Vencedora do Passatempo Pés de Cereja

2.7.18
Já temos vencedora!!

E quem ganhou as sandálias mais giras para este Verão foi a

Vânia Oliveira 


PARABÉNS!!


Ao contrário do previsto o passatempo foi feito através do woobox.com.
Pés de Cereja 


Obrigada a todas as seguidoras que participaram neste passatempo cheio de pinta :)

Podem ver o passatempo completo aqui.

Danoninhos caseiros

1.7.18
Por norma aos fins-de-semana nunca estamos em casa, são sempre passados na rua, com poucos horários.

Andamos na maioria do tempo à maré do sol e do que nos apetece simplesmente fazer.

Mas este fim-de-semana foi diferente, foi feito sem grandes planos, em casa.

Deu para organizar muita coisa, para fazer as compras (chatas) do mês e hoje foi aquele típico dia de Domingo, em que meti o avental e despachei três máquinas de roupa, em que lhes preparei uma bolonhesa caseira cheia de bons ingredientes, em que lhes preparei a gelatina que tanto gostam e  que me aventurei a fazer os "Danoninhos".

Partilhei no Instagram e de repente tinha tantas mensagens a pedir a receita que foi inevitável não partilhar a receita. 

Deixo-vos aqui a receita, para que possam igualmente preparar para os vossos filhos.

É fácil! É bem mais barato! e muito mais saudável! 

Ingredientes
500g de leite (pode ser bebida vegetal)
1 embalagem de queijo creme
60 gr de leite em pó/ pacote de natas (utilizei natas de soja porque não tinha leite em pó)
1 saqueta de gelatina de um sabor à escolha
50g açúcar (utilizei amarelo)

Preparação
Aquecer  250g de leite e de seguida juntar a gelatina e envolver tudo até ficar uniforme.
Por fim juntar o queijo, o leite em pó ou natas, o açúcar e 250g de leite e misturar tudo numa liquidificadora.
Colocar em fresquinhos, fechar e levar ao frigorifico.

No caso de terem Bimby aqui vai:
Colocar 250g de leite no copo e aquecer 5min na temperatura 90º.
De seguida juntar a gelatina 30seg, vel.4.
Juntar o queijo, o leite em pó ou natas, o açúcar e 250g de leite  e misturar 30seg, vel.10.
Colocar em fresquinhos, fechar e levar ao frigorifico.

*Utilizei uns frascos que tinha de iogurte e deu para 8 cheios, o que me leva a pensar que se tivermos mini frascos dá para uns 20.

Espero que gostem!!

Desejo-vos uma semana muito feliz.








Segurança nos nossos filhos

28.6.18
Assim que os nosso filhos começam a gatinhar é preciso adaptar a casa para que nos certifiquemos que não existem perigos.

Aconselha-se inclusive que nos ponhamos de gatas para que tenhamos a perspetiva que os nossos filhos têm e assim perceber onde estão os maiores perigos.

Infelizmente existem algumas situações que não se conseguem evitar mas outras que conseguimos. Cada casa é diferente por isso cabe a nós identificar onde mora o perigo na nossa casa.

Pessoalmente optei por não ter mesa de centro na sala para que tenham maior liberdade de movimento e com o seu devido tempo fui "obrigada" a retirar tudo o que é peças de decoração de fácil acesso, nomeadamente na estante e em mesas de apoio.

Contudo deixo-vos algumas dicas transversais a qualquer casa.

  • Tapar todas as tomadas da casa;
  • Não deixar produtos perigos ao seu alcance (medicamentemos, detergentes);
  • Proteger as esquinas do quarto;
  • Verificar a temperatura de água com termómetro ou com o cotovelo;
  • Verificar a temperaria da comida;
  • Intalar fechos de segurança nas gavetas e portas;
  • Esconder os cabos dos aparelhos tecnologias;
  • Não ter à vista peças pequenos de brinquedos ou moedas;
  • Atenção aos tachos e frigideiras no fogão;
  • Não deixar nas varandas nada que os leve trepar;
  • Fechar bem as janelas;
  • Cuidado com as pilhas soltas em casa.

Espero que vos seja útil!

São pequenas mudanças mas que podem tornar um futuro mais feliz.

Existem também muitas dicas sobre a segurança no mundo digital que podem encontrar aqui: Kaspersky Lab.


O sono visto pela Enfermeira Ângela Baptista

26.6.18

A temática do sono é uma preocupação frequente entre os pais, por vezes, geradora de grande ansiedade. O que mais vos quero transmitir é que tanto nesta questão como em tantas outras (iniciar o caminhar, o falar…) cada bebé tem o seu ritmo próprio, é uma pessoa com caraterísticas únicas.

Então o que podemos fazer para ajudar? (perguntarão vocês) 

Muito, o primeiro passo é respeitar e conhecer o vosso bebé…os seus ritmos e necessidades! Acima de tudo não criem pressões em vós próprios, por comparações com o que vêm ou com o que idealizaram! No entanto, são vocês, os pais, que estarão lá para dar a segurança precisa. Com os estudos que vários autores têm realizado sobre esta matéria conseguimos “apurar” algumas estratégias que podem facilitar a “higiene do sono” respeitando as vossas características pessoais. Deixo-vos com algumas:

  •  Oferecer um ambiente envolvente calmo (baixo ruído, baixa luminosidade, poucos estímulos visuais)
  • Oferecer o “lugar de dormir” exclusivo (berço, cama) ou seja, que seja só para dormir e não esteja associado ao brincar.
  • Criar uma rotina familiar que procede o momento do sono, a partir dos (6M) (massagem, embalo, música, narração de histórias…)
  • Dar a oportunidade da criança adormecer na sua cama, no seu espaço, com um objeto de transição (peluche, fralda de pano…luz de presença) se a criança despertar na cama, sozinha, vai conseguir assim ter recursos seus para voltar a adormecer.
  • Quando a criança despertar… confortá-la com ela na cama…dizendo-lhe palavras securisantes “está tudo bem…a mãe gosta muito de ti…vamos dormir”.
  • Se mesmo assim não resultar … oferecer algum daqueles cuidados que a criança reconhece como parte da rotina do sono.
O toque através da massagem é uma das formas de transmissão de amor e empatia, são inclusivamente libertadas hormonas da “tranquilidade” como a ocitocina! A Mustela dispõe de um bálsamo reconfortante que pelos seus constituintes (pinho, camomila…) confere propriedades relaxantes, melhorando o conforto e estimulando a calma e o sono. A aplicação com massagem do peito, braços…tem muito bons resultados!



Almofada | Emília 


Enfermeira Especialista em Saúdeo Infantil e Pediátrica
Ângela Baptista
b_a_badobebe@hotmail.com

Um vestido Multitask

25.6.18
Um vestido Multitask da Trendy Bazaar.

Que tanto dá para usar na praia como numa festa de final de dia ou até mesmo para os dias mais casuais.






Agenda de lazer #4

22.6.18
Parece que o fim‑de‑semana estará bom para desfrutarmos do Verão que acabou de chegar.

Sugestões para terem dois intensos de atividades :)

Lisboa

Teatro Tivoli BBVA- A Origem de Bum 18h (+ 3 anos. Entre 8.5€ a 13€)
Parque Catarina Eufémea - Muita Tralha, pouca tralha (+3 anos. Grátis)
CCB - No fundo Portugal é mar (para todas as idades. Grátis)
CCB - Filho de peixe sabe... pintar
Lisboa Story Centre - A história da cidade de Lisboa (+6 anos. Ente 3€ a 7€
Castelo São Jorge - Morcegos no Castelo

Cascais
Casa da Horta da Quinta da Santa Clara - Semear para depois colher (Dos 3 aos 10 anos. Grátis)

Loures
Biblioteca Municipal José Saramago - As cantadeiras de histórias (todas as idades. Grátis)

Porto 
Fundação Serralves - Quem mora no Jardim (0+. 5€


Passear, passear, passear....ao ar livre!

Bom fim-de-semana!!


As mães também falham!

21.6.18
Isto de ser mãe, é mais que um ciência exata. Não existe o certo ou o errado. Os dias são feitos de instinto, de certezas e de muitas incertezas.

Por vezes achamos que estamos a caminhar na direção certa até que percebemos que o caminho que achávamos ser certo não ser o mais acertado.

A vida é isto mesmo e ninguém disse que educar e cuidar de um filho era tarefa fácil, é muito mais que mudar fraldas e alimentar.

Ser mãe aprende-se todos os dias mais um bocadinho, aprende-se com bons momentos, com  lágrimas e com avanços e recuos.

E hoje tive consciência que falhei redondamente!

Ter um filho com necessidades especiais na escola não é fácil, sei por outros pais que já passaram por esta experiência que o caminho é feito de muita luta e de muitos altos e baixos mas o meu positivismo eleva-me sempre a pensar que tudo vai dar certo.

Este ano foi talvez o mais desafiante para nós, o ano de mudanças, o ano em que o T entrou na escola, onde tive que adaptar vezes sem conta o seu horário, onde tive de estabelecer prioridades e muitas vezes baixar os meus objetivos em prol do seu bem estar.

Tenho um equipa multidisciplinar a trabalhar diariamente com o T, cada terapeuta tem a sua visão, a sua forma de ensinar e não é fácil gerir cada metodologia e unir todas numa só.

Foram feitos vários pontos de situação, ou melhor eu fui fazendo entre elas, o tempo nem sempre abona a nossa favor e não é fácil reunir sete terapeutas numa sala, eu consegui fazer duas (a segunda será amanhã) mas hoje tomei consciência que não foi o suficiente.

Na consulta com a psicóloga de desenvolvimento, percebi que a comunicação devia ter sido mais eficaz entre todas, que faltaram trocas de informações entre elas, que ficaram coisas para trás, que podia ter sido mais diretiva, que podia ter dado mais de mim, e que acima de tudo que devia ter estado mais atenta.

Houve coisas que concordei e outras que nem tanto mas a minha falta de experiência fez-me acreditar e confiar e esse foi o meu problema.