Era suposto ter começado a escola... ERA! Isto se eu tivesse ganho a coragem suficiente para os deixar ir.
Mesmo sabendo o trabalho que iria ter com a minha decisão, não consegui. A dias de começarem decidi que ficariam mais uma semana.
Optei por deixar a minha vida de lado e usufruir ao máximo da companhia deles.
A escola pode esperar mas o tempo com eles, não. Sei de antemão que este ano vai ser ambicioso para mim, com uma bebé pequena, com o Desenvolve-T a dar os primeiros passos, com o T nos 5 anos que só por si vai alterar toda a dinâmica familiar pois o horário é mais exaustivo, juntando a isto as terapias... Bom! É melhor não pensar já....
Nunca lidei bem com o regresso à escola. Depois de um mês intenso com os meus filhos custa sempre deixá-los ir.
E neste Setembro não é só um a ir mas sim dois. O FM vai pela primeira vez para a escola.
Com três anos e cinco meses está mais que na altura de começar mas mesmo sabendo isso custa vê-lo sair do ninho.
Sinto que precisa, mas tenho consciência que o início ou vai correr muito bem ou vai correr muito mal. Ele é mais dependente de nós e mimado ao contrário do T que é super despachado.
Uma coisa tenho como certa na próxima semana vou deixá-lo de coração nas mãos. E vamos ver quem chora primeiro se eu ou ele. Mãe sofre...
Nunca lidei bem com o crescimento dos meus filhos é talvez o meu maior defeito como mãe, sofro muito quando os vejo passar etapas, uma mera mudança de cama para mim já é um drama. Faço render sempre tudo ao máximo, talvez seja a minha consciência a não querer que cresçam.
Aos poucos vou reorganizado a casa para receber mais um ano letivo. Vou estruturando os dias e dando-lhes mais rotinas para que na próxima semana seja tudo mais fácil para todos.
O T entretanto já começou as terapias porque isso para mim é o mais importante nesta fase e ele pouco se importou pois as saudades eram tantas da terapeuta que até corre só para ir "trabalhar".
Até lá vamos ou vou preparando-me para mais um ano.
13 Dicas para preparar uma festa de SONHO
30.8.19
Não é fácil preparar uma festa de anos, implica sempre listas infindáveis de coisas que temos de organizar e preparar.
Há quem as organize sozinha e quem peça ajuda. Tudo é válido!
Quando temos ajudas e alguém a pensar por nós é sempre mais fácil de gerir. Quando somos nós a preparar tudo é uma valente "dor de cabeça" mas das boas.
Mas independentemente de tudo é vermos o nosso filho feliz pois o melhor de tudo é vê-los felizes.
Dicas para montar uma festa de sucesso:
Há quem as organize sozinha e quem peça ajuda. Tudo é válido!
Quando temos ajudas e alguém a pensar por nós é sempre mais fácil de gerir. Quando somos nós a preparar tudo é uma valente "dor de cabeça" mas das boas.
Mas independentemente de tudo é vermos o nosso filho feliz pois o melhor de tudo é vê-los felizes.
Dicas para montar uma festa de sucesso:
- Preparar a festa com dois meses de antecedência
- Escolher o tema, o estilo e as cores. É o ponto de partida para tudo começar.
- Fazer a lista de convidados - Convites
- Escolher o local consoante o número de convidados e a altura do ano.
- Elaborar no papel um esquema de como vamos querer as mesas
- Ver as loiças que temos em casa e o que podemos adaptar
- Fazer uma lista do que temos de comprar (artigos de decoração e flores se for o caso)
- Fazer um estudo de mercado em várias lojas de festas para que consigamos gerir o orçamento da melhor maneira.
- Após esse estudo começar as compras.
- Escolher o bolo, cakepops, cupcakes e bolachas. Não esquecer que por norma estas três coisas são as mais importantes da mesa.
- Contratar serviço de animação (se for o caso)
- Fazer a ementa
- Elaborar a lista de compras mediante a ementa.
Depois desta "trabalheira" já estamos a dias da festa e é preciso ultimar os preparativos e ensaiar a mesa para que no dia seja mais fácil montar tudo.
A festa dos 5
29.8.19
No início do ano quando pensei nas festa do T, pensei no Rei Leão, gosto da história e a forma que o Simba é apresentado à selva, faz-me lembrar a forma como fizemos com o T, sem medos e com muito orgulho.
Entretanto começou a febre do rei leão e fiquei sem vontade de fazer para já este tema. Lembrei-me que o T é fã da Masha e do Urso e achei que gostaria mais deste tema. Perguntei-lhe e ele escolheu sem hesitar a Masha e o Urso.
Os cinco anos trazem uma maior independência, começam a gostar de escolher, a festa já não é só para amigos dos pais mas sim para os deles e nós pais só temos que aceitar pois acima de tudo a festa é deles.
Este ano tive a oportunidade de trabalhar com a Ana da Chans Events Planner e cada festa foi uma agradável surpresa por isso não pensei duas vezes em escolher uma vez mais os seus serviços para tornar este tema o mais querido possível.
Não gosto de temas com cores muito fortes porque não me identifico, por isso tinha tanta medo deste tema, disse à Ana a minha preocupação mas como já me conhece disse-me para ficar tranquila. E com duas crianças pequenas e um bebé não tive tempo para me preocupar e ainda bem porque tinha sido em vão.
Assim que vi o convite fiquei mais calma mas sempre muito expectante de como é que a Ana iria conciliar o meu gosto com este tema tão "comercial".
Quando vi a mesa montada não queria acreditar no que via, por mais que tivesse idealizado, nem nos melhores sonhos conseguia ver uma mesa como aquela.
Adore! Que gira, que bom gosto, que cores e sempre sem esquecer as personagens principais.
Entretanto começou a febre do rei leão e fiquei sem vontade de fazer para já este tema. Lembrei-me que o T é fã da Masha e do Urso e achei que gostaria mais deste tema. Perguntei-lhe e ele escolheu sem hesitar a Masha e o Urso.
Os cinco anos trazem uma maior independência, começam a gostar de escolher, a festa já não é só para amigos dos pais mas sim para os deles e nós pais só temos que aceitar pois acima de tudo a festa é deles.
Este ano tive a oportunidade de trabalhar com a Ana da Chans Events Planner e cada festa foi uma agradável surpresa por isso não pensei duas vezes em escolher uma vez mais os seus serviços para tornar este tema o mais querido possível.
Não gosto de temas com cores muito fortes porque não me identifico, por isso tinha tanta medo deste tema, disse à Ana a minha preocupação mas como já me conhece disse-me para ficar tranquila. E com duas crianças pequenas e um bebé não tive tempo para me preocupar e ainda bem porque tinha sido em vão.
Assim que vi o convite fiquei mais calma mas sempre muito expectante de como é que a Ana iria conciliar o meu gosto com este tema tão "comercial".
Quando vi a mesa montada não queria acreditar no que via, por mais que tivesse idealizado, nem nos melhores sonhos conseguia ver uma mesa como aquela.
Verbo IR
28.8.19
Ao longo destes cinco anos como mãe tenho-me moldado, tenho posto para trás o meu perfeccionismo, descomplicado mais, abdicado de uma vida toda em "ordem" em prol de uma vida mais tranquila, com menos stress.
Acredito cada vez mais na filosofia "slowliving", no verbo ir e no estar.
Por vezes não é fácil, é preciso trabalhar o nosso eu juntamente com o nosso cérebro, é preciso ver outros estilos de vida para que consigamos moldar o nosso com os nossos princípios.
É preciso respirar fundo, desbloquear o cérebro, fechar a porta e ir.
Sou aquela pessoa que não sai de casa sem uma almofada fora do sítio, e aqui é a parte mais difícil de trabalhar a minha cabeça, aos poucos vou conseguindo fechar os olhos mas não é fácil.
Sempre ouvi a minha mãe dizer que a casa pode esperar e a nossa vida não, e cada vez mais lhe dou razão.
Sair sem relógio é outra das ferramentas que implementei para mim, sem metas e objetivos, apenas ir ao sabor do vento, sem planos.
Quando isso acontece não existe stress, não existem discussões e a nossa paciência ganha uma dimensão muito maior.
Hoje foi exemplo disso, acordámos, arrumei a casa sem pressas, e fomos, só tínhamos o destino, no meio fizemos e refizemos os planos. E o bom de não haver planos é não corrermos por objetivos que só nos dão stress em vez de tranquilidade.
Segunda a rotina e os horários voltam a instalar-se na nossa casa, até lá e sempre que podemos é aproveitar e viver sem eles.
Adorava um dia ter a coragem de escrever no céu o verbo IR sem data para voltar. Mas aqui só para nós, isso implicaria tanta coisa que não tenho a coragem necessária.
E vocês como vivem?
Acredito cada vez mais na filosofia "slowliving", no verbo ir e no estar.
Por vezes não é fácil, é preciso trabalhar o nosso eu juntamente com o nosso cérebro, é preciso ver outros estilos de vida para que consigamos moldar o nosso com os nossos princípios.
É preciso respirar fundo, desbloquear o cérebro, fechar a porta e ir.
Sou aquela pessoa que não sai de casa sem uma almofada fora do sítio, e aqui é a parte mais difícil de trabalhar a minha cabeça, aos poucos vou conseguindo fechar os olhos mas não é fácil.
Sempre ouvi a minha mãe dizer que a casa pode esperar e a nossa vida não, e cada vez mais lhe dou razão.
Sair sem relógio é outra das ferramentas que implementei para mim, sem metas e objetivos, apenas ir ao sabor do vento, sem planos.
Quando isso acontece não existe stress, não existem discussões e a nossa paciência ganha uma dimensão muito maior.
Hoje foi exemplo disso, acordámos, arrumei a casa sem pressas, e fomos, só tínhamos o destino, no meio fizemos e refizemos os planos. E o bom de não haver planos é não corrermos por objetivos que só nos dão stress em vez de tranquilidade.
Segunda a rotina e os horários voltam a instalar-se na nossa casa, até lá e sempre que podemos é aproveitar e viver sem eles.
Adorava um dia ter a coragem de escrever no céu o verbo IR sem data para voltar. Mas aqui só para nós, isso implicaria tanta coisa que não tenho a coragem necessária.
E vocês como vivem?
| Bugaboo |
| Pés de Cereja |
2 meses
27.8.19
2 meses teus e meus
2 meses nossos
2 meses intensos
2 meses inesquecíveis!
O sonho tornado realidade.
A viver um dos melhores momentos da minha vida, da nossa família.
Dois meses cheios de colo, de mimo, de beijos e abraços, de um namoro sem fim, sem medos e culpas!
Com a consciência que este tempo passará e jamais voltará atrás.
2 meses nossos
2 meses intensos
2 meses inesquecíveis!
O sonho tornado realidade.
A viver um dos melhores momentos da minha vida, da nossa família.
Dois meses cheios de colo, de mimo, de beijos e abraços, de um namoro sem fim, sem medos e culpas!
Com a consciência que este tempo passará e jamais voltará atrás.
![]() |
Fofo | Me and Piki Placa | Caturra |
Amanhã é dia de festa
23.8.19
O mês de Agosto é óptimo mas no que respeita a fazer anos é sempre agridoce pois é mais difícil reunir os amigos pois a maioria está de férias. Assim optámos por fazer uma vez mais a festa no fim do mês a fim de não atrapalhar as nossas férias e também para reunirmos o máximo de amigos e familiares.
Este ano tinha todas as “desculpas” para não fazer a festa mas confesso que a minha consciência não me deixou pois se há pessoa que gosta de celebrar os anos é o T.
Ele vibra em ter os amigos reunidos e com os Parabéns, que já é da praxe cantarmos vezes sem conta.
O T é fã da Masha e do Urso por isso o tema será esse, vai haver uma surpresa ao cantarmos os Parabéns mas isso vai ser surpresa até amanhã 😉
Acompanhem toda a festa pelo Instagram.
As nossas férias a 5
22.8.19
Não posso dizer que foram as melhores férias do mundo porque não as senti como tal mas já sabia que seria assim, faz parte e isso não me deixa triste.
A minha única preocupação era que o T e o FM tivessem as suas férias, que se divertissem e fossem felizes.
Na vida há tempo para tudo, é preciso respeitar os momentos em que nos encontramos, a praia e a piscina não vão acabar e para o ano lá estarão à minha espera no mesmo local onde as deixei em 2018.
O meu foco principal, além do T e do FM, é a MC. É nela que estão centradas todas as minhas atenções pois é agora, que ela precisa de sentir os meus braços e o meu cheiro e não "amanhã".
Como sempre rumamos ao Sul com toda a família, ao todo éramos 10. Uma casa cheia e muito barulhenta.
O que mais me custou foi não ter aproveitado a felicidade dos meus filhos, senti que eles fugiram-me das mãos. Enquanto eles estavam na praia eu estava em casa a cuidar da MC, sempre que iam era um vazio que invadia o meu coração.
Valeu-me o pai que mandava fotografias e vídeos para que me sentisse um pouco mais perto deles. Foi pai e mãe tantas e tantas vezes. E garantiu acima de tudo que se divertiam.
Emocionalmente para mim foi difícil, houve dias em que só queria ir... tinha medo que eles não compreendessem, que eles sentissem a mana como alguém que lhes roubou a mãe.
A minha única preocupação era que o T e o FM tivessem as suas férias, que se divertissem e fossem felizes.
Na vida há tempo para tudo, é preciso respeitar os momentos em que nos encontramos, a praia e a piscina não vão acabar e para o ano lá estarão à minha espera no mesmo local onde as deixei em 2018.
O meu foco principal, além do T e do FM, é a MC. É nela que estão centradas todas as minhas atenções pois é agora, que ela precisa de sentir os meus braços e o meu cheiro e não "amanhã".
Como sempre rumamos ao Sul com toda a família, ao todo éramos 10. Uma casa cheia e muito barulhenta.
O que mais me custou foi não ter aproveitado a felicidade dos meus filhos, senti que eles fugiram-me das mãos. Enquanto eles estavam na praia eu estava em casa a cuidar da MC, sempre que iam era um vazio que invadia o meu coração.
Valeu-me o pai que mandava fotografias e vídeos para que me sentisse um pouco mais perto deles. Foi pai e mãe tantas e tantas vezes. E garantiu acima de tudo que se divertiam.
![]() |
| Calções de banho | Baby by Pikis |
Emocionalmente para mim foi difícil, houve dias em que só queria ir... tinha medo que eles não compreendessem, que eles sentissem a mana como alguém que lhes roubou a mãe.
Subscrever:
Mensagens (Atom)






















