Há quem dê por gosto, há quem o faça por "obrigação" e há quem simplesmente mande secar o leite.
Todas estas decisões são válidas, acredito que uma mãe não se meça por dar de mamar ou não.
Contudo sou a favor da amamentação, primeiro porque é algo provado pela organização mundial de saúde do seu benefício para o nosso filho. E embora o leite adaptado esteja em constante aperfeiçoamento a sua fórmula e por mais boa que seja, há coisas que só a mama consegue dar, e não sou eu que o digo são as próprias marcas que o afirmam. Segundo sentir que aquele momento é só nosso é de um valor incalculável e isso não se sente através de um biberon.
Mas para amamentar é preciso querer, perceber os seus benefícios e acima de tudo ter uma estrutura emocional forte porque é muito fácil para uma recém mãe ceder ao leite adaptado só porque sim. Infelizmente nos hospitais é mais fácil dar para a mão de uma mãe um biberon do que ajudá-la com a pega.
E aqui não condeno as mães mas sim a falta de sensibilidade que se tem nos hospitais e isso é muito fácil de se ver nos hospitais que não são "amigos do bebé".
O processo da amamentação pode ser fácil mas também pode ser atribulado, depende de vários factores, são subidas de leite difíceis, das dores que sentimos como se agulhas se tratassem, horas infinitas de mama que nos levam completamente à exaustão.
E aqui precisamos de ser fortes, de perceber acima de tudo o que queremos para nós e para os nossos filhos e no caso de querermos amamentar devemos de procurar ajuda em enfermeiras especializadas em leite materno ou mesmo uma CAM - Conselheiras de aleitamento materno para tentar perceber o o nosso corpo e os sinais do nosso bebé.
Não podemos duvidar de nós próprias pois o leite fraco é dos mitos maiores da maternidade pois é algo que não existe. O nosso corpo apenas vai fornecer o necessário para aquele bebé.
Há bebés que procuram mais vezes o peito não porque estão com fome mas como forma de aconchego e isso é muito importante perceber para que não duvidemos do nosso leite.
Se a nossa decisão for não continuar, pelas dores iniciais, pela privação que sentimos ou por outro motivo que seja só o temos de admitir e não nos sentirmos inferiores a outras mães que decidem amamentar.
Felizmente que uma mãe não se mede pela amamentação!
Dei mama aos meus filhos e quero muito dar à MC. Tive duas experiências completamente diferentes, a do T correu super bem e ele mamou até aos cinco meses mas admito que fui fraca e deixei-me levar pelos comentários "ainda mama?" "O teu leite já não o alimenta"? "O teu filho precisa de mais quantidade que a que tu lhe dás" "Não conheço ninguém que tenha amamentado tanto tempo". Todas estas perguntas invadiram a minha cabeça até que cedi à pressão e desmamei o meu filho de um dia para o outro. Hoje arrependo-me e tenho a certeza que apenas fui uma mãe de primeira viagem sem a informação suficiente para ter força para seguir em frente.









