Muitas pessoas perguntam-me o que faria se tivesse sabido que o T tinha T21 ainda na gravidez e a minha resposta é sempre a mesma, "não sei".
Hoje agradeço a Deus por não me ter posto à prova. Na minha opinião termos de decidir se continuamos ou interrompemos a gravidez deve ser penoso e muito duro para um casal.
A pressão médica para a interrupção da gravidez é demasiada alta, depois existem todos os medos e opiniões que nos fazem avançar e recuar constantemente e permanece sempre a pergunta, "o que será melhor?!?"
Não vou falar do Aborto porque nunca tive que enfrentar essa hipótese. Mas vou falar do direito à vida.
Mas afinal o que é que o T têm a menos que outro bebé sem patologia?!? Posso garantir que não têm nada, pelo contrário têm um cromossoma a mais :)
O T brinca, anda, come, dá abraços, dá beijinhos, faz birras, vê televisão, faz tudo o que uma criança com 2 anos faz, é certo que pode demorar um pouco mais a chegar lá em algumas coisas mas chega e isso é o mais importante.
Nós pais apenas temos de ter umas preocupações extras, com a saúde e com todo o desenvolvimento associado mas com o tempo o túnel que parece tão escuro, começa aos poucos e poucos a mostrar a sua luz.
Agora que tenho o Baby FM percebo a diferença, percebo que consigo aproveita-lo mais enquanto bebé e que estou livre de preocupações no que se refere ao desenvolvimento. Sei que ele terá o seu tempo para fazer tudo por isso confesso que não me preocupo minimamente com o assunto. Não que não queira que ele atinja todas as metas, apenas não estou focada nisso, sei que ele chegará lá de uma forma natural.
Para mim é esta a grande diferença.
Hoje em dia existe uma taxa de 98% de aborto em crianças com T21, é uma percentagem tão grande que me assusta. Mas porque é que os bebés com T21 ficam pelo caminho? Porque é que não lhes damos oportunidades de mostar que estamos todos enganados? Muitas vezes penso para mim, e se tivesse sabido a tempo? e se tivesse sido levada pela pressão? Onde estava o T? Uma coisa tenho a certeza nunca tinha conhecido um bebé tão fascinante como ele...
Atualmente a T21 não pode ser encarada como algo anormal, porque não o é. É importante que antes de tomarmos qualquer decisão vejamos histórias reais, testemunhos positivos, exemplos de vida porque também o há e acreditem que não são poucos. Infelizmente o ser humano gosta é de falar dos dramas e ver sempre o lado mais escuro. O que nos faz muitas vezes tomar decisões erradas que nos podem traçar a vida para sempre.
Outro conselho, não deixem que os médicos decidam por vocês, a vida é nossa e nós é que sabemos o que queremos para a nossa família.
No caso de terem de passar por este grande dilema, façam sempre uma pergunta a vocês mesmos "senão tivesse medo, tinha?" Tenho a certeza que vão encontrar a resposta que precisam.
A todos os pais que passem por esta prova, façam o que vosso coração vos disser e seja qual for a vossa decisão, é a certa para vocês.
Apenas vos posso dizer que não trocaria o T por nada deste mundo. Sou uma Mãe orgulhosa e muito feliz com o seu cromossoma a mais.