Que grande Perigo

2.6.18

"No dia 31 de Maio, sendo feriado e o meu filho não ter escola decidi combinar com a mãe de um amiguinho do meu filho para irmos ao Fun Park Feijão Verde para eles terem uma tarde de diversão em segurança. Chegamos lá por volta das 15h30, fiz o pagamento de 12,90€ para ter divertimento sem limite de horas e deram-me um cartão com o nome do meu filho que seria para registar a entrada e a saída do recinto, ficaram com o meu número de telemóvel e disseram-me que tinha que ter cuidado para não o perder pois a criança só era autorizada a sair na presença obrigatória do cartão. É o meu filho lá foi para a brincadeira com o seu amiguinho.

Eu sentei-me numa esplanada interior, que fica na ponta oposta da entrada para o recinto, a conversar com a outra mãe. Passado umas horas, por volta das 18h15, olho para o meu lado, e para meu espanto,o meu filho estava ali, FORA DO RECINTO. E eu pergunto lhe logo: "o que estás aqui a fazer? Como é que saíste? Como é que te deixaram sair?" o meu coração ficou a mil a hora como devem calcular, e fui directa ao sitio onde ele tinha dado entrada para pedir explicações. Deparo-me com a mesma funcionária que tinha deixado entrar o meu filho e que a mesma me tinha dito " para vir buscar o menino é obrigatório a apresentação do cartão, não o perca" por seu nome Filipa, e lhe pergunto como é que o meu filho saiu sem que eu o tivesse vindo buscar se são essas as regras de segurança obrigatórias, e a qual a funcionária me responde, estando ao mesmo tempo a apontar a saída de outros meninos, "eu vi-o a sair mas não podia sair daqui e e ir atrás dele, porque estava a dar saída destes meninos", e no qual eu lhe disse "a sua responsabilidade é manter as crianças em segurança e o que aconteceu é inadmissivel e inaceitável, o que deveria ter feito era parar de imediato o que estava a fazer, deixar as outras crianças que supostamente estava a dar saída, dentro do recinto com a suposta segurança que vocês garantem ou gritar por ajuda pois uma criança saiu SOZINHA do recinto para alguém ir atrás dela" e a única coisa que a funcionária me diz é que só me pode pedir desculpa e continua a registar saídas de outras crianças. 

Entretanto eu peço que me dê os ténis do meu filho e o livro de reclamações e o seu nome. Entretanto aparece outra funcionária que me pede para relatar a situação e que concorda comigo, que me pede desculpa e que me propõe umas entradas gratuitas para compensar a situação e que me garantia que tal situação não voltaria a acontecer. Eu disse a essa mesma funcionária que tal situação nem nunca deveria ter acontecido pois as condições obrigatórias de segurança do estabelecimento não foram respeitadas, e em segundo nem que me oferecesse 1 ano de entradas gratuitas pagaria a segurança do meu filho. Realmente é mesmo uma desilusão porque o espaço está super giro, tem imensos temas para as crianças terem divertimento para uma tarde inteira e derivado a esta situação o meu filho não irá mais frequentar este espaço. Existem muitos pais que vão deixar lá as crianças para aproveitarem e irem ao supermercado ou fazerem outras coisas do desinteresse das crianças, porque ficam descansados que os seus filhos se estão a divertir e em segurança o que na realidade não acontece.

O Dia das nossas crianças

1.6.18

O dia da criança é todos os dias!

As crianças são o nosso futuro e como tal devem ser "regadas" com muito amor para que cresçam adultos felizes e completos.

Um dos maiores desafios da maternidade é conseguirmos tempo de qualidade com os nossos filhos pois de nada vale estarmos dias inteiros com eles se todo esse tempo é passado num vazio entre ambas as partes.

As brincadeiras, os desenhos animados preferidos e até os espectáculos infantis começam a ser a nossa prioridade. É inevitável não o ser.

A vida levou-me a ter uma maior atenção aos brinquedos que lhes dou pois um brinquedo não deve ser visto como algo supérfluo, sem importância, um brinquedo pode ser um instrumento super poderoso na estimulação de uma criança.

Mas não é preciso gastarmos "rios de dinheiro" em brinquedos, por vezes basta uma brincadeira com jogos tradicionais que fazemos a diferença no dia da nossa criança.

Umas das coisas que mais faço é jogar às escondidas, um jogo super simples mas que ensina tanto.

Hoje por ser o dia da criança, organizei o meu tempo de forma a conseguir-lhes dar uma atenção extra da minha parte, infelizmente com o T nem sempre consigo esse tempo de brincadeira porque entre escola e terapias pouco tempo sobra, contudo ao fim-de-semana não para entre brincadeiras e traquinices.

O Forum Sintra uma vez mais recebe a 2ª Edição do Concentra Family Play e como o tempo não ajudou lembrei-me de proporcionar uma tarde diferente ao FM.

Assim que viu a piscina das bolas não largou mais, houve alturas que achei mesmo que ele se estava a imaginar em Punta Cana, tal os mergulhos que deu naquela piscina.




Num instante se descalçou e começou a tratar aquele espaço por "tu". Correu e saltou até não ter mais forças mas estava tão feliz!

Uma viagem inesquecível

31.5.18
Assim que chegámos o B perguntou-me se tinha gostado das férias e em segundos revivi tudo o que vivi e fiquei sem palavras para descrever o quanto tinha amado aqueles dias, apenas lhe consegui responder "Foi Perfeito".

Foram umas férias diferentes de todas as que tinha tido até ao momento, não sei explicar, foram simplesmente perfeitas.

Depois de uma viagem que se ponderou à ultima hora cancelar, onde rezei muito para que tudo desse certo, onde senti toda a vossa energia, correu tudo bem!

Assim que o T percebeu que ia sair de casa (tinha estado uma semana fechado) abriu o seu sorriso e deu-me a confiança que estava a precisar para ir em frente e fechar a nossa casa.

No aeroporto ainda se vivia algum nervosismo entre todos, estavam todos os olhos no T mas aos poucos e poucos ele foi mostrando que não havia motivos para grandes preocupações.

Para o FM tinha sido a primeira vez que pisava um aeroporto e aqueles olhos não pararam de brilhar por um minuto.

Mesmo com um atraso de duas horas tudo correu bem e a logística foi super fácil graças ao novo carrinho da BebéConfort - o de Gémeos. Para quem tem filhos com idades próximas aconselho vivamente!! Eles adoraram sentiram-se ainda mais juntinhos e para nós pais foi óptimo porque tivemos menos um peso e menos uma mão ocupada.



Já quase a embarcar percebemos que tínhamos de mudar as fraldas e quando fui para mudar percebi que me tinha esquecido delas na outra mala... como é que iria fazer uma viagem de 8h sem fraldas? Fiquei a pensar em várias alternativas possíveis, até que a minha mãe encontrou uma parafarmácia no aeroporto e comprou-me um pacote! Foi a minha salvação! Nunca gostei tanto de ver fraldas como naquele dia.

A viagem em si correu muito bem, o avião estava cheio de crianças por isso foi inevitável eles não fazerem amigos novos.

Quando chegámos sentimos aquele calor a entrar pelo corpo. É um cheiro e um calor que quem passa por lá jamais esquece.

Tinha estado em Punta Cana há 15 anos, na altura era a minha primeira viagem, mas sempre fiquei com vontade de voltar. Foi giro ver como em 15 anos tanta coisa tinha mudado, aquele país que era tão pouco desenvolvido começava a desenvolver de uma forma avassaladora.

Talvez aquele brilho de tudo tão em bruto, de tão pouco industrializado se tenha perdido mas a evolução é mesmo isto.

Assim que cheguei recebi de uma seguidora uma carta que me deixou super emocionada e que me encheu o coração. Recebi a carta e quando olhei, já não a tinha ao meu lado, já tinha ido. Foi tudo muito rápido... tentei procura-la mas no meio de tudo não a encontrei mais, nem deu tempo de memorizar o seu rosto. Por isso aproveito para lhe dizer o quanto me fez feliz e agradeço todo o carinho. A carta neste momento está no meu baú das memórias! Obrigada querida C! 

Ficámos no Catalonia Bavaro Beach, Golf & Casino Resort e gostei imenso. Não era um resort muito grande, onde se vive 24horas sob 24 horas, mas foi o suficiente para nos fazer feliz.

As camas na praia foi do que mais gostei, tanto que não fizemos piscina uma única vez. A praia de água turquesa, a areia branca e toda aquela paisagem paradisíaca faz quaisquer férias serem fantásticas. É uma paz e uma tranquilidade indescritível que se sente ali naquele irreal.

Colar | Terços da Lupinha
Calções de banho | Gama Rústica 


Infelizmente as algas esconderam grande parte da água turquesa mas existem equipas sempre prontas a tira-las. Mas há sítios onde as algas não chegam, deixando assim passar todo aquele azul digno de capa de revista. Pela primeira vez fiz Snorkling e adorei! No início não estava a conseguir mergulhar e respirar por aquele tubo mas depois lá consegui e foi maravilhoso ver todos aqueles peixes coloridos.

O T e o FM adoravam levar pão aos peixes, era sempre um momento divertido pois eles comiam mesmo da nossa mão.


Os dias eram passados com os seus olhos constantemente e brilhar, entre mergulhos e traquinices típicas de crianças.

Talvez tenha sido isso que fez com que estas férias tivessem sido perfeitas. Não existe nada melhor que o sorriso dos nossos filhos.

Acompanharam-nos sempre em tudo, o que fez com que toda a logística de ter dois filhos pequenos fosse fácil. Eles comeram sempre connosco, fizeram praia sempre connosco e até foram a uma festa na praia connosco.

Não havia como não lhes proporcionar todas aquelas experiências!

Faziam uma sesta de duas horas na praia e era nesse tempo que apanhávamos sol, todas as outras horas eram brincadeiras e mais brincadeiras.

Pimpolhos aos Molhos 


Mas percebi que as prioridades tinham mudado, se antes apanhar sol é que me fazia feliz e conhecer outros tantos locais, agora o que me fez feliz foi ter um semana inteira só para eles, e foi nessa semana que me senti mãe a 100%, o meu tempo era só deles, e eles meus. Não havia mails para ler (como já vos disse a internet foi muito escassa), não havia WhatsApp's a caírem de minuto a minuto, não havia preocupações, não havia terapias, não havia relógio, não havia roupa para lavar ou passar, não haviam TACHOS (Yeahh), não haviam despesas extras, nem tão pouco contas para pagar! Apenas existíamos nós! E talvez tenha sido isso que fez destas férias serem tão perfeitas.

Olá Portugal!

30.5.18
O regresso nunca é fácil... principalmente depois de umas férias maravilhosas.

Infelizmente ao contrário do que pensava não tive o acesso à Internet que tinha adquirido através da MEO o que me impossibilitou de vos mostrar alguns vídeos das nossas férias. E confesso que das coisas que tinha mais saudades era de vir aqui escrever neste cantinho que é tanto meu como vosso!

Chegámos ontem mas entre malas, jet lag, toneladas de roupas suja e toda uma vida para reorganizar ainda pouco tempo tive para descansar.

Contudo sair de Punta Cana foi uma grande aventura pois assim que chegámos ao aeroporto achámos que tínhamos perdido os passaportes, depois julgámos que tínhamos deixado os telefones esquecidos na fiscalização, e quando achámos que já tínhamos sofrido do coração o suficiente, assim que entrámos no avião o FM vomitou o B todo.

Foi animado não foi?

Mas peripécias à parte, ainda estávamos a levantar voo e o T e o FM já estavam a dormir tal era o cansaço depois foi pô-los na camas que vos falei (aqui) - JetKids - e dormiram a viagem toda  tranquilamente.

As malas são bastante leves o que dá para as transportar de uma forma confortável e para quem gosta de paródia até podem brincarem no aeroporto como vos mostrei no Facebook e no Instagram.

Para quem viaja com crianças é bastante útil e prático pois eles acabam por ir muito mais confortáveis. Dá para usar até crianças com 35Kgs sendo que à medida que crescem deixa de ser tão prático para usar como cama pois acabam por deixar de ter espaço suficiente para esticar as pernas. Mas pode ser usado sentado com as pernas esticadas.
As malas são super leves e muito fáceis de transportar e até funciona para guardar os brinquedos deles.

Ainda estamos todos em modo jet Lag, ontem eram 00.30h e tinha os reguilas na minha cama super animados. Claro que hoje eram 9h e ainda dormiam, o FM chegou mesmo a dormir até ao 12h. Sorte de ser criança... eu já não pude fazer o mesmo.

E isto do Jet Lag tem muito que se lhe diga pois só funciona no regresso...sim porque quando chegámos a Punta Cana ninguém precisou de um dia para se adaptar àqueles horários e vidinha boa.

Estou desejosa de vos mostrar as nossas férias que ultrapassaram todas as expetativas!

Sem promessas, mas espero conseguir mostrar-vos tudo amanhã.

Agora vou mesmo tentar repor o sono que está em falta...

























Vai tudo dar certo!

20.5.18
Quase de férias...

Em contagem decrescente, amanhã pelas 15.30h levantamos voo e juntos vamos torcer para que tudo dê certo.

O T já está melhor, ainda não está a 100%, falta o seu sorriso, a sua energia mas já não tem febre o que é bom sinal. Sinto que está na fase da "ressaca" do vírus que apanhou.

Hoje expliquei-lhe que ia fazer as malas porque amanhã vamos apanhar o avião para e irmos para o calor, para a praia e piscina.

Assim que lhe disse deu-me a mão como se me quisesse dizer que tudo iria correr bem. Vamos a medo... mas vamos!

Foi uma viagem muito planeada e a pensar neles por isso acredito que a maresia do mar lhe vai encher os pulmões e o vai meter como novo.

Já o FM está em pulgas, ainda não percebe bem o que se passa mas quando viu uma mala cheia de calções banho irradiou uma felicidade que só vista.



Na mala levamos o essencial mas mesmo assim não nos livramos de duas malas grandes de porão e uma de cabine.

Levamos roupa prática de tecidos leves e muitos fatos de banho. Para eles levo tudo do mais básico porque o destino assim o pede, calções, jardineiras-calção, fatos de banho, t-shirt's e havaianas

Fato de Banho | Maria Saloia
Havaianas | Pés de Cereja
Cremes | Mustela


Como precaução levo umas calças para eles e uma camisola para uma noite mais fria.

Tive também  o cuidado de levar uma roupa mais quente para o avião porque a temperatura é sempre mais baixa e para estarem o mais confortável possível encontrei uma camas que se adaptam à cadeira dos aviões e assim eles conseguem estar deitados e dormir. Podem saber mais sobre o JETKIDS (aqui).
Vai ser a primeira vez que vou usar por isso depois digo-vos se vale a pena.



Depois na mala também vão todos os medicamentos com as devidas prescrições médicas para que nada falhe.

Viajar com crianças consegue ser uma verdadeira aventura e começa com a quantidade de coisas que precisamos de levar, comecei a semana a dizer que só levaria o básico mas mesmo assim, entre sandálias, fatos de banho, brinquedos para brincarem, comidas para os manter saciados durante a viagem, bóias, fraldas e afins é quase uma mala (das grandes) só para eles.

Outra coisa que comprei para me ajudar na logística do transporte foi um carrinho de gémeos da Bebé Confort, os meus filhos não são mas a sua diferença de 20 meses quase os faz passar como tal. Sempre é menos um carrinho.E assim no futuro já posso sair de casa com os dois :)



Espero não me esquecer de nada, já li e reli a lista mais de 100 vezes mas tenho quase a certeza que quando chegar ao avião me faltará algo.

O mais importante tenho a certeza que vai comigo, os meus filhos, muita alegria e uma grande expetativa para termos umas férias inesquecíveis.

A grande fragilidade de uma mãe

18.5.18
Uma semana que tinha tudo para correr bem começou das piores maneiras, com uma chamada da escola a dizer que o T estava com febre.

Fui buscá-lo e não foi mais. No início pensei que era apenas um episódio isolado. Mas na manhã seguinte ao vesti-lo para a terapia percebi que estava a tremer e fomos de imediato para o hospital.

Atendendo irmos para fora do país na próxima segunda-feira foi dado antibiótico para acelerar o processo. Mas infelizmente já se juntaram mais duas idas ao hospital e não há forma de melhorar.

Ter um filho doente consegue ser das piores coisas para o coração de uma mãe mas se juntarmos a isso uma viagem que está à porta ainda eleva mais o nosso nível de ansiedade.

É quase como uma corrida contra o tempo, todos os dias é rezar para que acorde bem e que volte ser aquela criança reguila.

O T nunca fica doente (graças a Deus), nem tão pouco ficou tanto tempo mas desta vez que não podia mesmo acontecer é que ficou... São aquelas coisas inexplicáveis!

Temos uma viagem em contagem decrescente, que implica muitas horas de avião e só penso que ele tem de ficar bom rápido para aproveitar toda uma viagem pensada para ele.

Já ando desesperada, sem saber o que fazer. O meu positivismo começa a fraquejar ao vê-lo assim dias após dia.

Hoje seria um dia feliz, para festejar porque entrávamos de férias mas os nossos corações estão do tamanho de uma ervilha.

As noites tem sido passadas ao seu lado e é nestas coisas que vemos o quanto somos o porto seguro dos nossos filhos.

Ter um filho doente devia ser algo proibido e é nestas situações que vemos o quanto somos frágeis.









E quando os filhos nos pedem gomas?

17.5.18
Se ontem vos falei da minha alimentação, hoje falo-vos da alimentação dos meus filhos.

Aí sim sou muito exigente, quero acima de tudo incutir-lhes bons hábitos alimentares. Uma alimentação variada, com alimentos ricos em nutrientes.

Fruta, sopa e peixe são ingredientes de ouro e que nunca faltam cá em casa. Contudo também existem papas (e não são biológicas), naturnes, iogolinos e gomas mas das saudáveis!

Não me refiro a estes ingredientes por "tu" pois na maioria das vezes os trato com uma certa distância. Aproveito mais o caos do fim-de-semana, em que estamos menos tempo em casa para permitir algumas gulodices mas sempre controladas.

Com o T pouco me preocupo com a alimentação, que ele só por si é uma criança super regrada, que gosta de comer a horas certas e é pouco guloso. Já o FM é um comilão de primeira, tenho mesmo de dizer-lhe algumas vezes que "não". É daquelas crianças que quer experimentar tudo e que come de tudo, menos chocolate que não gosta (Yessss). Ele bem tenta gostar mas sempre que mete à boca deita fora.. Quando vamos a alguma festa sei que não vai passar fome ao contrário do T que tenho de levar sempre o seu lanche.



Agora gomas é consensual entre os dois. Como o T é muito esquisito incentivo-o a experimentar sempre coisas novas com sabores e texturas diferentes. E as gomas foi uma delas, estava a comer aqueles ursinhos que todos nós conhecemos e dei-lhe um a pensar que ele não iria aceitar, mas a goma devia ter despertado o seu paladar e aceitou, comeu toda e o pior é que depois só me pedia goma, goma...
Por ter elevados níveis de açúcar é algo que evito dar por isso não tenho em casa.  Sei que por eles comiam um pacote muito rápido entre os dois.