Rotinas

14.5.18
Sou apologista da rotina, acho que é importante que os meus filhos a tenham pois acredito que lhes dê segurança e tranquilidade.

Mas também sou de opinião que ao fim-de-semana se mande ao ar tudo o que é rotina.

Mas durante a semana há coisas que não abro mão. Uma das coisas que não falha é a hora do banho (18.30h-19h), jantar (19.45h-20h) e a hora de dormir (21h).

Estas regras são para cumprir e eles já o sabem.

Mas antes de dormir existe sempre uma brincadeira livre, uma história e os dentes para lavar.

Não leio tanto como devia, eu sei, mas quero incutir aos meus filhos hábitos de leitura. Os livros fazem parte da vida deles, seja no quarto de brincar ou no quarto de dormir. Uns são com jogos didáticos, outros com histórias de princesas e príncipes, outros que puxam pela criatividade e outros tantos que fazem pensar.

Tanto o T como o FM já sabem que antes de dormir, há uma história para ser lida pela mãe e muitas vezes já são eles que se sentam na cama com os livros para que eu lhe conte.

Algumas vezes tenho consciência que acabo de ler a história sozinha mas os princípios foram passados e isso é o mais importante.

Tenho vários livros, de várias editoras e de vários tipos mas existem uns que gosto particularmente pelas histórias, mensagens e conteúdos que passam. Nunca desiludem!!

Já os tenho praticamente todos e continuo sempre a comprar porque eles adoram.

E hoje a partir da 00h podem encontrar a coleção histórias clássicas com janelas com 25% de desconto e o das pequenas histórias e restantes com 10%. 

São da Plátano Editora e recomendo a leitura.










Entre amigos e gargalhadas

13.5.18
Foi um fim-de-semana entre amigos e com muita pena minha já está a treminar.

O tempo mais uma vez não esteve no seu melhor por isso aproveitámos para viver mais a nossa casa.

Decidimos convidar uns amigos para passarem o Sábado em nossa casa mas como estava sem tempo para preparar um brunch optei por experimentar um novo brunch, com um novo conceito.

A Chica Larica, é um Brunch que vem até nós, escolhemos o menu e a Chica vem a nossa casa com uma cesta a lembrar os pic-nics com todos os ingredientes precisos para uma refeição cheia de pinta, ligeira e saudável.





Já começa a ser difícil manter o T e o FM em casa pois estão numa fase que querem tudo e não querem nada, mas entre conversas animadas de adultos e as suas brincadeiras o dia foi passado entre gargalhadas e risadas.



Ao longo do dia tivemos sempre a casa cheia, um entra e sai de amigos.

Foi um fim-de-semana mais calmo mas que teve os ingredientes principais da felicidade: amigos, família e amor!

Boa semana


A Chica



Sugestão de fim-de-semana

11.5.18
Já vos falei por várias vezes o quanto gosto de Brunches e no Domingo passado aproveitei o Dia da Mãe para fazer um dia diferente em família.

Experimentei o Dolce Sunday no Hotel Doce CampoReal Lisboa e posso dizer-vos que adorei ou melhor adorámos. O T e o FM não pararam um segundo!

Além de um Brunch delicioso, daqueles de criar água na boca, têm umas ótimas condições para as crianças pois existe um Kids Club preparado para tornar o dia das crianças ainda mais divertidos.

Desde insufláveis, ao trampolim gigante até aos jogos tradicionais, há de tudo!



Tanto o T como o FM pareciam umas pulgas saltitantes de um lado para o outro. Nós podemos aproveitar também o espaço para desfrutar das brincadeiras com os nossos filhos ou para dar uma escapadela tranquila à piscina ou até mesmo fazer um passeio pedestre pela Serra da Archeira.



Optámos por os deixar um pouco a brincar e fomos dar um passeio como há muito que não dávamos pela Serra.

Quando regressámos, vimos que eles nem deram pela nossa falta pois estavam a brincar super entretidos.

HEAD-Ji BOOY



No local existem imensos monitores o que nos dá tranquilidade para desfrutar de todo aquele espaço fantástico.



E no Brunch ainda temos também uma animadora para que possamos usufruir da comida e da paisagem com serenidade.



É um programa diferente em família mas muito divertido e com uma óptima experiência gastronómica e se quiserem ainda podem dormir por lá.

E claro aproveitámos o Sol que se fez para irmos à piscina.


Calções de Banho | Scott 

Podem encontrar uma oferta fantástica com Brunch, noite incluída e pequeno almoço por 137€.

Uma coisa é certa os vossos filhos e vocês vão adorar!! Nós ficámos com vontade de voltar e experimentar o programa completo :)

Por um mundo melhor

11.5.18


Hoje por ele, amanhã por ti!

Para mais informações aqui.

CONTO CONTIGO DIA 17 DE MAIO

Por um futuro para os nossos filhos

10.5.18
O caminho faz-se caminhando e talvez por isso não pense muito no futuro pois certezas absolutas ninguém as têm.

O que faço todos os dias é dar o melhor de mim ao meu filho para que ele tenha um futuro sustentado, feliz e com um grande papel na sociedade.

Sonhos... tenho MUITOS!! Afinal de contas o sonho comanda a vida e até agora os meus sonhos comandaram sempre o meu caminho.

Tenho consciência que os grandes desafios ainda estão para vir, e muitos deles passam pela questão laboral, infelizmente aqui a nossa sociedade ainda está muito reticente sobre as capacidades dos jovens com perturbação ligeira do desenvolvimento intelectual (trissomia 21, autismo e asperger na maioria).

Talvez pelo desconhecimento viram-lhes as costas, matam-lhes as esperanças de uma vida autónoma deitando por terra todos os anos de trabalho que tiveram para chegar onde chegaram. Levando muitas vezes famílias a institucionalizar os seus filhos deitando por terra toda uma vida feliz.

Nem tudo depende dos pais e aqui seguramente não depende de mim nem do B mas sim de todos nós, de empregadores que acreditem nas suas potencialidades, que dêm o benefício da dúvida e que lhes abram a porta das suas empresas.

Hoje em dia ainda é uma dura realidade. Das coisas que mais me revolta é saber que a maioria destes jovens que trabalham, apenas o fazem para terem uma ocupação pois nem tão pouco são remunerados. Revoltante!! Se trabalha porque não é remunerado pelo ser trabalho?!? Escravatura? Exploração?? Talvez... não sei! Mas quero acreditar que estamos a trabalhar para um mundo melhor.

E é nestes fundamentos que nasce um projeto que tenho o maior orgulho de ter sido convidada a dar voz, que é uma causa tanto minha como vossa!!

“CafécomVida”, um projeto-piloto, pioneiro em Portugal, para a formação 360º de jovens com perturbação ligeira do desenvolvimento intelectual, criando condições para um emprego com futuro e para que um dia estes jovens possam ter a sua própria casa.

Para tornar este projeto possível foi criado um concerto com os mais diversos nomes do panorama musical português para angariar fundos para este projeto de empregabilidade de jovens com défice cognitivo.

Toze Brito e Miguel Ângelo são os cabeças de cartaz deste espetáculo.

15€ é o valor do bilhete que reverte integralmente para a criação do primeiro CafécomVida em Portugal.
Os bilhetes estão à venda na Ticketline
Apelo a todos vocês para estarem presentes neste concerto memorável! Nós já compramos e vamos lá estar :)

E melhor é que estaremos com o nosso livro para que possam ter a oportunidade de conhecer o T e que ele vos dê o tão esperado autógrafo. O concerto começa às 21.30h mas nós estaremos ás 21h para que tenham tempo de estar connosco e ter o vosso livro.

Hoje por mim, amanhã por ti!!

Até dia 17 de Maio!







Chegou a hora de mudar

9.5.18
As mudanças embora sejam sempre para melhor nunca são fáceis de gerir.

A terapia do T cada vez mais tem exigido trabalho motor o que implica uma logística e um espaço muitas vezes incomportável com a nossa casa.

Sempre que tenho consulta, digo ás terapeutas que o que me pedem é digno de um ginásio.

Toda esta logística fez-me equacionar sair de Lisboa por várias vezes em busca de uma moradia com espaço suficiente para que o T conseguisse fazer todos os seus exercícios, mas depois sair da nossa zona de conforto implicava uma outra dinâmica familiar que não sei a que ponto seria benéfica para nós.

As exigências foram aumentado mês após mês, etapas ganhas, objetivos alcançados e outros quanto a remediarem-se com as condições que eram possíveis.

Mas no meio disto tudo, nunca deixei de sonhar com um ginásio para o meu filho, mesmo não estando ao meu alcance.

Até que um dia perguntei à professora sobre a possibilidade do T começar a fazer a terapia na escola, e recebi um sim com um grande sorriso, foi como um abrir de uma porta.

Foram questionadas de imediato todas as salas possíveis com as condições necessárias para o efeito até que em reunião com a diretora houve a possibilidade de passar todos os materiais (que não são assim nada pequenos e poucos) para o ginásio da escola.

E desta forma cumpri o meu sonho de lhe "dar" um ginásio onde pode fazer todos os seus exercícios de uma forma livre.

Arrumei todos os materias em caixas, arranjei forma de levar tudo e seguimos de viagem para a escola do T e a partir de hoje passará a ser o seu local também para a terapia.

Mas no meio de tanta arrumação, foi como se tivesse tido um nó na garganta ao ver um roupeiro que até então servia de "escritório" para a terapeuta completamente despido. Sem conteúdo nenhum, sem vida. Assim que olhei para todo aquele espaço vazio foi como se tivesse revivido todos os exercícios que por ali passaram.

Naquelas paredes, ficaram grandes frustrações, muitas lágrimas, e sorrisos de vitórias. E quando entrar em casa  deixarei de encontrar aquele quarto cheio de trabalho e de metas por alcançar.
E jamais ouvirei aqueles ensinamentos através de uma porta.

Mas independentemente desta nostalgia que aqueles armários deixam tenho a certeza que o T agora está muito melhor e isso é o mais importante.

E tudo graças a uma escola que tem apoiado o meu filho como se fosse deles.

E é nestas coisas que tenho como certo que o meu filho não estaria em melhores mãos. Um agradecimento especial a esta escola que é só a melhor de Lisboa e arredores.

Mais uma etapa!
Vamos lá,  que a avaliação está quase aí à porta.




Uma festinha de anos em cheio

8.5.18



ORGULHO!

FELICIDADE!

É isto que senti quando cheguei à cama depois de um dia intenso como o de Sábado.

A festa do FM estava marcada na minha agenda desde Janeiro e de uma forma descontrolada vi aquela data fugir-me das mãos em cima do acontecimento.

Existem certas coisas que nos saem do controlo e o tempo é um deles e perante isso foi fechar olhos e arranjar uma solução rápida para celebrar juntos dos nossos amigos e familiares o segundo aniversário do Francisquinho. 

Mudámos a data e vimos com positivismos o dia 5 de Maio

E quando acordámos estava um sol radiante que me disse que tinha tomado a decisão certa. A roupa foi escolhida já a pensar nos dias quentes de Verão e mais uma vez selecionei a Be Chic para os vestir neste dia especial

Foi um dia inesquecível, para todos mas em especial para o Francisquinho que percebeu que tudo aquilo era para ele. 

Deitei-me com consciência que por detrás daquele sorriso estava uma equipa que deu tudo para lhe proporcionar o melhor dia possível.

Senti que ao longo de todos os preparativos e do dia em si tinha a melhor equipa ao meu lado porque por mais boas intenções que tenha sozinha não conseguia fazer tudo sozinho. É nestas coisas que percebo o quanto é importante termos ao nosso lado pessoas em quem confiamos e que se empenham tal como nós.