Mostrar mensagens com a etiqueta avaliacaodedesenvolvimento. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta avaliacaodedesenvolvimento. Mostrar todas as mensagens

Segunda consulta

19.6.17

Hoje o T ao acordar foi logo a correr para a porta e ali ficou a mexer na barriga, como se quisesse ir tomar banho e na realidade o que ele queria mesmo era ir para a piscina e confesso que nós também.

Mas hoje a consulta era de manhã, o que fez com que não tivéssemos tempo para grandes mergulhos.

Ontem já tínhamos tido um óptimo feedback por isso íamos para esta consulta de uma forma muito tranquila.

Chegámos e a primeira coisa que nos deram foi os parabéns pois o T tinha tido um crescimento de 113% na idade neurológica, basicamente significa que o T está muito perto da sua idade real.

E contra todas as nossas expetativas, recebemos um diploma de compreensão e na realidade ele percebe muito bem o que lhe dizem.



Saímos radiantes e com a certeza que de 6 em 6 meses subimos degraus de vitórias no desenvolvimento do T. A felicidade é tanta que não se consegue bem explicar...

Uma viagem com um sabor de vitória

7.12.16

A viagem a Vila Verde é sempre uma viagem com um sabor especial. Especial porque vamos fechar um capítulo e começar outro.

É inevitável não tornar esta viagem divertida pois tenho a oportunidade de levar connosco a terapeuta do T para que consiga acompanhar tudo de perto e assim tirar logo as suas dúvidas. A F é uma pessoa já muito especial na nossa família, o carinho que sente pelo T e o que ele sente por ela é algo notório, é de uma cumplicidade e de um carinho que só visto. Nunca terei dinheiro nem palavras suficientes para agradecer tudo o que ela faz pelo T. É sempre bom estarmos noutro registo, sem terapias associadas e nos conhecemos melhor.


Jardineiras |Oshkosh
Casaco | Laranjinha



Existem sempre duas consultas, mas não consigo decifrar qual a mais importante, as duas deixam-me sempre ansiosa.

A primeira é de verificação sobre tudo o que foi feito e de testar as capacidades do T. E com crianças pequenas muitas vezes nunca sabemos o que se pode esperar, não que ele não faça mas pode não lhe apetecer fazer e acaba por deitar por terra todas as provas do que dizemos. O T aqui esteve à altura de um grande "Rei", ele deixou tudo e todos de boca aberta. Não errou nada... tudo foi testado e ele conseguiu corresponder com tudo. Confesso que o meu coração quase que saía pela boca, tal era a excitação.

Depois dos testes dei-lhe o lanche pois já estava com fome e quando olhei o babete que ele tinha dizia "King", fiquei ali uns segundos a olhar para aquela palavra e pensei que ele na realidade era mesmo um grande rei. Que rica coincidência.

Há coisas que não são por a caso. Babete | Chicken Chicos


O T é uma criança com uma energia muito positiva e um charme inquestionável. Só visto.

Saímos da consulta super felizes e fomos descansar um pouco à volta da lareira.

Vila Verde é uma vila muito pequena sem grandes escolhas, ainda para mais quando temos crianças pequenas. Antigamente ficava num hotel mas à medida que o T foi crescendo um quarto de hotel começou a ser pequeno, pois ele precisava de ter mais espaço para brincar e as refeições já exigiam mais do que um leite ou papa.

A 2ª consulta

6.12.16

Embora tenhamos tido dois dias fantásticos, chegar a casa é sempre uma sensação boa.

Não podíamos estar mais felizes com o desempenho do T. Hoje foi o culminar da consulta de ontem, foi onde foi atribuído a sua avaliação e o T conseguiu atingir um desenvolvimento de 97% comparada com a sua idade neurológica e isso não é bom, é muito bom.

Ficámos radiantes, as terapeutas estavam perplexas, pouco ou nada tinham a apontar pois o desempenho do T tinha sido realmente fantástico.

O nosso coração batia de uma forma acelerada tal era a nossa felicidade. Ver um ser tão pequenino a dar-nos a maior lição da nossa vida, é qualquer coisa...

Desde o primeiro dia que não desisti do meu filho e sabia que ele tinha vindo ao mundo para mostrar que um cromossoma a mais não era nenhum drama.

Dois anos depois ele mostra-me que eu não estava errada e que vale a pena sempre lutar pelos nossos sonhos.

No dia 6 de Agosto nasceu uma criança especial mas também uma Mãe com um objetivo muito claro, mostrar ao mundo que vale a pena acreditar.

Tive o privilégio de conhecer pessoalmente alguns pais com quem já tinha falado por telefone. Nos seus braços carregavam os seus bebés super queridos e os seus olhares estavam cheios de esperança e garra para também vencerem.

Lembrei-me tanto de nós, com o nosso T, tinha sido há precisamente dois anos que também estávamos com ele nos nossos braços em busca de ajuda.

Esta viagem foi sem dúvida gratificante a vários níveis, primeiro porque me deu força para continuar esta batalha e segundo porque percebi que tenho ajudado muitos pais a sonharem como eu. Fiquei muito feliz em saber que o meu exemplo lhes deu alento para acreditarem.

Vim de coração cheio e com muito trabalho pela frente.

Agora vou descansar e matar saudades do Baby FM pois estou cheia de vontade de o agarrar e dar milhões de beijos.

Amanhã conto tudo sobre esta viagem e sobre os novos exercícios para estes próximos 6 meses.

Boa noite







A 1ª consulta

5.12.16

A viagem de ida é sempre uma viagem agridoce pois existe sempre um nervosismo "miudinho", associada a uma ansiedade. Depois existe uma excitação pela viagem pois tentamos sempre aproveitar o máximo possível. Já que temos de vir, gostamos sempre de tornar esta viagem divertida.

Na viagem contamos sempre com a presença da terapeuta do T pois é uma das pessoas mais importantes no seu desenvolvimento, uma pessoa que admiro bastante, o meu anjinho como lhe chamo. Aproveito sempre para nos conhecermos ainda melhor, embora seja inevitável falarmos do T, também gosto de conhecer o seu outro lado. É sempre uma boa surpresa conhecer a F pois é uma pessoa maravilhosa e a quem devo muito.

A primeira consulta é sempre de perguntas sobre o T, o seu dia-a-dia e o programa que desenvolvemos durante os 6 meses, as vitórias e os fracassos.

Felizmente pouco ou nada tínhamos de fracasso para dizer pois este semestre correu muito bem. Após a conversa foi tempo de avaliá-lo e fazermos uma revisão na pratica dos exercícios e aí o T esteve à altura, os nossos olhos brilhavam, o nosso coração quase saía pela boca tal era a emoção de ver o T a corresponder na perfeição com tudo o que lhe era proposto.

O T têm uma maneira muito própria de cativar as pessoas, de chamar as pessoas para perto de si e também falamos sobre isso, é óptimo mas também é importante que tenha limites pois ele também tem de perceber que não pode ser sempre o centro de atenções.

Sei onde queriam chegar, e concordo, por isso vou tentar impor-lhe mais uns limites, mas não limitando aquele jeito inato dele de encantar qualquer pessoa.

Tudo o que faço é para o seu bem, toda a dedicação é para que ele se torne num adulto feliz, respeitado e que respeite os outros.

Tenho a certeza que tomei a decisão certa quando decidi fazer este método intenso de estimulação.

Amanhã sei que vamos ter mais um dia de emoções fortes, vamos ter exatamente a sua avaliação e vão-nos dar o programa de exercícios por mais 6 meses. Esta consulta é mais intensa pois é um dia que vamos receber muita informação e que muitas vezes nos remete para um sentimento de medo. Os programas são sempre intensos e como queremos tanto fazer tudo muitas vezes nos deixa a cabeça cheia de dúvidas e medos de falhar.

Vamos esperar para ver o que amanhã as terapeutas têm para nós.

Uma coisa é certa hoje vou-me deitar feliz.

Continuem a acompanhar a nossa viagem através do Facebook e Instagram.

Até amanhã





Dois dias de consultas, dois dias de vitórias!!

24.6.16

6 meses passaram e mais uma vez rumámos a Vila Verde.

A viagem é feita sempre com algum nervosismo pois nunca sabemos ao certo o que vamos enfrentar e o que nos vão dizer.

Apenas naquele momento sei o que os meus olhos vêem, mas como Mãe, acho que vejo sempre mais à frente do que qualquer terapeuta e depois tenho medo de me iludir...

Foi uma viagem um pouco atribulada, pois viajar com uma criança não é fácil mas com uma criança e um bebé ainda mais difícil se torna... No meio de algumas paragens chegámos e naquele momento tínhamos na mala um grande sonho à espera de ser alcançado.

16h, hora da consulta, atrasou um pouco, o que fez com que nesse momento o meu coração batesse de uma forma acelerada..








Até que nos chamam... E aí sim o coração "já saía da boca."

Era altura de o T em duas horas mostrar tudo o que tinha aprendido em seis meses..embora com um pouco de sono, ele mais uma vez deu tudo o que tinha e surpreendeu cada um de nós... Correspondeu a 100% a tudo o que lhe estava a ser pedido.







E naquele momento tive a certeza que tínhamos ganho mais esta batalha!!
Falámos com a terapeuta sobre as suas rotinas, sobre o que ele fazia. Até que a terapeuta nos pergunta "Existe alguma coisa que o vosso filho não esteja a fazer e que as outras crianças da mesma idade o façam, sem ser o andar?" E nós "não". Parece que de um momento para o outro tivéssemos tido a resposta para muitas perguntas que nos surgem...

O T estava óptimo, percebia tudo o que lhe pedíamos, interagia super bem, brincava de forma adequada para a idade, apenas ainda não andava sozinho mas isso seria uma questão de tempo, e neste momento não é preocupante pois já se mete em pé, aguenta-se vários segundos em pé sem apoio e até já dá uns passinhos.

Depois questionou-se sobre o comportamento do T com as outras crianças, ao qual respondi que era bom, uma criança muito dócil e que não levantava problemas com as demais. Ao qual a terapeuta me respondeu que isso nem nunca iria acontecer pois o T é uma criança que agrega e não o contrário.

Naquele momento já não precisava de ouvir mais nada pois já tinha ganho o dia e percebi que na realidade tenho uma criança especial não pela trissomia mas sim pela sua meiguice, por aquele sorriso mágico. Sem dúvida que é uma criança do bem e que veio a este mundo para agregar todas as pessoas que o rodeiam. O T enche qualquer coração com a sua presença!!

Depois de todas as emoções fomos repor todas as energias, aproveitámos o bom tempo para descansar à beira da piscina e o T brincou até adormecer...

A caminho de um sonho

21.6.16

Seis meses passaram...

Seis meses de vitórias, de frustrações, de lutas, de sacrifícios...

Seis meses de dedicação!!

Mais uma etapa que ficou para trás e que esperamos vencer.

Aqui vamos nós, para mais uma viagem a Vila Verde, na mala levamos esperança e confiança que mais uma batalha ficará naquele caminho que traçamos há dois anos.

Desta vez será uma viagem diferente, pois teremos uma companhia extra, o nosso Baby FM.. tenho a certeza que ele vai sentir o mano a superar a avaliação e vai encher o nosso coração de orgulho!!

É sempre uma viagem com algum nervosismo, pois nunca sabemos o que vamos ouvir das terapeutas. Por mais que saibamos que o T esta no bom caminho, existem sempre alguns receios de ouvirmos que o que estamos a fazer não esta a ser suficiente.

Sabemos que vimos de lá com a cabeça a 1000, mas cada regresso, estamos mais perto de alcançar o nosso sonho!!

Acompanhe-nos nesta viagem!!






Instagram: @ tomas_my_special_baby

Mais uma etapa ganha!!

13.12.15

É inevitável não ficar ansiosa com a consulta de avaliação.

Por mais que veja que o T esta bem, é sempre diferente ouvir de quem sabe o que vejo com os meus olhos.

Foi uma viagem nostálgica, pois fez um ano que demos início a esta caminhada. Há um ano tínhamos feito aquela viagem pela primeira vez com o T tão pequeno.

Entramos na sala com o coração a tremer, mas ao mesmo tempo confiantes que o T iria deslumbrar.. e assim foi, começou a gatinhar e passou em todas as provas. Mas talvez por termos sido os últimos, e talvez pelas terapeutas estarem já cansadas não tivemos os elogios que esperávamos. Nunca metendo em causa o seu excelente desenvolvimento não mostraram estar radiantes, e disseram inclusivé que iriam aumentar a carga dos exercícios pois o objetivo é trabalhar para alcançar a excelência.






Confesso que não era bem aquilo que queria ouvir... queria elogios, queria "saltos" de alegria.. queria muito mais e mais.

Ficámos todos um pouco tristes mas não desanimados, no dia seguinte teríamos a última avaliação. 

E lá fomos para a segunda consulta, nervosos mas sem grande expetativas de ouvir os elogios que tanto ansiávamos mas quando menos esperávamos vieram os elogios. O T estava fantástico, com uma idade neurológica de 74% e no fim até teve direito a dois diplomas, o de gatinhar e o da audição/compreensão.

A primeira Vitória!!

25.6.15

21 de Junho,

Um dia tão esperado..



O relógio batia 9.30h e nós abandonávamos Lisboa e rumávamos a Vila Verde. Na mala levávamos esperança, ansiedade e algum nervosismo.

Depressa chegámos, almoçamos e lá fomos para a consulta. Aproveitámos o almoço para descontrair e ao mesmo tempo para desabafarmos os nossos medos.. tínhamos medo, muito medo de ouvir que o Baby T não estava como deveria estar.

Eu sei que ele esta bem, já foi dito por vários médicos e terapeutas mas existe sempre o receio de ouvir o contrário.

Entrámos na consulta, ainda com aqueles sorrisos nervosos, perguntas e mais perguntas, o que fizemos, como reagiu o T aos exercícios, como fazíamos, a sua alimentação..enfim uma enormidade de perguntas. As perguntas acabaram pouco a pouco por nos "acalmar"..e chegou o momento de testar tudo o que dizíamos.. e o resultado não foi bom, foi muito bom.. Até os exercícios de leitura, que o Baby T não gosta, ele correspondeu a 100%..confesso que fiquei a olhar para ele e pensei.. "como era possível.."







O Baby T só queria rastejar e limpou todo o chão do consultório.. nunca vi umas toalhitas Dodot tão "pretas", mas até isso me deu prazer.

Ouvimos de tudo, que o Baby T estava acima da média, que se tivesse diferencial este era para mais, que ele estava fantástico. Quando demos por nós a terapeuta da estimulação motora estava em êxtase do T rastejar..chamou todas as pessoas que estavam à volta para vê-lo e para mostrar que era possível. E até teve direito ao diploma do "Rastejar". Que orgulho!!


 
Com tantos elogios, olhamos uns para os outros e entramos em delírio.. um sentimento demasiado forte para se explicar.

Foi algo inexplicável. Ficámos de coração cheio e conquistamos o primeiro "V" de vitória!!

Saímos ainda com a adrenalina ao mais alto nível..estavamos radiantes. O Baby T de tão cansado acabou mesmo por adormecer e nós lá fomos para uma esplanada festejar!!


Seis longos meses..

20.6.15

Seis longos meses de método Domam!!

No dia 6 de Dezembro rumamos a Vila Verde para conhecer o método Glenn Domam, um método de estimulação em que nele tinha depositado toda a minha esperança. Fomos cheios de expetativas e viemos cheios de vontade de lutar para vencer.

Todos os dias pensava no dia em que regressava a Vila Verde, para o Baby T ser avaliado.

Foram seis meses em que meti tudo em causa, onde atingi o limite da exaustão, onde achei por minutos que iria enlouquecer, onde vibrei, onde atingi a felicidade, onde partilhei vitórias e onde acima de tudo não me desiludi.

O meu coração diz-me que o caminho é por aqui.. e não vou abrir mão dele.

Todo este trabalho tem sido acompanhado também de perto pela Dra. LC (Diferenças), em que desde o primeiro dia, me tem apoiado e aconselhado nas minhas hesitações..

Mas nada se fazia, senão tivesse conhecido o meu Anjo, a AF, graças ao método conheci-a e só por isso já valeu a pena esta jornada.

Hoje é dia de fazer uma retrospecção de tudo o que foi vívido, de tudo o que foi feito, de tudo o que o Baby T alcançou.. E foi muito!! Mas lá no fundo eu sabia que o T iria conseguir..embora por vezes eu tenha atingido a frustração, nunca duvidei das suas capacidades.


Relatórios de todos os exercícios 


Finalmente chegou o dia, o dia em que tanto ansiei, dia esse em que voltarei a Vila Verde, para que o T seja reavaliado.

E para que não faltasse nada, a AF vai acompanhar-nos..não fazia sentido de outra forma. É a terapeuta do Baby T, é a pessoa que acompanha mais de perto todo este percurso.

Vamos de coração cheio e cheio de expetativas..

Vila Verde, aqui vamos nós!!


6 de Dezembro de 2014