Hora de Lavar os dentes

6.3.18
Lavar os dentes tem assumido cada vez mais um papel importante na nossa casa. Não se deitam sem "brincarem com as suas escovas".

Confesso que só agora com a dentição completa do T é que sou mais exigente e o Baby FM (embora ainda não os tenha todos) vai de arrasto. 

O lavar os dentes a um bebé era algo que não me causava preocupação até saber que devemos tratar dos dentes dos nossos filhos assim que nasce o primeiro.  

Entretanto com as idas ao dentista (anuais) fui ouvindo a importância de lavar os dentes após as refeições principais. 

Assim sendo o lavar os dentes já se tornou num ritual, que só em raras excepções é saltado. Quando os chamo para a casa de banho, já sabem que vão lavar os dentes. Nem sempre adoram...mas com umas brincadeiras associadas acabam por se render e divertirem-se com o momento.

No outro dia fui a um workshop de higiene oral na Wells e vim de lá com imensas anotações que partilho convosco:

  • Deixá-los brincar com a escova, para que sejam eles a escovar os seus dentes. Mas antes de terminar é sempre importante sermos nós a escovar para que nos certifiquemos que ficou tudo muito bem limpo.
  • Escovar bem os dentes, mesmo aqueles que estão muito escondidos.
  • Evitar os doces.
  • Depois do leite da noite ou papa lavar sempre os dentes pois se os dentes não forem lavados faz com que as cáries apareçam precocemente.
  • A quantidade de pasta de dentes a usar deve corresponder sempre à unha do dedo mindinho.
  • Lavar sempre a língua.
  • Inclinar a escova de dentes ao escovar.
  • Fazer movimentos circulares aos dentes.
  • Começar sempre pelos lados e terminar na frente.
  • Escovar sempre os dentes de forma branda.
  • Ir ao higienista.

Acima de tudo o maior truque para uns dentes saudáveis é na prevenção.








Co-Sleeping

5.3.18
Um dos assuntos mais controversos da maternidade.

Cá em casa somos 100% a favor contudo não acho que exista o certo ou errado mas o melhor para cada família.

E vocês o que acham?

Grata!

2.3.18
Gratidão!


Gratidão!


Gratidão!


É apenas isto que me ocorre escrever!

Desde o dia em que anuncie este meu grande projeto que não paro de receber mensagens.

Mensagens de felicitação, mensagens inspiradoras que vêm de todos os cantos do mundo.

E que bem que é sentir todo o vosso incrível carinho. Um carinho sem igual, um carinho que consegue passar todos os écrans.

Entre ontem e hoje respondi a mais de 2000 mensagens, cheguei ao ponto dos meus olhos arderem de tanto tempo que tive diante de um écran.

Li uma a uma, chorei, ri mas acima de tudo fiquei grata!

Um espaço que há muito que deixou de ser meu, para ser de todos nós!

Hoje finalmente o livro foi para a gráfica, um livro que já li e reli uma quantidade de vezes e que espero que também leiam  como gosto porque acima de tudo ele foi escrito com aquela linguagem que só uma mãe entende.

Um livro que mostra os dois lados da maternidade, onde escrevi com o coração e com muito AMOR.

Ansiosa para um lançamento que promete ser algo inesquecível e de uma grande emoção.

Os nervos começam a chegar mas conhecer cada uma de vocês será sem dúvida um grande privilégio.

MUITO OBRIGADA POR TODO O CARINHO E POR ME FAZEREM TÃO FELIZ!


Look | Trendy Bazaar 







Divertir e Aprender

1.3.18
Cá em casa a palavra de ordem é brincar mas há momentos do dia em que a televisão também é um bom entretenimento para os baby boys e até para nós, porque é uma forma de estarmos todos juntos em família e recordar os desenhos animados que marcaram a nossa infância.



Também porque assim conseguimos que os boys estejam concentrados e quietos por alguns momentos, para nós conseguirmos fazer algumas coisas em casa.

De todos os canais o eleito cá em casa é sem dúvida o Disney Júnior e não fui só eu que o elegi como preferido, foram eles também.

Tanto o T como o Baby FM gostam daquelas cores apelativas e é bom perceber que os desenhos animados evoluíram com o tempo. Todas aquelas cores apelativas e todo o dinamismo das personagens são uma verdadeira animação para toda a família.

Um dos eleitos é o Mickey e os superpilotos, por eles passavam o dia a brincar e a reproduzir o que viam. E na realidade acho mesmo que se inspiram nas personagens para as brincadeiras e para serem as crianças tão divertidas e mexidas que são.
Noto que é um canal que está sempre a evoluir e que está em constante adaptação às necessidades das crianças, sempre com novas histórias e novos personagens adoráveis que potenciam o desenvolvimento de valores das crianças, como por exemplo o Bingo e o Rolly! Uma história sobre dois cachorrinhos irmãos, onde se apresentam as diferenças e semelhanças entre ambos, de uma forma muito divertida. Cada história é uma aventura em que resolvem uma missão diferente e fazem o seu dono Bob feliz.






Como mãe tenho um especial cuidado na escolha dos desenhos animados pois acima do entretenimento, valorizo os conteúdos educacionais que transmitem. E nisso tanto o Mickey e os superpilotos e o Bingo e o Rolly são óptimos pois de uma forma divertida introduzem conteúdos de cultura geral, inclusão, amizade, respeito, entre muitos outros e é giro ver como os boys se divertem e aprendem ao mesmo tempo.

O NOSSO SEGREDO

28.2.18




É com o maior ORGULHO e grande EMOÇÃO que vos desvendo o segredo mais bem guardado.

Não foi fácil confesso mas tinha mesmo de ser...

A seguir aos meus filhos é sem dúvida o meu maior projeto.

Um projeto que nunca ambicionei, mas que chegou até mim de uma forma inesperada. Um convite feito por uma Mulher furacão e de um enorme profissionalismo que foi impossível recusar.

Não foi de todo um projeto fácil, era ousado no seu tempo e era preciso mexer em muitas emoções escondidas no meu coração.

Revivi cada contração, cada lágrima, cada alegria, cada frustração e cada alegria vivida nestes três anos que tem tanto de curto como de forte.

Dei por mim com o meu coração a bater com toda a força em cada palavra escrita num livro como se estivesse a viver tudo outra vez.

Um livro que é tanto meu como dele.

Um livro escrito com AMOR, de mãe para mãe!

O seu lançamento será no dia 21 de Março - Dia Internacional da Trissomia 21 - pelas 18.30h na Fnac do Colombo e conto com a vossa presença, para estarem lado a lado comigo num projeto de vida que se tornou de todo nós.
O Tomás estará de mãos abertas para vos autografar o vosso livro de uma forma mágica.







Braços de Mãe

25.2.18
Foi um fim-de-semana com um sol a convidar a uma ida à praia e a uns bons passeios ao ar livre mas uma febre inesperada fez com que ficássemos por casa a ver o bom tempo pela janela.

Nem sempre conseguimos cumprir os nossos planos pois a maioria das vezes, senão sempre, os filhos trocam-nos as voltas.

Foi um fim-de-semana de puro mimo, cheio de abraços e beijinhos e isso foi o mais importante.

Assim que a febre baixou deixei-o ir um pouco ao jardim respirar ar puro e ele ficou todo feliz, mas rapidamente voltou para os meus braços.

Agora ainda continua no meu aconchego, é quando os vemos doentes que vemos que Mãe é Mãe!

Jardineiras | Maria Joah 





O mundo ingrato da terapias

22.2.18
Um mundo solitário e muito ingrato este das terapias...

Cada mãe dá o que pode e muitas vezes chega a dar o que não pode para dar o melhor ao seu filho.

Existem terapias e mais terapias, todas elas com vários métodos de sucesso, com mais ou menos bons profissionais mas todas elas são importantes e vendem um sonho.

Um sonho de melhorar o desenvolvimento do nosso filho.

Talvez na realidade seja este o lado mais ingrato da trissomia 21 ou de outras patologias que requerem ajuda externa.

O lado em que passamos muitas vezes noites acordadas a pensar em formas de arranjar mais um dinheiro para mais uma terapia que acreditamos que faça a diferença, o lado em que passamos horas do nosso dia a preparar materiais para os exercícios propostos pelas terapeutas, o lado em que tivemos que adaptar uma vida só para acompanhar o nosso filho a cada terapia, o lado em que temos que estar muito atentas a cada palavra dita pela terapeuta, o lado em que chegamos exaustas a casa e ainda temos de "trabalhar" com os nossos filhos para os estimular, o lado em que muitas vezes nos sentimos sós em cada sala de espera, o lado em que corremos a cidade para lhes proporcionar o nosso melhor.

Lados e mais lados, tantos e tão invisíveis.

As terapias deviam ser tão naturais como uma ida à escola até aos 18 anos. Devia haver a possibilidade de optarmos pelo serviço privado ou público. Devia ser algo de fácil acesso para todas as famílias.

E não digo isto pelos pais mas sim pelas crianças, pois todas merecem! As crianças não têm a culpa do pai se "matar" a trabalhar para conseguir só um terço das terapias que o filho precisa.

Eu mesma, para quem não sabe, faço um esforço tremendo para conseguir dar o melhor ao Tomás. Mas só os pais que enfrentam esta dura realidade é que sabem o esforço que se faz diariamente para proporcionar as melhores terapias aos nossos filhos. Muitas vezes o dinheiro nem é dos pais é fruto da ajuda dos avós, que também eles se sacrificam para ver a felicidade dos seus filhos a darem o melhor ao seu neto.

As terapias devem ser pagas e isso é inquestionável, estes profissionais merecem o mundo por todo o empenho e dedicação que têm pelos nossos filhos mas devia ser obrigação do estado ajudar, pois não é com subsídios de 100€ mensais que ajudam uma família. E para quem acha que 100€ é muito posso adiantar que existem terapias que custam 60€ por sessão, a isto se multiplicarmos por 4, dá 240€ e isto é apenas uma terapia das quais é precisa.

São valores muitas vezes incomportáveis pelas famílias...e que deviam ser revistos pelo estado.

E é isto que me deixa revoltada pois TODAS as crianças deviam ter as mesmas oportunidades e não só algumas.