(IN) Conciência de ter filhos

12.2.19
A decisão de ter um filho é sempre uma decisão séria para a família. Mas a pergunta mais importante a fazer é se temos estrutura emocional para um filho ou para aumentar a família.

Depois de respondermos a esta questão é seguir o nosso coração.

O primeiro filho é uma decisão a dois, mas o segundo e os restantes já não é só uma decisão do casal mas sim da casa.

Ter um filho é uma grande mudança a nível pessoal e de casal, dois já requer uma logística ainda maior, já não é só preciso um, são os dois precisos com a mesma responsabilidade e disponibilidade.

Quando decidimos ir ao terceiro, embora a vontade de tentar a menina fosse mais que muita, tinha a certeza que a nossa família precisava mais de um membro fosse ele menino ou menina. Ver os meus filhos crescer, aprenderem e vivenciarem o mundo juntos é o meu Euromilhões todos os dias.

Uma coisa está certa na nossa família, as oportunidades monetárias para os nossos filhos nunca foram equação para termos filhos.

Porque se assim fosse acho que nunca teríamos tido mais que um.

Foi uma decisão honesta e responsável a dois, que tomámos desde o primeiro dia. Os colégios privados jamais definiriam o número de filhos que iríamos ter.

Não pensamos no valor real que custa um filho, porque na realidade isto é tudo muito incerto e nem tudo é linear como os livros.

Exemplo disso é o T que nos mostrou isso mesmo quando nasceu. É tudo muito incerto nesta vida. Vive-se o dia a dia e o futuro constrói-se baseado apenas no nosso presente.

Sem grandes pretensões de ter isto ou aquilo mas com o maior sonho de reunir a família no Natal e esta ser farta de filhos, de gargalhadas e de histórias de infância mesmo que para isso na nossa garagem não existam mercedes e viagens sem fim para contar.

É esta a nossa família da forma mais crua que há!

Para muitos somos apenas uns "malucos, inconscientes" (no bom sentido) que não fazem contas à vida, para outros somos inspiração. Mas a realidade é essa mesma não pensamos na entrada da faculdade dos nossos filhos nem tão pouco no dia que teremos que ter dinheiro para casar os nossos filhos, pensamos apenas no que temos hoje e isso já é o suficiente para avançarmos sem medos.

Com a consciência que nunca haverá dinheiro suficiente que pague o que é ter filhos cúmplices uns dos outros e felizes por verem todos os dias a barriga da mãe crescer.

A minha barriga já é tão grande que eles já me olham de forma diferente, já perceberam que existe mesmo algo ali, que existe uma mana para brincarem e para protegerem. E os beijos que recebo diariamente na barriga deles faz-me ter a certeza que tomamos a decisão certa.

Esta gravidez está a passar muito rápido, tenho aproveitado esta barriga ao máximo porque acredito que nunca mais voltarei a estar grávida mas eu já só penso no dia que eles pegarem na mana ao colo.







7 comentários: