!!

13.2.19
Muitas vezes ocorre a pergunta porque tive mais filhos ou se o FM veio com 20 meses de diferença por causa da Trissomia 21 do T.

Não julgo, são perguntas legítimas, talvez senão tivesse um filho com necessidades especiais também eu própria as fazia, não há mal. É apenas falta de informação.

Existem casos e casos e eu vou falar do meu.

Não, eu não tive filhos pela trissomia do T. A ideia de ter três filhos manteve-se sempre.

Sou de opinião que os meus filhos são pessoas individuais com uma ligação intangível entre eles.

Educo-os de igual forma, não existe o "especial" na nossa família. Existe sim o nome próprio de cada um.

Não quero jamais que os meus filhos sintam qualquer peso por terem um irmão com Trissomia. Se alguém tem de sentir sou eu e o B e não o sentimos.

Somos uma família, e ambiciono que seja unida e que todos sejamos responsáveis por todos, sem obrigações.

Quero que os meus filhos tenham os seus amigos próprios, que saem juntos mas também em separado. Quero acima de tudo que quando estejam fora de casa que se sintam confiantes em si próprios.

Mas confesso que tenho especial atenção com o FM e terei certamente com a minha filha pois sinto algum medo que eles possam sentir algum peso e alguma responsabilidade por ter um irmão com alguns cuidados diferentes do comum.

Mas ao contrário do que se possa pensar sou muito mais protetora do FM do que do T pois sei que o T brilha sozinho, tem muitas pessoas ao seu redor, já o FM é simplesmente uma criança por isso dou-lhe tudo de mim.

O futuro não me assusta minimamente, sei que são eles que estão a construir a sua relação, não sou eu que estou a impor nada e a cumplicidade que têm é deles e não minha ou do pai.

Acredito acima de tudo que vão crescer juntos, que vão desafiar-se mutuamente e que ambos vão perceber as suas fragilidades e apoiarem-se nos bons e maus momentos.

As relação constroem-se e esta está a ser muito bem cimentada. Contudo quero que cada um deles perceba que a mãe e o pai estão cá para desempenhar o seu papel, para mimar, cuidar, repreender, educar e apoiar nas fragilidades de vida. Eles apenas terão as suas vidas independentes mas unidos pelo amor de irmãos.

Por isso respondo sempre que não! Os meus filhos vieram ao mundo por amor e não por obrigatoriedades. Não seria justo se fosse de outra forma! Claro que ter um irmão ajuda, claro que é um suporte e claro que é o seu melhor terapeuta mas isso não deve servir como escolha para ter outro filho.

Os filhos só por si não preenchem vazios que possamos sentir e nenhuma criança merece nascer com este peso nos ombros.

Alimento-me todos os dias de uma cumplicidade genuína e forte e não quero que esta ingenuidade dê lugar a obrigatoriedades.

São os dois (e em breve) três meus filhos, todos eles diferentes, com as suas necessidades e personalidades distintas mas com a certeza que serão sempre meus e do mundo nada mais.

Calções | Sonhos de bebe
Camisa | Maria Saloia 
Sapatos | Pés de Cereja







4 comentários:

  1. Sou mãe de um menino com 2 anos, e também quero muito dar lhe um irmão/irmã, pois a vida com irmãos faz outro sentido...
    Tenho 2 irmãs e não sei viver sem elas ❤

    ResponderEliminar
  2. a minha irmã mais velha tem trissomia 21 mas e muito independente... eu só vim porque ela pediu muito a nossa mãe que queria um irmão ou uma irmã ...
    Embora isso é sempre complicado porque sabemos como irmãos que eles precisam de nós e acredite que é o contrário, eu preciso muito mais da minha irmã , é o meu ar o meu chão a minha vida... beijinho

    ResponderEliminar