7 Anos de um grande Amor

1.10.18
7 Anos de um AMOR que cresce todos os dias mais um pouco.

O amor que há 7 anos já era o suficiente para decidirmos dar este passo tão importante numa relação.

Por opção própria, só saí de casa dos meus pais no dia em que lhe disse o "SIM", foi o revirar para uma vida mais independente, do nosso castelo cheio de sonhos, das paredes despidas com a sede que nelas escrevêssemos a mais bela história de amor.

Aquele amor que julgava ser o suficiente era tão pouco comparativamente com o amor de hoje, um amor simples, sem grandes "q's", com uma maior maturidade, com um respeito mútuo, com um companheirismo sem igual e com uma confiança e fidelidade que nos torna tão fortes e inabaláveis.

Juntos, pouco a pouco construímos o nosso castelo, com alicerces bem cimentados evitando assim que caía com os tsunâmis da vida.

7 anos de uma história de amor, cheia de linhas tortas, mas que se unem entre si e se torna numa das mais belas histórias de amor.

A três anos dos 10, e eu com vontade de reviver tudo o que ficou guardado nos nossos corações no dia 1 de Outubro de 2011.

O início de uma vida cheia de amor e de uma felicidade imensa.

A nós, meu único e grande AMOR!













A nossa casa nunca mais será a mesma

30.9.18
“Mãe não chores mais porque se continuares eu também vou chorar.
Mas sabes filha custa ver-te sair de casa porque nunca mais será a mesma coisa.
Mãe não digas isso, sai um, entram dois, mas filha é diferente... Esta casa nunca mais será a mesma. 

Não vou ter-te ao deitar, ao acordar, ao meio da noite... O teu cheiro, a teu sorriso quando chego a casa, o teu mau feitio quando és contrariada"

Respirámos fundo! Suspirámos as duas...demos a mão. E pediu-me para ser feliz.

Depois de um chá feito pela sua mão pedi-lhe autorização para fumar um cigarro à janela da cozinha e ali ficou a fazer-me companhia.
Despediu-se de mim com a certeza que aquela casa nunca mais seria a mesma e tinha razão, uma mãe nunca se engana.




Agenda de lazer #6

28.9.18

Mais um fim‑de‑semana cheio de calor, logo é sinónimo de atividades no exterior. Sou daquelas mães que sai e só volta com a certeza que já gastaram todas as energias por isso ando sempre à procura de bons programas.

Este fim de semana vais ser mais tranquilo para nós porque fazemos anos de casados e vamos dar uma escapela a dois pois também é preciso.

Deixo-vos umas sugestões para aproveitarem o fim‑de‑semana ao máximo e de preferência fora de casa:

Norte

Aldeia de Castro Laboreiro - Grátis
Situado no Parque Natural da Peneda - Gerês

Castelo de Guimarães - Gratuito até aos 12 anos e aos Domingos até às 14h

World of Discoveries - Na compra de bilhete adulto, oferta de bilhete criança até aos 12 anos. Dos 8€ aos 14€
Museu interativo e parque temático

Centro 

Quinta Pedagógica da Casa das Palmeiras - Dos 3€ aos 4.5€

Rodinhas Park - 4.5€
Um parque temático cheio de atividades, nomeadamente indolor de karts, campo de jogos, insuflável entre outros.

Portugal dos Pequenitos - Dos 5,95€ aos 9,95€. Gratuito até aos 2 anos

Sul

Monte Selvagem - Gratuito até aos 2 anos. Dos 11.5€ aos 13,5€.
Uma quinta cheia de animais selvagens e domésticos

Aldeia da Terra - De 1€ aos 2€
As exposições são verdadeiras bandas desenhadas a três dimensões

Praia da Furnas - Grátis

Madeira

Grutas de São Vicente - Dos 6€ aos 8€

Açores

Lagoa das Sete Colinas - Grátis

Desejo-vos um óptimo fim-de-semana e não se esqueçam de votar!!



Passatempo - Kit Recém Nascido

28.9.18
Já temos vencedora!!

Marta Fraga



Espero que seja muito útil para o seu bebé. Desejo as maiores felicidades :)

Obrigada por todas as participações e por terem feito deste passatempo um sucesso.

Podem ver o passatempo completo aqui.

FELIZ!

27.9.18
FELIZ!
FELIZ!
FELIZ!

Uma felicidade no seu expoente máximo foi o que senti quando de longe vi o nome deste Blog no ecrã da gala dos Blogs do Ano.

Para muitos pode ser um exagero toda esta felicidade mas para mim esta nomeação é mais que alimentar o ego (também é bom) é por tudo o que este Blog representa: igualdade, amor e união.

Nunca pensei que este Blog pudesse atingir esta dimensão, se alguma vez alguém me tivesse dito que isto iria acontecer não acreditaria mas é sinal que o T conquistou o vosso coração, os vossos sorrisos e entrou na vossa casa como filho, sobrinho ou neto.

Já chorei muito convosco mas já ri ainda mais, já avancei várias vezes e até já recuei outras tantas mas depois vem sempre o meu sonho ao de cima: MOSTRAR QUE TER UM FILHO COM TRISSOMIA 21 NÃO É NENHUM DRAMA, QUE É VIVERMOS COM A NORMALIDADE DE UM CROMOSSAMA A MAIS E QUE PODEMOS SER TÃO MAS TÃO FELIZES!

Esta nomeação representa acima de tudo ACEITAÇÃO por um mundo melhor, para que todas as crianças sejam aceites nesta vida que tem tanto de rosas como de cravos.

Agradeço em primeiro lugar ao meu filho por me ter dado a oportunidade de ser sua mãe.

Em segundo a vocês por estarem desse lado, a apoiar vezes sem conta, a rir, a chorar, por todo o carinho que dão vezes sem conta e que se tornam de certa forma também na minha familia.

E por último e não menos importante ao meu marido, pais, irmão, amigos e família em geral por me apoiarem, por estarem na frente disto tudo, por acreditarem tanto como eu neste meu sonho.

Ser nomeada, já é um ganho para mim, mas VENCER é ir à lua e voltar ahha por isso PRECISO DE TODOS OS VOTOS PARA FAZER ACONTECER ESTE TÃO GRANDE PRÉMIO!

1 VOTO POR DIA NOS BLOGS DO ANO, CATEGORIA E FAMÍLIA é o que precisamos.

Desejo a maior sorte do mundo às minhas companheiras desta categoria, todas elas grandes mulheres, mulheres que admiro, não que ganhe a melhor porque isso somos as .
Mas que ganhe eu ahah

Grande beijinho a todos e um abraço do tamanho do mundo do T




Brincos | Cat Vassalo 
Maquilhagem | Sparkl 
Jumpsuit | Zara 

É NOSSO!!

26.9.18
Escrevo-vos com os olhos a explodir de lágrimas, com o coração a bater e com uma profunda GRATIDÃO!

Fomos nomeados para os BLOGS DO ANO!!

Ainda não estou em mim e as palavras ainda me faltam tal é a explosão de sentimentos.

Este cantinho que é tanto meu, como vosso está nomeado, na categoria de família como um dos BLOGS com mais credibilidade da Blogosfera. 

Lembro-me como se fosse hoje do dia em que apresentei a minha ideia ao meu marido, em que me sentei à mesa da nossa sala para criarmos esta plataforma, em que escrevi o texto mais emotivo de sempre (tão forte que jamais o conseguirei voltar a ler por toda a sua carga emocional que acarreta). Da forma como foi conquistando o seu lugar nas plataformas digitais nunca perdendo a sua verdadeira essência, a sua genuinidade, um Blog é mais que uma revista "bonitinha", deve ser uma partilha de vitórias, de dificuldades, de uma vida igual a tantas outras, com tantos sorrisos e outras tantas lágrimas.

Um blog de uma família real, que mostra que o amor vence tudo!

Quando carreguei no botão pela primeira vez para partilhar sem filtros a nossa história de vida, tive medo, muito medo mas o meu objetivo e sonho foram mais fortes que todos medos que sentia. Tinha o dever de mostrar a realidade do que é ter um filho com Trissomia com o intuito de fazer com que todas as crianças com necessidades especiais fossem olhadas nos olhos e aceites tal como são.

Nos primeiros minutos a ser partilhado, criou-se uma onda de partilhas, de comentários e de mensagens que tornou este blog numa referência para tantas famílias.

Entretanto veio o Francisquinho Maria que nos preencheu por completo e que nos mostra o outro lado da maternidade, aquele lado fácil, descomplicado que tantas vezes é banalizado.

Hoje posso dizer que tenho o melhor dos dois mundos!

Atualmente este Blog, cresceu muito, contando já com mais de 5 milhões de visualizações.  E eu sou tão grata por todo o vosso carinho, por nos acompanharem, por viverem de perto cada frustração e festejarem as nossas vitórias como vossas.

Por isso digo, esta nomeação não é minha mas de TODOS NÓS!!

OBRIGADA POR FAZEREM DESTE BLOG, UM BLOG DE EXCELÊNCIA!










A nossa casa a nossa primeira escola

25.9.18

"Lisboa, segunda feira, 8:30 da manhã, hora em que está marcada a saída de casa. A mais nova, com um aninho, ainda ao colo, choraminga, não tirando os olhos da mãe. Parece pressentir que chegou o momento de trocar a casa da avó pela creche. O mais velho arrasta uma mochila de rodinhas, carregada de medos e de curiosidades sobre a nova etapa da sua vida. Dali a alguns minutos, os seus três aninhos irão valer-lhe para enfrentar um espaço, já visitado, mas ainda tão desconhecido e com tantas novidades para assimilar.

A mãe e o pai, para além da marmita, carregam um aperto que parece não caber no peito, e um nó no estômago de quem enfrenta o medo da vida.

O relógio que não para, acelera os pensamentos e os movimentos para que possam chegar a tempo da hora combinada para o acolhimento na nova escola… o pai fica com o mais velho, a mãe não arreda pé da mais nova.

Hoje, excecionalmente, os pais poderão levar as crianças às respetivas salas, e ver mais uma vez de perto, os espaços, os adultos e as crianças que irão partilhar brincadeiras e aprendizagens com os seus filhos. O momento da despedida chegou: à mais nova, um beijinho discreto depois de uma pequena brincadeira com a mãe no tapete da sala, ao mais velho, um abraço carinhoso e as duras mas firmes palavras “a mãe vem buscar-te antes do almoço, vai correr tudo bem”. A adaptação será progressiva: as crianças ficam só o período da manhã, depois introduz-se o almoço, depois o lanche, e no final da semana já são as crianças a pedir para ficar mais um bocadinho na escola.

Pai e mãe encontram-se novamente no carro, um abraço apertado e silencioso que se falasse diria o quanto é bom e ao mesmo tempo difícil ver os filhos crescerem e voarem pelas suas próprias asas.

Nenhum telefonema da escola, apenas os sorrisos no momento do regresso a cassa. Nesse dia, tudo correu bem. Nesse dia todos foram para a cama cedo, com a certeza de que o dia seguinte iria ser um bocadinho menos difícil. E assim foi durante toda a semana. Pais e filhos ficaram um bocadinho mais crescidos durante aqueles dias".


Esta tem sido a realidade de muitas famílias nas últimas semanas. Muitos pais identificar-se-ão com este cenário, para outros, o cenário foi bem mais trágico, com muito choro à mistura. E nos dias seguintes ao fim de semana, a tendência é sentir que os passos que todos deram em frente, parecem voltar para trás.

O processo de adaptação à creche e escola, para algumas crianças é mais rápido, para outras é mais lento.

Existem alguns fatores que facilitam uma adaptação e integração positiva das crianças e dos pais á nova realidade:

A idade certa

Não é possível indicar a idade ideal para a entrada na creche ou no jardim de infância. Quando a criança deixa de depender do leite materno e começa a introduzir os alimentos, a ida para a creche é uma opção, embora muitos bebés se estreiem ainda durante o período de amamentação. Pela questão afetiva e da vinculação, quanto mais tempo as crianças puderem ficar com a mãe ou com outros cuidadores da família que respeitem as necessidades e etapas do desenvolvimento do bebé e da criança, mais nutrida a mesma ficará. Todavia, não existem dados que indiquem que a entrada para a creche esteja associada a experiências negativas para os bebés, tal como concluiu um estudo do National Institute of Child Health and Human Development (Estados Unidos), que seguiu mais de mil bebés e crianças com idades entre um mês e os quatro anos e meio, entre 1991 e 2007. O mesmo estudo parece indicar que não foram encontradas diferenças de desenvolvimento entre as crianças que ficaram ao cuidado das mães e as que receberam cuidados externos desde tenra idade.

Assim, o mais importante para a criança é que quer no contexto familiar, quer numa creche e/ou jardim de infância, os cuidadores, respeitem as suas necessidades e acompanhem as etapas de desenvolvimento dos bebés e/ou crianças, estimulando-as tendo em conta o seu ritmo e características.