Uma alimentação saudável para os nossos filhos VII

13.2.16

Estamos nos meses da gripes... e muitas vezes com a alimentação podemos prevenir algumas gripes e constipações.

A gripe é uma infecção respiratória altamente contagiosa, que apresenta sintomas como febre, dor de cabeça, vómitos, tosse seca e, em alguns bebés mais susceptíveis, inflamações como rinite, sinusite, conjuntivite e faringite. A gripe aparece em casos isolados sobretudo nesta altura dos meses frios de outono e inverno e em bebés muito pequenos pode mesmo originar otite ou bronquite.

É comum, em casos de gripes e constipações, os bebés e crianças apresentarem os olhos vermelhos, o nariz a pingar, oscilações de humor e perda de apetite. Em bebés a amamentar com o nariz entupido, pode notar-se maior dificuldade em mamar. Muitos bebés e crianças ficam com dificuldade em dormir por não conseguirem respirar e podem tornar as noites dos pais mais complicadas.

Para evitar que estas situações aconteçam ou para ajudar a recuperar rapidamente, devemos de reforçar a alimentação dos nossos filhos com: 

Cenoura 
Batata doce 
Abóbora 
Kiwi 
Laranja 
Limão 
Beterraba 
Quinoa 
Aveia 
Espinafres 
Grelos 
Nabiças 
Amêndoas 
Nozes 
Sementes de sésamo 
Banana 
Morangos 
Feijão preto, encarnado ou azuki 
Ervilhas 
Brócolos 
Couve galega/portuguesa 
Mel 

Poderá juntar estes alimentos às sopas (ex: couve, espinafres, nabiças), fazer purés de fruta (ex: banana com sumo de laranja) ou purés de leguminosas (ex: feijão, grão, ervilhas) para acompanhamento de refeições, assados para acompanhar as refeições (ex: abóbora, batata doce), fazer papinhas (ex: papas de aveia cozida em leite, polvilhada com mel e amêndoas), fazer esparguete de legumes (ex: batata doce, beterraba), enfim, inúmeras combinações deliciosas que vão proteger o seu bebé.

Tenho tentado dar uma alimentação ao T com base nestes ingredientes e até agora ele tem resistido a gripe e constipações.

Experimentem!!









Capa chuva: Be Chic

Sem comentários:

Enviar um comentário