Voltem filhos!

28.10.18
No ser mãe também faz parte respirar fundo, fazer-lhes as malas, dar-lhes um beijinho e dizer-lhes até já.

E se antes ainda me achava aquela mãe descontraída que gosta também do seu tempo e de viver um pouco para ela enquanto os filhos estão longe, na sexta feira ao fazer-lhes as malas percebi que essa mãe que achava que existia, nunca passou de ficção mera ficção da minha cabeça.

Não é fácil fazer-lhes as malas, sabendo que estarão dois ou três dias sem mim, é um aperto no coração inexplicável. Não que não se confiei nos avós mas porque eles embora sejam do mundo são muito nossos.

É como se o coração de mãe tivesse ligado a cada coração de filho por um fio fininho quase invisível e talvez seja por isso que qualquer coisa que lhes aconteça ou separação nos custe imenso.

Tenho noção que podia ter aproveitado muito mais, que podia ter descansado como devia, que devia ter passeado de mãos dadas, que podia ter me divertido ainda mais mas perfeita noção que essa felicidade que tenho dentro de mim jamais pode ser vivida e gozada sem eles.

Nesta fase já devia estar mais descomplicada, devia estar mais liberal, mas pelo vistos a idade não me deu isso pelo contrário. Quanto mais os tenho comigo mais quero estar.

Sofri, chorei pelos cantos da nossa casa por não lhes sentir o cheiro e por não lhes ouvir as suas gargalhadas, e até o acordar silencioso foi esquisito pois a nossa cama passou a ser muito grande só para dois.

Não foi fácil gerir estes dois dias sem eles, senti que tive tempo a mais e que me perdi nele.

Nunca pensei que me encontrasse neste nível emocional e percebi que a prática é muito mais que qualquer teoria.

Agora, voltem filhos! Porque eu preciso ainda muito de vocês e os meus braços estão loucos à vossa espera.


Agenda Lazer #10

26.10.18
As temperaturas prometem baixar por isso deixo-vos com 8 museus gratuitos para poderem usufruir deste fim-de-semana gelado.

Lisboa 
Museu Nacional do Azulejo
Museu Nacional dos Coches
Museu Nacional do Teatro
Museu Nacional do Traje
Panteão Nacional
Museu Calouste Gulbenkian (Domingo a partir das 14h)
Palácio Nacional de Mafra

Porto 
Museu Nacional Soares dos Reis


Bom fim-de-semana!!



Consultas de rotina

25.10.18
Os meses seguintes aos anos do T são feitos de consultas de rotina.

Lembro-me como se fosse hoje das palavras do Dr. Miguel Palha, as crianças com T21 tem de ser cuidadas, para que tudo seja visto a tempo de se resolver.

E é nisto que me foco todos os anos, as consultas não existem só porque sim, mas para que se tenha tempo de solucionar algum problema que apareça no entretanto.

A Tempo de sermos nós a dominar o problema e não deixar que seja ele que nos domine.

Para isso é preciso organização e algum tempo para que consigamos estruturar todo um check up que ditará a performance de mais um ano.

São várias as consultas e todas focadas na sua especialidade.

Pediatra de desenvolvimento, já está e passou com distinção. O Tomás apresenta uma fala acima do "normal", tem o padrão invertido, ou seja, a linguagem está superior à cognição o que é óptimo.
Para mim foi sempre o foco principal pois tenho a certeza se ele expressar-se bem terá várias (senão todas) as portas abertas para esta vida que nem sempre é fácil.

Consulta de Odontologia, embora tenha corrido bem, percebeu-se que não respirava pelo diafragma o que faz com que ele projecte a língua com mais frequência pois toda a sua respiração está em volta da boca. Contudo estamos em cima da situação para conseguir contornar.

Hoje foi dia de oftalmologista e terminámos mais uma consulta com um sentimento de vitória. Além de ser ter portado como um adulto, que até a mim me deixou perplexa está com uma visão fantástica.

Algumas consultas tenho aproveitado para fazer também ao FM pois embora saiba que não são consultas necessárias aproveito para despistar eventuais problemas.

Incrível como todos os anos o nosso coração bate com a mesma força que a primeira vez.



Compras inteligentes

24.10.18
Foi na semana passada quando as temperaturas baixaram repentinamente e que começaram a cair os primeiros pingos de chuva que me fez mudar o closet dos kids.

Percebi que do ano passado não se aproveitava nada tal foi o pulo que deram. Retirei toda a roupa de verão e percebi que tinham pouca roupa, principalmente de básicos que é o mais importante para o dia a dia.

Assim sendo ganhei coragem e fui às compras. Confesso que para o dia a dia tento escolher roupa o mais confortável e prática possível, pelo menos a escola do T assim o exige e faz sentido que assim seja.

Por estação existe sempre um dia que é inevitável não haver um arrombo no orçamento familiar, onde compro básicos, pijamas, sapatos e meias mas gosto que eles tenham o essencial no closet, depois ao longo da estação vou comprando algumas peças mais clássicas que não se encontram nas lojas mais comerciais. E assim vou compondo o roupeiro.

Não sou das mães que gasta muito dinheiro em básicos, porque na realidade são usados muito para a escola e em casa.

As lojas como a Zara, H&M, Primark e Zippy são óptimas. Estas lojas tem preços super acessíveis e de boa qualidade que vale a pena perder a cabeça.
Também me falaram da loja Kiabi mas confesso que ainda não fui ver.

Outra das lojas que também fui foi à Chicco, não tão barata como as outras mas consegui encontrar uns básicos óptimos.

Deixo-vos algumas sugestões para esta nova estação.

E se na roupa opto por peças mais baratas, já nos sapatos gosto que sejam de boa qualidade e aí não dispenso a Pés de Cereja. Agora já com loja online, podem ver aqui. 
E é nesta loja que também compro as pantufas e meias para a estação.

As compras da estação arrasam sempre a nossa carteira mas é importante equilibrar a qualidade sempre ao preço para que consigamos fazer compras inteligentes.

Zara - menina

Zara - menino

Menina e Menino - Primark
Fotografia Nº6 - Chicco

Embora goste muito de pijamas clássicos, não dispenso os da Primark porque são super quentinhos e a uns preços fantásticos.
Pés de Cereja 

Pequenos Estilistas

23.10.18
A Chicco está a desafiar os nossos filhos a desenharem as suas próprias roupas.

Pessoalmente adorei este desafio porque é sempre um bom pretexto para desenvolvermos a motricidade fina e dar asas á imaginação dos nossos filhos.

E se muitas vezes eles gostam de surpreender com a  combinação de cores e padrões que fazem na escolha da roupa, esta é a atura perfeita para lhes dar a oportunidade de aguçar esse gosto na sua própria criação.




Este passatempo tem sido uma diversão, não que estamos com esperança de ganhar mas porque é giro ver a sua criatividade a criar forma.

Mas quem ganhar terá a oportunidade de ver as suas roupas produzidas pela Chicco.

Nas lojas encontram material da Giotto para dar ainda mais vida ás suas criações.

Para participar, a criança só tem de desenhar a sua peça ou conjunto de roupa de sonho no formulário de participação, disponível em todas as lojas Chicco espalhadas pelo país ou online.

O passatempo termina a 31 de outubro.

Participem e vejam as roupas dos vossos filhos numa coleção Cápsula.




Batizado Mood

22.10.18
Ontem foi um dia muito feliz pois ganhámos mais um "filho".



Duarte mais querido

Túnica | Match Babies & Kids

Look | Silvanas 

Calção | Comprei em segunda mão. São raras as roupas que se estragam e muitas vezes há boas oportunidades em segunda mão.
Carneiras | Pés de Cereja



Casaco | Zara (Nova coleção)

Fotografias | Centrimagem
Dos fotógrafos melhores para casamentos e batizados.

Agenda de lazer #9

19.10.18
O fim-de-semana está aí à porta!! E o nosso vai ser muito intenso entre festas de aniversário e batizado.

O tempo deixou de convidar a tantos passeios ao ar livre por isso deixo-vos sugestões bem quentinhas para poderem ter um fds inesquecível!!

Lisboa

Teatro - Os Sete Cabritinhos - Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro (7€)
Big Bang - Centro Cultural de Belém (2,5€ a 4,5€)
Lisboa em Voo de peixe - CCB ((2,5€ a 4,5€)
O Principezinho - Tetaro Bocage (7,5€)
Uma visita à fábrica que iluminou Lisboa - MAAT (2,5 a 7€)
Arte moderna e contemporânea em Belém - Museu Berard (2,5€  5€)
Viagem a tempos medievais - Fundação Da Batalha de Aljubarrota (3,5€ a 7€)
CurtoCircuito - MATT (até 7€)
Como se pode ser uma marioneta - Museu da Marioneta
Segredos, cofres e casas-fortes - Museu do Dinheiro - Grátis

Porto
Pequena Sereia - Teatro Sá da Bandeira (10€)
Extinção - O fim ou o início - Centro de Congressos da Alfândega do Porto (8€ a 12€)
Balleteatrinho - Coliseu do Porto (10€)


Bom fim-de-semana!!