Dia de Batizado

19.9.18
O nosso Sábado passado foi passado em festa, batizamos a filha de uns amigos nossos. Aos poucos e poucos a família vai aumentado e é tão bom ver uma nova geração a crescer.

O T e o FM estavam radiantes pois sabiam que seria dia de festa, já nós sabíamos de antemão que não iríamos parar um segundo.

Começou logo com as vezes sem fim que saímos da igreja para fazer "xixi", embora o T ande de cueca fralda como vos disse (aqui), ao ver o irmão a pedir, também ele começa a controlar e a pedir. E no dia do Batizado ele fez sempre na sanita sem descuidos! Foi fantástico...

Depois já no almoço juntaram-se a dois meninos mais velhos que eles e não pararam um segundo. Saltaram, correram, descalçaram-se, sujaram-se, dançaram e foram mesmo os últimos a abandonar a festa. 

Tinha combinado com os meus pais irem buscá-los para que eu eo B pudéssemos estar mais à vontade mas o que é certo é que não foi preciso. Eles estavam tão felizes que fui incapaz de ligar à minha mãe para os buscar. 

Foi um dia em cheio, eles estavam felizes e nós ainda mais por os vermos a viver a festa em pleno.


Estava um dia super quente, para a ocasião escolhi uns calções iguais da Sonhos de bebé mas de cor diferente para ambos e uma camisa da Maria Saloia para dar um ar mais de festa.

Já os sapatos foram mesmo de ténis para que pudessem estar mais confortáveis e também porque não tenho mais sapatos. Tudo deixou de servir este verão e como as novas coleções já andam aí não fazia sentido gastar dinheiro em sapatos de verão.

Contudo achei que os ténis ficariam muito giros no look, quebrando um pouco o clássico.
O branco nos ténis é um risco muito grande mas combinaram na perfeição porque dá com todas as cores e adaptam-se a qualquer ocasião.
Estes ténis são da Pés de Cereja.







Uma vez mais recorri à Sparkl para me maquilhar e pentear. Um serviço de excelência que nos dá a oportunidade de ficarmos bonitas, sem stress e na nossa casa.
O vestido é da Massimo Dutti mas de há 6 anos.





Look Boys
Calções | Sonhos de bebe
Camisa | Maria Saloia 
Sapatos | Pés de Cereja 

Look Mum 
Cabelo & Maquilhagem | Sparkl

Brincar com as cores e madeira

13.9.18
Já é do vosso conhecimento o meu interesse por brinquedos didáticos. O T "obrigou-me" a olhar para os brinquedos com outro olhar pois ao contrário do que se possa pensar atrás de um brinquedo pode estar uma grande aprendizagem para as crianças.

Felizmente que aos poucos começasse a ver lojas que fogem ao conceito tradicional e arriscam em novos conceitos, mais ousados e muito mais didáticos.

Em tempos conheci a Bosque Feliz e fiquei fã!! Encontrei coisas que ainda não tinha encontrado em mais nenhum lado, como é o caso dos cartões com legumes e frutas reais que estimulam a linguagem e toda a área cognitiva. Antigamente fazia estes cartões de uma forma rudimentar, com muitas pesquisas na internet, imprimia e por fim plastificava.



É uma loja super importante para os técnicos de ensino especial assim como para todas as famílias que se preocupam com o consumo sustentável e parentalidade consciente.

Os brinquedos são todos de madeira e de produtos não tóxicos, fabricados com matéria prima sustentável, através de um comércio justo.




Quando entramos na loja, entramos num mundo imaginário de estimulação pelas cores e texturas. A maioria dos brinquedos são abertos e versáteis, sem idades impostas, ou seja qualquer criança pode brincar com os brinquedos de forma imaginativa, dando o seu próprio significado.

E o melhor de tudo é que além de ter loja física também tem loja online!!










Desfralde no seu tempo

12.9.18
Começamos o desfralde do T há um ano sensivelmente (podem ler aqui) mas ao contrário do que pensava está a demorar mais um pouco.

Já esperei e desesperei, até que este verão aceitei o seu ritmo.

O desfralde já foi um assunto muito debatido na nossa família, na escola e junto das terapeutas. Já avançamos e já recuamos vezes sem conta.

Mas foi no desfralde do FM que tudo fez sentido e que eu percebi que o T não estava preparado.

Não é uma questão de querer, de educação, é uma questão fisiológica, os orgãos do T ainda não estão preparados para controlar e para sinalizar o que torna impossível o desfralde.

Este Verão, disse para mim mesma que ele iria desfraldar, até que me apercebi que estou a obrigar a "natureza a fazer algo que não está preparada". Fui obrigada a racionalizar e a meter as suas necessidades à frente da minha vontade.

O T já poucas vezes faz na fralda, mas como na maioria não consegue controlar faz mesmo no momento em que tem vontade e só aí é que sinaliza. E tudo isto acaba por nos desgastar imenso, porque são roupas e roupas sujas, são tapetes e na rua chega mesmo a ser um drama. Por mais que não o repreenda ele percebe com o meu olhar que fez algo de mal.

E na realidade não é ele que está mal mas sim a mãe que não está a respeitar o seu tempo.

Assim sendo, pensei muito, debati ainda mais este assunto, o T volta à fralda mas em versão cueca! Vai continuar a ir as vezes necessárias à casa de banho mas nos seus descuidos não vai sentir olhares reprendedores. Vai estar mais confortável e com maior confiança nele próprio!

Entretanto como vos disse em cima o FM já desfraldou, aproveitei o desfralde do T para fazer o do FM aos poucos e poucos, sem grandes pressas porque não sabia se ele já estava preparado. Uns dias corria bem, outros nem tanto até que disse vamos voltar às fraldas porque ainda não está preparado e assim que o disse ele desfraldou no dia seguinte. Desde aí que nunca mais usou fraldas (só à noite).

São raros os descuidos, é super certinho e sinaliza o que torna todo este processo prazerosa para todos. Não houveram truques, incentivos, gritos, explicações, apenas aconteceu porque aquele era o momento certo.

Estou feliz com esta conquista do FM mas igualmente orgulhosa pelo T por me ter mostrado o seu caminho.

O caminho faz-se caminhando mesmo que no caminho encontremos pedras, é uma questão de as conseguir desviar sem magoar ninguém.




O início de mais um ano letivo

10.9.18





Começou hoje!

Mais um ano em que acordo com o coração a bater de forma mais acelerada, o dia em que lhe dou as mãos uma vez mais e lhe prometo que tudo vai correr bem.

Uma caminhada cheia de desafios e que pé ante pé o levará ao primeiro ciclo.

Ao longo das férias por várias vezes pediu escola mas hoje ao contrário dos outros dias chamou pela a Avó Mimi (Bisavó). Talvez porque lá no fundo do seu coração saiba que não há braços mais quentes que o de uma avó.

Disse-lhe que hoje iria para a escola, para uma sala nova mas que ía rever todos seus amigos. Deu-me o seu sorriso e lá foi todo feliz.

Entreguei-o uma vez mais à professora, apertei a sua mão e desejei-lhe toda a sorte do mundo.

Já o Francisquinho vai ficar em casa da bisavó mais um ano. Felizmente tenho este "luxo" e não abdico dele por nada. Tal como o T vai só iniciar a escola aos três anos, até lá fica no ninho e no aconchego que só uma avó sabe dar.



A minha avó tem de 76 anos e é daquelas mulheres que já não se fabricam, com uma força e uma garra incrível. É o meu maior apoio e das pessoas que mais admiro.

Para o ano vou deixar voar mais um pintainho e só de pensar o meu coração já aperta.

A todas as mães que hoje o coração também apertou um grande beijinho. Estamos juntas.





mmi

Uma tarde no SPA

9.9.18
Foi um fim-de-semana sem muitos planos mas aos poucos ele foi tomando o seu rumo.

O objetivo era gozar a casa que já tínhamos saudades, foram muitas semanas fora e as saudades de ficar pelas nossas quatro paredes eram mais que muitas.

O que é certo é que quando estamos em casa os dias parecem não ter fim e há sempre coisas para fazer... Eu que o diga!

Com o aproximar do regresso às aulas (que é já amanhã) optei por organizar os roupeiros, o  material escolar deste ano letivo e o quarto de brincar, que já andava cheio de peças soltas.

Estava exausta! Pouco tempo de qualidade tinha tido os meus filhos por isso optei por ir à tarde fazer um programa de SPA que já andava para fazer à algum tempo.


O Corinthia Hotel agora tem um menu com tratamentos especialmente para crianças dos 4 aos 12 anos.

Existe uma variedade de opções, como tratamentos faciais para as bonecas , manicure e pedicure de princesa ou massagem para super heróis e tratamentos de pais e filhos, que foi o que escolhi.

É uma experiência maravilhosa, que começa por um banho de espuma com eles num Jacuzzi privado seguindo-se de uma massagem de costas e um mini tratamento facial.

Na realidade quem aproveitou mais todo aquele ambiente de calma e tranquilidade fui eu. É um facto que o FM ainda não tem os 4 e isso automaticamente reflete-se no seu comportamento. O T desfrutou mais mas mesmo assim acho que pelos 5, 6 anos desfrutará mais do momento.

O contacto físico estimula as crianças positivamente e potencia o seu desenvolvimento, só por isso vale a pena.

Mais que bens materias, as experiências que lhes proporcionamos é o melhor que lhes podemos dar. E este programa está super bem pensado para criarmos laços ainda mais fortes com os nossos filhos.

É um óptimo presente que podemos dar aos os nossos filhos.

Saímos super tranquilos e leves. Agora sim estamos prontos para amanhã entrarmos com o pé direito em mais um ano letivo.

Boa semana!

Um beijinho










Passatempo Kit Recém Nascido

6.9.18
Comprar as primeiras roupinhas e os primeiros produtos para o nosso bebé é das melhores sensações que uma mãe pode ter.

Tudo é escolhido com muita delicadeza, com o nosso maior amor.  São expetativas e emoções que só se vivem naquele momento.

Preparar tudo dá-nos uma alegria imensa, o cheirinho da roupa de bebé, as cores, os tamanhos minis que nos fazem perder a cabeça vezes sem conta e todo um quarto que guarda inseguranças, sonhos  e um amor gigante por um ser que ainda não o conhecemos mas que já é o nosso maior feito.

E porque esta é das fases mais encantadoras para uma mulher tenho um miminho para vocês:

Um Kit recém nascido*
com os essenciais para o nosso bebé.

E para se habilitarem a ganhar apenas precisam de:

1. Fazer like na página Lucy's kids

2. Fazer like na página Tomás My Special Baby

2. Identificar três amigas no post mencionado

4. Terão de partilhar publicamente no vosso facebook o post referente ao passatempo

5. O passatempo termina no dia 12 de Setembro às 23.59h

6. O vencedor será eleito através do random.org e anunciado no dia 21 de Setembro após apuramento do regulamento.

Boa Sorte!

*Estojo de higiene bebé, termómetro, biberon, chucha, 2 babete, 1 gorro, 1 fralda de pano.








Voltar às terapias

4.9.18
Ao contrário da escola que só começa oficialmente para a semana as terapias já começaram.

Foi um mês que lhe dei "folga", e que dei a mim própria para nos esquecermos por momentos das terapias e de todo o esforço que isso acarreta a todos os níveis.

Ao longo do tempo fui-me moldando às necessidades do T.  Obriguei-me a dar mais tempo ao tempo, a ser mais tolerante, a fazer opções mesmo que para mim não sejam as ideias mas em contrapartida tornei-me mais exigente.

Como qualquer mãe quero o melhor para o meu filho e nestes quatro anos tenho lutado diariamente para encontrar a melhor equipa, já tive ilusões e até desilusões mas isso faz parte do processo.

Uma coisa tenho como certa não é fácil encontrar a equipa perfeita, leva o seu tempo, é preciso experimentar, outra vezes acertamos outras falhamos redondamente.

As terapias já fazem parte do nosso dia a dia.  As terapeutas que trabalham diariamente com o T e que lutam para que ele seja uma criança autónoma e feliz já são como família.

São várias as terapias que o T tem, talvez ainda pudesse ter mais uma ou outra mas não existe carga horária que aguente tanta coisa.

É uma luta diária, uma luta contra o tempo mas com a cabeça bem assente que o seu bem estar nunca fique em causa.

Obrigo-me a dar-lhe espaço para que ele seja criança e que viva para além das terapias.

É um trabalho de família e de uma equipa multidisciplinar para que ele seja uma criança equilibrada!

É por isto que luto todos dias, é disto que me alimento quando passo grande parte do meu tempo entre o leva e traz das terapias.

Faço questão que todas as terapeutas do T estejam alinhadas, focadas com os mesmos objetivos, em que "discutam" vezes sem conta o tema Tomás, que avancem mas que tenham a habilidade necessária para recuar quando é necessário.

É nelas que me inspiro, é nelas que me apoio nas minhas dúvidas e é nelas que lhes entrego os meus sonhos.

Em breve voltaremos a reunir, alinhar agulhas para um ano letivo cheio de sonhos e de trabalho pela frente.

Mas com a certeza que tenho comigo as melhores das melhores. A peça que faz o "xeque mate" está de volta e eu só posso ter a certeza que este ano será o melhor de todos!

A todas as terapeutas que trabalham arduamente para ajudar a crescer crianças e famílias felizes o meu muito obrigada. São vocês que nos iluminam o caminho e que nos dão a força necessária para continuar nesta luta que será sempre a maior das nossas vidas.