Se tivesse que eleger o mais difícil em ser mãe seria a gestão de tempo com os nossos filhos.
Todos os nossos filhos são diferentes, todos com necessidades diferentes mas todos a precisar de nós a 100%.
Seja mãe de 2, 3, de 4 ou de 5 este será sempre o meu maior "drama". A minha maior fragilidade.
A vida corre de uma forma veloz, e há dias que deixamos de controlar. Temos de nos desdobrar em 1000 para que possamos estar presentes em tudo o que é preciso.
É enquanto crescem que querem sentir a nossa presença, o nosso toque, o nosso olhar, o nosso cheiro. É enquanto crescem que precisam de nós.
E quando somos mães de dois ou mais filhos muitas vezes torna-se difícil gerir todas estas necessidades e emoções que tantas vezes coincidem uns com outros.
O não poder estar nos dois lados ao mesmo tempo ainda é algo impossível e o que me deixa um sabor amargo pois é inevitável de não nos culpabilizarmos.
Eles fazem parte de nós e estão no meio de todas as nossas tarefas, são os nossos filhos e só querem a nossa presença.
O FM não melhorou o que nos obrigou a ir ao médico, mas a consulta coincidiu com as terapias do T, terapias essas que não dispenso acompanhar na primeira fila mas tive de optar...bem tentei arranjar forma de ir aos dois lugares mas era algo impossível de concretizar.
Da mesma forma que o T precisava de mim, o FM precisava ainda mais por isso ponderei e arranjei plano para o T ter as suas terapias e fui com o FM ao médico.
Estas escolhas por mais pequenas que sejam custam-nos sempre, o nosso coração fica sempre meio apertado por sabermos que para um ter o outro fica sem.
Mas isto também é crescimento, para eles e para nós.
E para quem ter perguntado o FM continua muito doente, está com gripe e ainda não saiu do meu colo desde 3ªfeira.
O poder de uma mãe
8.1.19
Custa tanto quando temos um filho doente, parece que deixamos de controlar para sermos nós os controlados por algo inexplicável.
O FM voltou a ficar doente. Estranho...porque ainda não está na escola mas como o irmão está acredito que traga todos os vírus e mais alguns cá para casa.
E por mais que queira é impossível controlar as trocas de chuchas e os beijinhos.
Mas é quando eles estão doentes que temos noção do quanto somos importantes para eles e o quanto eles precisam só de nós para se sentirem confortáveis e seguros.
Aqui não existe colo de pai, de avó comparativamente com o de mãe. Só querem o nosso e só se acalmam connosco.
E é nestas pequenas coisas que percebemos que eles são o nosso mundo mas que nós também somos o mundo deles.
Este tempo deixa qualquer pessoa doente, está muito frio, depois o sol muitas vezes engana e com isto começam as ficar doentes.
Para todas as mães que também têm os seus filhos doentes as rápidas melhoras!!
O FM voltou a ficar doente. Estranho...porque ainda não está na escola mas como o irmão está acredito que traga todos os vírus e mais alguns cá para casa.
E por mais que queira é impossível controlar as trocas de chuchas e os beijinhos.
Mas é quando eles estão doentes que temos noção do quanto somos importantes para eles e o quanto eles precisam só de nós para se sentirem confortáveis e seguros.
Aqui não existe colo de pai, de avó comparativamente com o de mãe. Só querem o nosso e só se acalmam connosco.
E é nestas pequenas coisas que percebemos que eles são o nosso mundo mas que nós também somos o mundo deles.
Este tempo deixa qualquer pessoa doente, está muito frio, depois o sol muitas vezes engana e com isto começam as ficar doentes.
Para todas as mães que também têm os seus filhos doentes as rápidas melhoras!!
Amor à primeira vista
7.1.19
Aqui já grávida mas ainda com pouca barriga.
Este Jumpsuit foi como amor à primeira vista. Aliás tudo nesta marca para mim é amor à primeira vista.
A Mahrla, é uma marca 100% portuguesa, de óptima qualidade e foi criada pela Sílvia, uma jovem cheia de pinta e com muito bom gosto! Cada coleção é uma perdição.
E para quem não conhece, aconselho a verem o site.
Este Jumpsuit foi como amor à primeira vista. Aliás tudo nesta marca para mim é amor à primeira vista.
A Mahrla, é uma marca 100% portuguesa, de óptima qualidade e foi criada pela Sílvia, uma jovem cheia de pinta e com muito bom gosto! Cada coleção é uma perdição.
E para quem não conhece, aconselho a verem o site.
Noites complicadas
3.1.19
20.30h - Acabei de deixar o T na sua cama a dormir. Ao contrário da nossa rotina foi para a cama muito mais cedo do que o normal.
Hoje ainda meio atordoado começou tudo outra vez, voltou às terapias e à escola e parece que já não estava habituado ao corre corre das suas tarefas.
Quando o fui buscar a terapeuta tinha-me dito que tinha sentido uma maior projeção da língua e alguma baba o que não é normal.
O que é certo é que comigo continuou com esse registo e ainda com muito choro à mistura.
Associei o seu choro ao cansaço e consequentemente antecipei o jantar e levei-o para cama.
No meio disto tudo a língua continuava muito projetada que é algo que me incomoda e que mexe comigo, tentei ignorar mas nem sempre é fácil.
Dei o jantar, entre teimosias, choros e desespero e frustrações (da minha parte) e aconcheguei-o a mim.
Senti que precisava de mim mais que nunca, mergulhei nos lençóis com ele e ali ficámos, sem choros e repreensões apenas mimo.
Meti de lado a minha exigência e a sua língua, respirei fundo e dei-lhe apenas o aconchego e a minha compreensão.
Adormeceu sereno e eu tranquila como mãe pois naquele momento fiz o melhor que soube.
Nem sempre é fácil eu sei mas hoje foi assim que o meu coração me indicou o caminho.
Com a certeza que o amanhã será melhor.
Resoluções para 2019
2.1.19
Acabaram as festas!
E os primeiros dias do ano são feitos de balanços e projecções para um futuro melhor.
Não tenho muitos objetivos, talvez porque sei que os que tenho já são de certa forma ambiciosos para mim e se chegar ao final do ano com eles cumpridos fico muito feliz.
O principal de todos é dedicar-me ainda mais à minha família, redefinir prioridades e perceber que sou apenas uma, com dois braços e duas pernas.
Este ano foi muito cansativo, foi um ano em que me dediquei muito ao Blog, em que trabalhei muito para conseguir atingir os objetivos propostos, em que acompanhei os meus filhos e onde geri a casa para que nada faltasse.
O que é certo é que a exigência foi tanta que dei por mim no último mês exausta psicologicamente, onde as forças começaram a faltar e onde comecei a perceber que estava a querer fazer tanto que acabava por não estar por inteiro em nenhuma delas.
A paciência começou a faltar com os meus filhos, comecei a esquecer-me constantemente de coisas e a cima de tudo fiquei sem forças. Acredito que a gravidez me tenha tirado bastante essa energia mas também sei que foi o acumular de responsabilidades que me deitou muito abaixo.
Contudo depois de muito refletir quero ter um ano mais calmo, quero dedicar-me ainda mais aos meus filhos, à casa, quero acompanhá-los, quero estar mais tempo de qualidade com os meus filhos e quero muito prepará-los para a mudança que mais um irmão implica.
Tenho 6 meses para lhes dar uma maior atenção porque sei que eles vão precisar.
Quero exigir menos de mim e deixar o tempo fluir mais, sem o peso de tantas tarefas.
Quero ainda passar mais tempo com as minha família, de preferência sem horários.
Quero rodear-me apenas de pessoas que me fazem bem e que me transmitem boa energia.
Quero passar menos tempo ao telefone, quero estabelecer horários para o usar, para que o meu cérebro também descanse das redes sociais que tanto tem de bom como de vazio e não quero de todo passar este exemplo aos meus filhos.
E por fim e jeito de contradição, quero dedicar-me a um novo projeto.
São estes os meus objetivos!
Fáceis para muitos, mas para mim ambiciosos.
Mas com força de vontade, saúde e amor tudo se consegue!
Bom Ano!!
E os primeiros dias do ano são feitos de balanços e projecções para um futuro melhor.
Não tenho muitos objetivos, talvez porque sei que os que tenho já são de certa forma ambiciosos para mim e se chegar ao final do ano com eles cumpridos fico muito feliz.
O principal de todos é dedicar-me ainda mais à minha família, redefinir prioridades e perceber que sou apenas uma, com dois braços e duas pernas.
Este ano foi muito cansativo, foi um ano em que me dediquei muito ao Blog, em que trabalhei muito para conseguir atingir os objetivos propostos, em que acompanhei os meus filhos e onde geri a casa para que nada faltasse.
O que é certo é que a exigência foi tanta que dei por mim no último mês exausta psicologicamente, onde as forças começaram a faltar e onde comecei a perceber que estava a querer fazer tanto que acabava por não estar por inteiro em nenhuma delas.
A paciência começou a faltar com os meus filhos, comecei a esquecer-me constantemente de coisas e a cima de tudo fiquei sem forças. Acredito que a gravidez me tenha tirado bastante essa energia mas também sei que foi o acumular de responsabilidades que me deitou muito abaixo.
Contudo depois de muito refletir quero ter um ano mais calmo, quero dedicar-me ainda mais aos meus filhos, à casa, quero acompanhá-los, quero estar mais tempo de qualidade com os meus filhos e quero muito prepará-los para a mudança que mais um irmão implica.
Tenho 6 meses para lhes dar uma maior atenção porque sei que eles vão precisar.
Quero exigir menos de mim e deixar o tempo fluir mais, sem o peso de tantas tarefas.
Quero ainda passar mais tempo com as minha família, de preferência sem horários.
Quero rodear-me apenas de pessoas que me fazem bem e que me transmitem boa energia.
Quero passar menos tempo ao telefone, quero estabelecer horários para o usar, para que o meu cérebro também descanse das redes sociais que tanto tem de bom como de vazio e não quero de todo passar este exemplo aos meus filhos.
E por fim e jeito de contradição, quero dedicar-me a um novo projeto.
São estes os meus objetivos!
Fáceis para muitos, mas para mim ambiciosos.
Mas com força de vontade, saúde e amor tudo se consegue!
Bom Ano!!
![]() |
| Look | Mahrla |
O Nº3 está a caminho
31.12.18
O segredo mais bem guardado nestas últimas semanas, a minha gravidez!
Confesso que foi difícil esconder mas optei por anunciar na passagem de ano porque faria sentido fazê-lo.
Foi um ano muito feliz e terminámos da melhor forma.
É um bebé desejado mas não planeado pelo menos neste tempo real ma isso conto-vos em breve.
Agora apenas quero partilhar convosco esta notícia que tanto nos deixou feliz!
Com a certeza que 2019 será um ano muito especial para a nossa família!
E desta forma entrámos na categoria das famílias numerosas!!
Um Bom ANO!!
Confesso que foi difícil esconder mas optei por anunciar na passagem de ano porque faria sentido fazê-lo.
Foi um ano muito feliz e terminámos da melhor forma.
É um bebé desejado mas não planeado pelo menos neste tempo real ma isso conto-vos em breve.
Agora apenas quero partilhar convosco esta notícia que tanto nos deixou feliz!
Com a certeza que 2019 será um ano muito especial para a nossa família!
E desta forma entrámos na categoria das famílias numerosas!!
Um Bom ANO!!
![]() |
| Look Calções | Match - Babies&Kids Meis e Carneiras | Pés de Cereja |
O nosso Ano
30.12.18
Ontem numa viagem peguei no telefone e mergulhei em todas as minhas fotografias deste ano, vi uma a uma e cada uma me emocionava mais, quando terminei percebi que tive um ano "do caraças".
Mas que ano! Mas que momentos felizes!
Foi um ano vivido intensamente, onde no meu subconsciente achei que o mundo podia acabar e decidi fazer tudo o que conseguia, talvez isso me tivesse dado uma maior noção da importância de valorizar o nosso tempo.
Valorizei o tempo como ninguém, contei minutos e até segundos e passei-os com as pessoas mais importantes para mim.
Houve amigos que dissiparam-se no tempo, que deixaram de ter importância, outros novos que ganhei, relações que se fortaleceram ainda mais, conheci pessoas maravilhosas, outras que valia mais não me ter cruzado e vivi acima de tudo para os meus! Para a minha família!!
Os meus filhos cresceram felizes, proporcionei-lhes experiências, rimos e chorámos juntos.
Uma das minhas 12 passas concretizou-se e o T continua no seu bom caminho e a fazer-me sonhar.
O FM mostrou que embora seja o nosso bebé, aquele filho que exige o nosso tempo, é de uma sensibilidade e de um coração enorme.
Os dois viveram um ano inseparáveis e ganharam uma cumplicidade inquebrável.
Percebi que não conseguia escolher entre um e outro por isso levei os dois comigo numas férias onde achava que seria bom ser só mãe de um.
O T engasgou-se o que podia ter corrido mal, a saúde da minha avó esteve em causa o que nos fez rever a nossa dinâmica familiar.
Subscrever:
Mensagens (Atom)












