Os convites

17.10.19
Os convites são o espelho do evento seja ele qual for.

É ali que começa o início de tudo. A sua imagem acaba por desvendar um pouco do tipo de festa que vai ser, das cores presentes e até da decoração.

Para uns é algo simples e sem importância, para outros é complexo e a "peça" fundamental. Eu enquadro-me na segunda.

Para mim, não existe WhatsApp ou email que substitua o toque real do convite, o cheiro a papel, a textura.

Faço questão de dar em mão e só aqueles mais de longe é que envio por correio.

Conheci o Projeto Amor, ainda estava grávida, e assim que abri a sua página de Instagram, disse para mim, que seria Bruna a fazer os convites do Batizado da MC.

Eram delicados, transmitiam serenidade, originais e cheios de bom gosto.

Já um pouco "fora de horas", isto de ser mãe de três, tem destas coisas, quando dei por mim estava quase em cima do batizado e ainda sem convites.

Falei com a Bruna e pedi-lhe urgência máxima. Sempre muito disponível, atendeu sempre os meus pedidos, fizemos várias provas, até chegar a um que me fez suspirar.

Para quem procura convites românticos, originais, tem de conhecer o Projeto AMOR.




23 Dicas para organizar um Batizado de sucesso

16.10.19
Como católica que sou para mim faz todo o sentido batizar. É a entrada da criança na vida cristã.

Gosto de os batizar ainda muito bebés para que possam usar o nosso vestido de família. Um vestido comprido, com rendas, em tom pérola.

O T foi batizado com 6 meses, o FM com 5 e a MC vai ser com 4 meses. Nunca senti que tivéssemos "a nossa" igreja por isso sempre escolhi a igreja consoante o local do almoço.

Quero que cada meu filho tenha o seu dia, distinto um do outro. Neste momento já contamos com três igrejas especiais, segue-se mais uma a caminho.

E é incrível como o que tem de ser nosso, sempre será, mesmo que pelo meio a vida nos troque as voltas. Exemplo disso é a igreja onde vai ser o batizado da MC. Há 9 anos tinha visto aquela igreja e tinha-me apaixonado por aquelas talhas douradas mas em termos de logística tive de optar pelo Convento de Mafra, ao qual não me arrependo, mas aquela igreja ficou sempre no nosso coração. E nove anos depois a vida voltou a levar-nos para lá.

Organizar um batizado é bem mais simples que um casamento, contudo requer organização e minuciosidade.

Deixo-vos a minha lista guia que me ajuda na organização da preparação do grande dia.
  • Escolher os Padrinhos
  • Escolher o dia 
  • Definir o tipo de batizado que queremos (intimista ou maior)
  • Fazer a lista de convidados 
  • Estipular o orçamento
  • Escolher o local. A escolha de local deve ser avaliada consoante a altura do ano em questão, o número de convidados e o tipo de festa que queremos dar. Não existe o local certo ou errado mas sim o adequado para nós.
  • Escolher a Igreja/ Padre. É importante perceber se o padre da paróquia está disponível para o dia e a hora que queremos ou se é preciso tratarmos do padre.
  • Definir as horas.
  • Escolher o fotógrafo. Ter o registo fotográfico é das coisas mais importantes numa festa deste género porque vai ser através das fotografias que iremos eternizar o dia e mais tarde recordar.
  • Tratar dos assuntos burocráticos na igreja onde vamos casar
  • Caso não casemos na igreja da nossa residência. É necessário tratar com a nossa paróquia a transferência.
  • Marcar o curso de preparação de Batismo (Por norma há uma vez por mês em cada paróquia)
  • Verificar a hipótese de um possível coro para tornar a festa ainda mais bonita.
  • Convites (Devem ser enviados pelo menos um mês antes do dia)
  • Tratar da vela, toalha e concha
  • Escolher a roupa da cerimónia e a segunda roupa
  • Definir toda a decoração e catering (se for o caso)
  • Escolher o Bolo
  • Escolher as lembranças (Esta deve ser a parte em que nos devemos focar menos. Evitar custos desnecessários pois a maioria das pessoas não dá importância. As dezenas ou uma fotografia são um bom exemplo como lembranças)
  • Escolher a animação de crianças 
  • Escolher as roupas do núcleo familiar
  • Escolher as leituras, fazer o Missal e imprimir
  • Fazer as mesas e os respectivos marcadores 

É importante fazer uma lista com todos estes items para que nada falhe. O ideal é não deixar nada para a véspera para evitar o "stress".

Caso sintam que falta algo, digam-me, que acrescento.

Mas acima de tudo o mais impotante é viver este dia com os nossos familiares e amigos da melhor forma possível.

Batizado é sinonimo de festa, de vida e de felicidade!

Centrimagem 

Obesidade Infantil

15.10.19
Um bebé gordinho é sempre mais "fofinho", apetece apertar muito mais que um bebé dentro do seu percentil.

Por isso tantas vezes é relativizado e motivo de discordância na família, pois o que importa são aqueles refegos e a barriga de bebé.

E argumenta-se que quando crescer, logo estica.

Nunca escondi o prazer que o FM tem em comer, atrevo-me a dizer que ele é mesmo feliz a comer, e não é só doces, mas sim de TUDO!

É a criança que melhor come e que mais experimenta que conheço, não tenho qualquer problema de o levar a um restaurante porque sei que vai gostar de toda a amenta.

E tudo isto é óptimo se a felicidade que tem em comer não fosse proporcional ao seu peso.

Há uns meses para cá senti que o peso do FM excedia um pouco o "normal", comecei  a perceber pela roupa que lhe deixou de servir drasticamente e os números que tive de comprar a seguir.

Com a quantidade de informação que existe sobre a obesidade, tenho noção que é preciso educar os nossos filhos com os melhores hábitos alimentares pois a nossa atitude pode ter consequências mais tarde no seu bem estar.

Não é dietas, mas sim educar sobre o que comer e como comer. Os doces fazem parte da infância das crianças e não ambiciono retira-los mas sim dosear.

Se hoje tem uma festa, come mas no outro dia come snacks saudáveis.

Um vida equilibrada é uma vida feliz! Sem exageros, sem fundamentalismos.

Ainda hoje a Nutricionista Sandra Santos, mais conhecida pelas "Papinhas da Xica" disse que a forma como comemos enquanto somos são crianças vai comprometer o nosso corpo e metabolismo.

Vim da sua consulta mais consciente, com algumas ideias de snacks tão simples e saudáveis e que podem ajudar a saciar das gulodices.

São poucas as mudanças a implementar, são mais truques saudáveis que trouxe hoje.

Não quero o meu filho magro, não é isso que quero, não trouxe uma dieta mas sim ferramentas para o ajudar a comer de forma mais consciente.

Já tinha o livro da Sandra e adoro seguir as suas receitas simples e saudáveis. Identifico-me com a sua forma de estar por isso não tive dúvidas da a escolher como nutricionista dos meus filhos.

Daqui a um mês vamos ver se já temos um FM menos "bolinha".




Sejam Bem-vindos ao Desenvolve-T

14.10.19
Ver um projeto passar do papel para algo palpável é uma sensação única mas cheio de nervosismo à mistura.

É como se déssemos alma às nossas ideias e sonhos. Sempre acreditei que são os nossos sonhos que nos comandam. Uma pessoa sem sonhos é uma pessoa sem certezas de si própria.

Pelo meio dos sonhos existem dúvidas, incertezas e muitos medos, mas a força dos nossos sonhos é sempre mais forte e foi com as incertezas engolidas com as certezas que fui em frente.

O Desenvolve-T, deixou de ser um sonho, ou um "rascunho" num bloco de notas, é muito mais que isso, é um Centro Infantil de Terapias, construído por uma mãe e uma terapeuta. Com os dois lados, a visão técnica e a visão emocional que tanto é preciso no mundo das necessidades especiais.

Sei exatamente o que uma mãe procura quando se dirige a um centro de desenvolvimento infantil, sei de cor as suas angústias, os seus medos e as suas expetativas.

Depois existe o outro lado, o lado técnico e que é o motor para que tudo aconteça e nisso a terapeuta do T é brilhante.

As duas aliámos a técnica com o lado emocional, tudo num só.

Uma equipa multidisciplinar pensada ao detalhe para cada criança, onde se vê a criança como um todo, em que se analisa as suas necessidades, se acredita nela e que se dê tudo para o melhor desenvolvimento da criança.

O Desenvolve-T é isto, é mais que uma "casa aberta", é uma família.

Em Julho abrimos portas a medo porque tínhamos Portugal de férias, tinha a MC com semanas mas mesmo assim fomos em frente.

Seguimos firmes com os nossos valores e objetivos e tivemos pais que acreditaram em nós desde o primeiro dia e que nos provaram que nunca tivemos erradas.

Sábado inaugurámos oficialmente as portas da nossa casa.

Sem bem-vindos!

Partilhem o nosso/vosso Desenvolve-T.



Ter tempo para estar doente

10.10.19
Voltar a ter uma mastite foi sempre um dos meus maiores medos.

Assim que acordei, senti uma dor forte na cabeça, daquelas que mais parecia que não tinha chegado a ir à cama. Depois senti um caroço no peito, até que ao fazer uma massagem percebi que não era um caroço mas sim algo que ao toque me doía.

Pensei de imediato na mastite mas achei que talvez fosse só o cansaço a falar mais alto, mas à medida que o dia ia passado o peso na cabeça mantinha-se e os calafrios começavam. O frio era tanto que cheguei  a ligar o aquecimento do carro para me aquecer.

Fui piorando e às 19h já sem forças, deitei-me. Valeu-me a minha mãe que me ficou com os boys e o meu marido que está a tomar conta da MC, visto que eu não estou mesmo bem.

O meu médico mesmo estando de férias, foi incansável e passou-me de imediato o antibiótico e agora sinto-me ligeiramente melhor.

Espero amanhã acordar bem pois na realidade eu não tenho tempo para estar doente.

Como recebo muitas mensagens sobre mastites envio os sintomas de alerta para que possamos atuar o mais rapidamente possível:
  • Febre
  • Dores no corpo
  • Calafrios
  • Mama inflamada (avermelhada e com ingurgitamento)
Queria escrever-vos sobre o batizado mas não tive forças para tal. Desculpem!!

Um beijinho 





Estimular a brincar

9.10.19
Acredito que se não fosse mãe do T, não sabia metade sobre estimulação precoce ou desenvolvimento infantil. E isso não me fazia menos mãe por isso. A questão é que se fala de tudo na maternidade, dos cuidados a ter com a roupa, das massagens anti cólicas, da preparação do banho entre muitos outros assuntos. Mas o mais importante esquece-se, o desenvolvimento da criança.

É sabido que a vida obrigou-me a saber mais sobre algo que até então desconhecia.

Hoje sei que sou uma mãe muito mais atenta, preocupada e que olha para os brinquedos com outros olhos. Com os olhos de quem tenta perceber o seu verdadeiro objetivo e em que é que este pode ajudar a potenciar o desenvolvimento.

Há cinco anos havia muito pouca informação e poucos brinquedos adequados às crianças/bebés com necessidades especiais. Simplesmente não havia! Era preciso dar largas à imaginação e criar os próprios brinquedos, longe dos tradicionais e com objetivos muito específicos.

Felizmente que os tempos mudaram e hoje em dia a sociedade está mais atenta a este tipo de brinquedos e o melhor de tudo é que a maioria são marcas Portuguesas!!

Exemplo disso é a LuMa que criou um conjunto de brinquedos sensoriais que visa estimular e desenvolver os cinco sentidos do bebé (visão, cheiro, toque, paladar e audição).






As almofadinhas sensoriais estimulam os quatro sentidos: Visão, pelas diferentes cores apresentadas; o cheiro pelas sementes de alfazema; o toque pelo tipo de tecido e recheio e consequentemente a audição pois cada almofada produz um som diferente.

7 Dicas para ajudar a cuidar do "nariz entupido"

8.10.19

Desta vez fala-vos do vulgarmente denominado “nariz entupido” que se trata na verdade de uma obstrução nasal.

Os recém nascidos têm tendência a ter uma obstrução nasal fisiológica, mais notória no período neonatal, ou seja associada à reduzida dimensão das fossas nasais. Facilmente estes pequenos orifícios ficam preenchidos com as secreções, vulgarmente denominadas “ranhocas” que são produzidas por vezes em maior quantidade. Podem saber mais aqui.

Esta obstrução muitas vezes torna-se uma preocupação porque os bebés têm uma respiração predominantemente nasal, pelo que que se o nariz está entupido…a respiração não é eficaz e pode interferir com o seu bem estar e principalmente com a alimentação! 



O que fazer?
  • Manter o nariz o mais limpo possível principalmente antes das refeições e antes de dormir
  • Limpar com soro fisiológico ou quando secreções mais espessas ou em maior quantidade tem vantagem a utilização do soro hipertónico
  • Limpar alternadamente cada narina, fechando a boca
  • Elevar a cabeceira da cama acima dos 45º, favorecendo a expansão torácica e drenagem das secreções 
  • Fracionar as refeições – menos quantidade de alimento mais vezes ao dia
  • Oferecer (mais) água 
  • Caso a limpeza do nariz não tenha sido eficaz, recorrer ao aspirador nasal, sempre após colocação de soro e principalmente antes do dormir. A utilização do aspirador nasal não deve ser desmedida.