Mostrar mensagens com a etiqueta relacaodeirmaos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta relacaodeirmaos. Mostrar todas as mensagens

A importância de ter irmãos

31.5.17


Sempre quis ter muitos filhos para ter uma família grande.

Venho de famílias pequenas pois os meus pais não tem irmãos e é inevitável não sentir falta da ligação dos primos como irmãos e do carinho dos tios.

Felizmente que tenho um irmão, que embora muitas vezes não nos compreendamos, gostamos muito um do outro e estamos sempre presentes nos melhores e piores momentos da nossa vida.

Tenho consciência que dar um irmão é a maior herança que um pai ou mãe pode deixar aos seus filhos. E por isso para mim nunca foi hipótese ter um filho único.

Sempre quis ter muitos filhos e se pudesse tinha 5 "à vontadinha". Uma casa cheia, uma mesa repleta de conversas atropeladas uns pelos outros, pois na vida não existe prazer maior do que ter família "cheia".

É certo que hoje ter filhos é algo muito dispendioso e deve ser ponderado, e quando pensamos na educação, nas mensalidades exorbitantes dos colégios dá logo vontade de ficarmos por um filho.

Mas embora acho que a educação deva ser algo muito bem pensado, não sou de opinião que o meu filho deva de andar no melhor colégio de Portugal, com mensalidades muitas vezes a rondar os 1000€, que tenha o último modelo da Mercedes, que tenha as roupas da Dior e por aí adiante. Sou a favor que em prol disso tudo tenha irmãos, que cresçam a saber partilhar, que cresçam em escolas públicas e que muitas vezes usem roupa da Primark. Mas no fim de contas que sejam felizes todos juntos, todos à molhada e que construam a pirâmide da nossa família.


Relação de irmãos

13.5.16

Como reagiu o T ao mano?!?

Neste momento é a pergunta que mais se impõe cá em casa...

E o balanço é super positivo!! O T reagiu da melhor maneira ao mano. Confesso que temia um pouco a sua reacção pois o T era o primeiro filho, primeiro neto, primeiro sobrinho, primeiro em tudo... E o seu cromossoma a mais ainda alimentou uma ligação maior por todos nós, talvez porque vivemos tudo de uma forma mais intensa...

Inconsciente ou consciente tentamos todos os dias mostrar ao T que embora haja um bebé que requer muita atenção, ele continua a ter todo o nosso amor e carinho, existe sempre um espaço do dia onde não prescindo de brincar com ele, não abro mão dos banhos divertidos, de lhe lavar os dentes, enfim da nossa rotina diária. Mesmo que isso implique um cansaço maior da minha parte, mas só assim me sinto uma Mãe completa!! Mas jamais conseguiria fazer isto tudo senão tivesse a ajuda do B, que têm sido um super Pai.

Desde o primeiro dia que o T viu o mano, ainda na maternidade, olhou para ele e sorriu com aquele sorriso tão próprio dele. E logo aí percebi que já o tinha aceite como seu irmão.

Fizemos questão que fosse o T a ir busca-lo à maternidade e que lhe abrisse as portas de nossa casa e assim consequentemente do seu quarto, pois daqui a uns meses também será dele.

Todos os dias são conquistas de ambos, temos de ter apenas cuidado com as festinhas mais brutas do T mas próprias de um bebé de 21 meses.

Tem dias que a nossa casa vira uma sinfonia pois enquanto o Baby FM chora, o T grita...e assim começam a disputar quem tem o tom de voz mais alto. Claro que nos desmanchamos a rir!!

O Baby FM já olha para o T, e o T perde-se a olhar para ele... mas tivemos que mostrar-lhe que temos de dar festinhas com calma pois caso contrário magoa o mano e ele chora.

Sem dúvida que estamos a criar dois seres maravilhosos e acima de tudo MUITO AMIGOS!! Penso que este é o desejo de quaisquer Pais.

Uma relação de irmãos, é uma relação muito forte e que deve ser sempre preservada e aqui nós temos um papel fundamental nisso. Cabe a nós mostrar que um irmão não veio para "roubar" o lugar de ninguém mas sim para tornar a vida mais colorida e preenchida.

Cá em casa estamos todos muito felizes, a casa esta mais cheia, mais completa. Mas isso fica para outro post ;)